Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

2010!


Uma década deste novo século, mais um ano que chega, mais um que deixamos para trás... Daqui a um tempinho diremos na década de 10,  na década de 20... e assim vai passando nosso tempo como passou de meu avô Cezário que nasceu em fevereiro de 1910 e este ano faria 100 anos!

Resoluções de ano novo... não vou fazer muitas, apenas uma e me ater a ela, a de começar de novo sempre, com nova perspectiva já que as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo...

E este foi o Bolo de Frutas que fiz para a ceia de Natal... gosto do novo, mas sou presa a tradições boas, que adoçam nossa vida. E se você ainda não começou uma tradição familiar, sempre é tempo! Boas festas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Já chegou o Natal


Happy cooking! Para quem está na cozinha no momento como eu... Já fiz o Bolo de Frutas, preciso terminar a farofa americana que minha mãe começou para mim e outras delícias que teremos na ceia. Agora só falta colocar tudo no carro e pegar a estrada para passar o Natal com minha família! Para você, que no momento perde alguns minutos na internet, como eu... desejo um Feliz Natal! Que seja Jesus o verdadeiro presente a habitar sua casa, ele que veio para nos dar água viva e esperança.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Merci Bocuse


Este foi o presente de Natal que ganhei de meus novos amigos virtuais, por enquanto, Eduardo e Débora do blog DCPV pela minha participação no evento Interblogs. O livro do chef francês Bocuse! E já vou colocar em prática nas férias permanentes que pretendo tirar do trabalho algumas receitas... Obrigada casal maravilhoso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jantar virtual - 23º Interblogs entre o Home e o DCPV!!!


Preparar um jantar americano - esta foi a proposta que o querido casal Eduardo e Débora do blog DCPV (Da cachaça para o vinho) me fez para o evento IB (Interblogs) que eles criaram, cujo objetivo é integrar blogs de culinária com apreciadores da boa gastronomia (eles) que executam e degustam nossas sugestões de menus completos.


 O cardápio
Quando nosso contato começou há mais de um ano a ideia era só fazer pratos da culinária americana, mas  a data que eles reservaram para mim foi justa e coincidentemente... o Thanksgiving! Que é o maior feriado americano com grande quantidade de comidas típicas! Feliz da vida eu me empenhei em preparar um jantar de Thanksgiving com cardápio que agradasse o paladar deles e a quantidade mínima de pessoas! Então batizamos de TL (Thanksgiving Light), porque americano adora siglas! Os pratos e a decoração vocês podem conferir aqui! Enjoy!


O planejamento: agenda com lista de afazeres

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Presentes de Natal com toque sustentável



Embalagens com motivos natalinos que você mesma pode fazer... Esta foi a solução econômica que encontrei para aproveitar e desencalhar algumas dezenas de envelopes que recebemos durante o ano e que teriam virado lixo caso eu não tivesse esta mania de guardar coisas que podem um dia ser reaproveitadas... Achei esta ideia no site da super prática Martha Stewart que me agradou muito. Em poucos minutos você risca vários envelopes com pinheiros de vários tamanhos, recorta e cola em sacolas de papel, que também reciclei da loja TokStok...

Eu gosto muito de receber presentes feitos em casa, para mim eles têm um valor especial. O tempo investido na criação e execução é uma forma de demonstrar carinho a quem você quer bem. Além disso, eu me esforço para ser uma consumidora consciente reutilizando alguns recursos que a natureza nos oferece de graça.

A montagem dos pinheiros é simples. Imprima este gabarito ou desenhe livremente em envelopes coloridos ou brancos. Para fazer as bolinhas de Natal você pode colar miçangas, vidrilhos, canutilhos, glitter ou usar um furador. 
 












  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cherry tassies - Tortinhas de cereja para uma doce amiga


Celebrações especiais - este é o tema do desafio de aniversário do blog Trem Bom da minha querida amiga Valentina. Pensando no quanto ela é especial e no quanto já aprendi com ela através do blog fiz estas tortinhas que têm o toque delicado da cereja ao marasquino e a alegria da festa ficou por conta das balas coloridas de Natal incorporadas à massa.


Nesta receita tudo gira em torno de presente... A própria receita foi um presente de minha gerente de projeto, as balas que usei, bengalinhas de Natal, ganhei da loja Honey Honey no shopping Iguatemi, e a bota de feltro foi lindamente bordada à mão por minha amiga Meire.



Cherry tassies - Tortinhas de cereja
200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de açúcar  
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) extrato de menta (usei suco de limão)
1 colher (chá) extrato de baunilha
1 ovo
2-1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de balas de Natal trituradas
(use balas tipo bengala, ou qualquer uma de caramelo duro de morango ou menta)
48 cerejas ao marasquino

1/2 xícara de açúcar para enrolar as bolachas
Forminhas de papel nr. 2

1) Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte uma forma de minimuffins ou forre com forminhas de papel nr. 2.

2) Na batedeira: bata a manteiga por 30 segundos. Adicione lentamente 1 1/2 xícara de açúcar, sal e fermento. Junte o extrato de menta ou limão, a baunilha e o ovo. Vá adicionando o máximo de farinha que conseguir, deixe um pouco de farinha para adicionar no final com as balas trituradas, sempre com a batedeira ligada.

3) Coloque 1/2 xícara de açúcar num prato raso. Forme bolinhas de cerca de 2,5 cm e role no açúcar. Aperte as bolinhas no fundo e nos lados da forma de muffins ou forminhas de papel, sem pressionar muito. Coloque uma cereja ao marasquino em cada uma. Asse por 12 minutos ou até dourar as laterais. Polvilhe açúcar quando retirar do forno. Deixe esfriar na forma.

4) Para armazenar: coloque as tortinhas em potes fechados. Guarde em temperatura ambiente por 24 horas ou na geladeira por até 3 dias. Volte à temperatura ambiente antes de servir. Rende 48 tortinhas.

Dica da minha cozinha: eu fiz metade das tortinhas com cerejas e metade com chocolate (mini bis ou gotas grandes, tipo Kiss da Hershey's).


Balas de Natal

Balas trituradas com martelo de carne


Tortinhas antes de irem ao forno


Saindo do forno

Tortinhas com gotas de chocolate

Todos os posts do desafio estão aqui, passe lá para conhecer outras delícias e escolher a sua receita favorita!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6-minute chocolate cake - Bolo sem leite e sem ovos!


Um bolo sem ovos e sem leite! Perfeito para quem é alérgico ou intolerante alimentar. E é de chocolate! A receita eu aprendi com uma amiga que mora no Colorado. Descobri que é de um livro de receitas de um restaurante vegetariano que se chama Moosewoods. Na massa você usa café ou água para substituir o leite. A combinação de bicarbonato e vinagre cria um efeito bonito de se ver e ajuda o bolo a crescer.

Bolo de chocolate 6 minutos (de preparo)
1 1/2 xícara de farinha de trigo

1/3 xícara de chocolate em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água ou café (prefiro café)
2 colhers (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de vinagre

Pré-aqueça o forno a 190° C.
Forma: 20 x 22 cm aprox. ou redonda

Misture na forma que vai assar: Farinha de trigo, chocolate em pó, bicarbonato, sal e açúcar. Em uma caneca medidora misture: óleo, água ou café e baunilha. Junte aos ingredientes na forma e mexa até a massa ficar cremosa. Em seguida, adicione o vinagre e mexa rapidamente. Haverá uma reação do vinagre com o bicarbonato formando espuma. Mexa até incorporar bem o vinagre com a massa. Asse de 25 a 30 minutos. Deixe o bolo esfriar e sirva com sua calda preferida.

Esta é uma maneira fácil de preparar o bolo, mas ele não pode ser desenformado. Se você tiver paciência, misture em uma tigela, unte a forma, forre com papel manteiga e leve para assar.

Sugestão de caldas:
- Calda toffee
- Calda butterscotch

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mimolette


No ano da França no Brasil foi um grande privilégio conhecer e experimentar o Mimolette, este queijo de sabor suave e cor vibrante. Produzido no norte da França é conhecido também como Boulle de Lille.

O queijo é bom demais... servido como aperitivo com este "salame" (saucisse) envelhecido foi uma coisa boa que minha sobrinha, namorada de um francês, nos apresentou.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como fiz meu agulheiro / cupcake de tecido


Algumas pessoas me pediram o tutorial dos agulheiros que fiz em forma de cupcakes no aniversário do blog. Como não tirei muitas fotos, fica aqui a tentativa de explicação da montagem.

Para a base: use forminhas de empada ou latinhas de atum, que podem ser forradas ou pintadas. Use cola quente para colar o agulheiro na forminha.


Você precisa de poucos itens, que vai usar conforme sua criatividade: retalhos, florzinhas, lacinhos, renda, sinhaninha, fuxicos prontos para montar flores, tecidos cortados em forma de pétalas ou pétalas prontas (que você encontra em lojas de festas ou artesanato), alfinetes de cabeça, cordão de pérola, lantejoula, renda franzida, botões etc.


Recorte um círculo de 15 cm. Alinhave (passe a linha espaçadamente a cerca de meio centímetro da borda) como se estivesse fazendo um fuxico.


Antes de fechar, recorte cerca de 15 cm de manta acrílica, coloque dentro do fuxico e puxe a linha, dando dois nós para finalizar.


Use um retalho para cortar a "cobertura" do cupcake: corte um círculo de cerca de 5 cm, dobre 3 ou 4 vezes e arredonde as pontas, assim, fica o formato de uma flor. Prenda com alfinetes e costure uma tira de lantejoulas pronta, sinhaninha ou viés para dar o acabamento.



Para a flor de renda: recorte cerca de 20 cm de renda de nylon, alianhave, puxe a linha, arremate e está pronta a sua flor para aplicar...


Não é preciso ter curso de corte e costura para deixar sua casa mais bonita!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Toffee sauce - Calda toffee para sorvetes...


Sorvete é bom, com calda então... num dia de calor, ah nem me fale! A calda toffee tem gostinho de bala de leite de uma loja de chocolates famosa que tem nome de uma cidade européia. Isso não é o suficiente para  convencer você a ir para a cozinha?

Calda Toffee
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de suco de limão ou baunilha
4 colheres (sopa) de água
150 ml de creme de leite (prefiro o creme de soja)

50 g de manteiga

1) Coloque açúcar, calda de limão ou baunilha e água numa panela e leve ao fogo baixo por 5 minutos até o açúcar dissolver. Aumente o fogo e ferva por 2 a 5 minutos até que fique dourado claro.

2) Retire do fogo, adicione o creme de leite, depois a manteiga, mexendo após cada adição para incorporar bem.

Sirva com sorvetes e bolos.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Eu fuxico! E você?


Eu fuxico sim... só que meu fuxico é esta técnica que usa retalhos e faz trabalhos lindos. Quem dá um ponto nestas rodinhas alinhava vínculos, tece um círculo de amizades, acha uma forma de ajudar na renda familiar e ainda faz terapia.

Este fuxico de pétalas pode virar um prendedor de cabelo, um fecho para embalar presentes e muitas outras coisas. No meu caso ele foi colado num prendedor de roupas que agora uso para deixar minha despensa mais bonitinha.

Fizemos numa reunião do MOPS,  uma organização internacional para mães que têm filhos pequenos que ensina coisas práticas para seu dia a dia, com conselhos e instruções relevantes como primeiros socorros em crianças, higiene bucal dos pequenos, escolha de escolinha etc. É também um lugar onde as mães aprendem atividades criativas, que são feitas e concluídas durante as reuniões.

O MOPS existe para encorajar, nutrir e desenvolver toda mãe de crianças pequenas para que descubram o seu potencial como mulher, mãe e líder em sua casa, no trabalho e em seus relacionamentos.



Eu sou representante do MOPS no Brasil e se você quiser saber como implantar um grupo me procure!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Rice pudding - Arroz doce


Porque a vida é doce e cada dia já nos traz o seu próprio cuidado e suas próprias preocupações...  E alguns dias são doces, outros muito doces, já outros nem tanto...

Fiz este arroz doce para adoçar e alegrar o dia, confortar e trazer recordações boas.  Quando minha mãe fazia arroz doce eu olhava para aquele pirex polvilhado com canela já imaginando o que me esperava, como era bom aquele sabor de açúcar caramelizado com leite. O arroz doce de minha mãe é feito com açúcar caramelizado, não vai leite condensado, fica cremoso e tem a cor de doce de leite clarinho.

Minha mãe criou muitas memórias familiares sem saber... Eu me divirto com este pensamento: amanhã, quando meus filhos crescerem, o que será que eles vão pedir para eu preparar quando me visitarem? E quer coisa melhor que ligar para a casa dos pais e pedir para a mãe fazer um sabor da infância?


Tentei algo diferente da última vez que fiz arroz doce. Usei minha crockpot (panela elétrica), arroz japonês e adicionei leite de coco. Acho que todos aprovaram o resultado e eu comi demais...

Arroz doce com leite de coco
1 xícara de arroz cru (usei arroz japonês)
2 1/2 xícaras de água
1 colher de manteiga
750 ml de leite (cerca de 3 xícaras)
1 xícara de açúcar
1 vidro pequeno de leite de coco
Canela em rama
Canela em pó para polvilhar

1) Cozinhe o arroz com manteiga e água até ficar mole, cerca de 15 minutos. Se necessário acrescente mais água.

2) Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo brando, vá girando a panela até ele dourar, sem escurecer muito para não alterar o sabor. Junte 1 xícara de leite e ferva até desmanchar o açúcar.

3) Junte este leite caramelizado ao arroz cozido, o leite de coco, uma rama de canela, e o restante do leite vou acrescentando aos poucos enquanto o arroz doce cozinha mais e fica cremoso. Eu só desligo o fogo quando o arroz está bem molinho. Sirva polvilhado com canela em pó.

Na crockpot:
Você pode colocar o arroz cozido ou cozinhar na própria panela elétrica, por 1 hora, checando sempre a água. Depois acrescenta o leite caramelizado e o restante dos ingredientes, deixa por 3 horas na potência média.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1, 2, 3 anos!




É doce comemorar... com quem a gente gosta... o aniversário de 3 anos deste blog!

Muita gente passa por aqui todos os dias e o que me alegra é que alguns números do contador deixaram de ser apenas estatística e muitas amizades se desenvolveram ao longo deste tempo...

Agradeço a Deus por poder compartilhar uma habilidade que foi ele mesmo quem me deu e por me capacitar a transmitir o amor que sinto pela minha família com vocês. Por isso meu blog se chama Da nossa casa para a sua... e é de coração que faço tudo aqui.

Sou grata ao carinho que recebo nos comentários e e-mails e sinto ter pouco tempo no dia a dia para retribuir.

Nesta semana me empenhei em fazer cupcakes, mas de tecido! E fiquei viciada neles. Fiz 3 para o blog, especialmente para a data. Usei retalhos, fuxico, alguns alfinetes coloridos, botões, sinhaninhas e rendas. E coloquei nestes porta cupcakes decorados que ganhei de uma amiga especial.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cheia de charme esta francesinha


Esta é a galinha do pescoço pelado, que dizem ser a galinha caipira francesa, conhecida como label rouge. Ela é própria para ser criada solta e ciscando. Antes eu achava que era brincadeira, até que cheguei no sítio e vi várias. Meu filho menor chega de viagem e já corre para a horta... vai tratar das galinhas, pega folhas de couve e joga para elas por cima da cerca.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Baked meatballs - Almôndegas assadas... com trigo sarraceno


Fácil e a criançada ama. Almôndegas que viram um bolo de carne divertido. Para esta receita usei o trigo sarraceno, também conhecido como trigo mouro ou buckwheat em inglês, que na verdade não é trigo e portanto não contém glúten. Nesta receita o sarraceno pode ser substituído por farelo de aveia, aveia em flocos, trigo para quibe ou pão ralado.

A receita é simples, 500 g de carne, 1 colher pequena de sal, 2 colheres de trigo sarraceno em grão (lavado e escorrido), 1 cebola pequena ralada, 1 dente de alho espremido, 1 pitada de pimenta moída na hora.

Misture tudo, molde as bolinhas, coloque várias na mesma forma para assar em forminhas de bolo inglês, formas de muffins ou num refratário. Pincele com manteiga ou molho de catchup e pronto, depois de meia hora no forno você tem uma refeição. Sirva com arroz e uma salada ou como aperitivo no palito. Estas bolinhas podem ser fritas também.

As miniformas de bolo da foto foram presente da Valentina. Foi com ela que aprendi sobre a farinha sarracena, que ela usa para fazer madeleines e panquecas.



Trigo sarraceno

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Supermercado da Cristina - coisas de Minas


No estado de Minas o comércio muitas vezes leva o nome do dono. Cidade pequena, ao pé da serra, nem buzina a gente ouve, sossego no final de semana...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mud hen bars... estas barrinhas deliciosas...

Barrinhas doces cobertas com castanhas e açúcar mascavo... O nome mud hen é de uma ave (galeirão), e não encontrei explicação coerente para as barrinhas terem o mesmo nome. A receita da  culinária americana antiga, foi tirada de um livro de receitas que foi da avó da minha amiga de blog Abby, que escreve o Confabulations in the Kitchen.

A Abby conta que no livro estão receitas  muito antigas, dos próprios membros da igreja que a avó dela frequentava e onde ela cresceu também. Hoje ela gosta de garimpar estes livros em "garage sales" ou "yard sales" - vendas de garagem ou jardim.

Um dos motivos das vendas de garagem é o início da primavera, quando as pessoas fazem uma limpeza em sua casa (spring cleaning) e colocam à venda, na garagem ou no jardim, coisas que não querem mais como brinquedos, roupas, móveis e utensílios. Daí os termos garage ou yard  sale. É só olhar na seção de classificados dos jornais para descobrir onde está acontecendo um. Minhas amigas e eu tirávamos o final de semana para visitar estes "brechós" ao ar livre, onde muita coisa boa é vendida.

Mud Hens
Adaptado da Abby

1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
1 ovo inteiro mais 1 gema (guarde a clara para a cobertura)
1 1/2 xícara de farinha peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó

Cobertura
1 xícara de castanhas picadas
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) extrato de baunilha
1/2 colher (chá) canela em pó
1 clara
  1. Preaqueça o forno a 180ºC.
  2. Peneire os ingredientes secos.
  3. Bata 1 ovo inteiro e 1 gema com o açúcar até virar um creme. Junte os ingredientes secos e a baunilha.
  4. Espalhe a mistura com cerca de 8 mm a 1 cm de altura numa forma untada. Usei uma forma redonda de pizza de 32 cm.

  5. Misture os ingredientes da cobertura com a clara que separou e distribua uniformemente sobre a massa. 
  6. Asse a 180ºC por aprox. 20 minutos. Corte em quadrados ou triângulos ainda quente. (Usei um cortador de pizza).
  • Estas barrinhas ficam deliciosas, meu filho do meio que não gosta de castanhas comeu e pediu mais.
  • No dia seguinte ficam mais saborosas, você pode quebrá-las e servir com sorvete... ou usar como base para uma torta.
Não se preocupe se a massa não encher toda a forma, ela se esparrama sozinha ao assar. Eu levanto um pouco as bordas, como uma pizza para não escorrer o recheio.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Simplificando

Xícaras de café arrumadas numa cestinha com informalidade, em círculos, sem etiquetas, com simplicidade. Um grupo de mulheres se reunia em minha casa todas as semanas para um café da manhã e foi nesta época que eu procurava inventar moda... para todas se sentirem em casa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Spätzle - o macarrão alemão

Uma comida de origem alemã, com cara e consistência de nhoque e leve sabor de macarrão. Conheci o spätzle nos Estados Unidos quando fiz uma viagem a trabalho para a cidade de Raleigh na Carolina do Norte. No final de semana gostava de conhecer pontos turísticos e ir ao shopping. Entrei num outlet. E claro, numa loja de apetrechos de cozinha. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o aparelhinho para fazer spaetzle (a grafia que estava na caixa).

Isto foi em 1996, o ano em que eu comprei minha máquina para fazer spätzle! E eu só comprei na época porque achei muito interessante o novo utensílio para ter na minha cozinha. Como tinha uma receita impressa e era muito fácil, pensei, vou levar e provar este macarrão alemão. E minha intuição não falhou, esta receita é fácil, saborosa e própria para aqueles dias que você acha que tudo está perdido, a empregada faltou, a despensa está vazia... Com farinha, água ou leite e um molho você prepara uma refeição em poucos minutos.

Com o passar dos anos e a ajuda dos blogs, parece-me que o spätzle no Brasil saiu das casas alemãs e veio para muitas mesas. E nem é preciso a maquininha... para fazer o spätzle você pode usar uma concha, como faz minha amiga Dona Ada, que é descendente de austríacos e que me ensinou a fazer o molho branco desta receita. Ou colocar a massa numa táboa de carne e ir "cortando" com a faca os gominhos.


Spätzle
1 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de leite (ou água)
2 ovos
1 pitada de sal

Para cozinhar:
2 litros de água
1 fio de óleo
1 tablete/envelope de caldo de legumes (ou sal)
1) Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. 



2) Despeje as mistura aos poucos  na água fervente com óleo e sal usando uma concha para pingar as gotas ou encaixe o aparelho de spätzle na panela, coloque a massa e deslize lentamente. Mexa com uma escumadeira para desgrudar as bolinhas e aguarde o cozimento, que é quando as bolinhas sobem. Retire da água com uma peneira ou escumadeira.

Para servir: na manteiga, alho e óleo, molho branco, molho vermelho, com goulash etc.

Molho Branco para Spätzle
Receita da Dona Ada
2 xícaras de água
1 a 2 colheres (sopa) de farinha
Noz moscada ralada - uma pitada
Manjerona ou manjericão fresco
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto

Misture tudo e leve ao fogo para dar o ponto. Sirva com spätzle.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS