Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Rice pudding - Arroz doce


Porque a vida é doce e cada dia já nos traz o seu próprio cuidado e suas próprias preocupações...  E alguns dias são doces, outros muito doces, já outros nem tanto...

Fiz este arroz doce para adoçar e alegrar o dia, confortar e trazer recordações boas.  Quando minha mãe fazia arroz doce eu olhava para aquele pirex polvilhado com canela já imaginando o que me esperava, como era bom aquele sabor de açúcar caramelizado com leite. O arroz doce de minha mãe é feito com açúcar caramelizado, não vai leite condensado, fica cremoso e tem a cor de doce de leite clarinho.

Minha mãe criou muitas memórias familiares sem saber... Eu me divirto com este pensamento: amanhã, quando meus filhos crescerem, o que será que eles vão pedir para eu preparar quando me visitarem? E quer coisa melhor que ligar para a casa dos pais e pedir para a mãe fazer um sabor da infância?


Tentei algo diferente da última vez que fiz arroz doce. Usei minha crockpot (panela elétrica), arroz japonês e adicionei leite de coco. Acho que todos aprovaram o resultado e eu comi demais...

Arroz doce com leite de coco
1 xícara de arroz cru (usei arroz japonês)
2 1/2 xícaras de água
1 colher de manteiga
750 ml de leite (cerca de 3 xícaras)
1 xícara de açúcar
1 vidro pequeno de leite de coco
Canela em rama
Canela em pó para polvilhar

1) Cozinhe o arroz com manteiga e água até ficar mole, cerca de 15 minutos. Se necessário acrescente mais água.

2) Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo brando, vá girando a panela até ele dourar, sem escurecer muito para não alterar o sabor. Junte 1 xícara de leite e ferva até desmanchar o açúcar.

3) Junte este leite caramelizado ao arroz cozido, o leite de coco, uma rama de canela, e o restante do leite vou acrescentando aos poucos enquanto o arroz doce cozinha mais e fica cremoso. Eu só desligo o fogo quando o arroz está bem molinho. Sirva polvilhado com canela em pó.

Na crockpot:
Você pode colocar o arroz cozido ou cozinhar na própria panela elétrica, por 1 hora, checando sempre a água. Depois acrescenta o leite caramelizado e o restante dos ingredientes, deixa por 3 horas na potência média.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 komentar:

Posting Komentar