Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Spätzle - o macarrão alemão

Uma comida de origem alemã, com cara e consistência de nhoque e leve sabor de macarrão. Conheci o spätzle nos Estados Unidos quando fiz uma viagem a trabalho para a cidade de Raleigh na Carolina do Norte. No final de semana gostava de conhecer pontos turísticos e ir ao shopping. Entrei num outlet. E claro, numa loja de apetrechos de cozinha. A primeira coisa que me chamou a atenção foi o aparelhinho para fazer spaetzle (a grafia que estava na caixa).

Isto foi em 1996, o ano em que eu comprei minha máquina para fazer spätzle! E eu só comprei na época porque achei muito interessante o novo utensílio para ter na minha cozinha. Como tinha uma receita impressa e era muito fácil, pensei, vou levar e provar este macarrão alemão. E minha intuição não falhou, esta receita é fácil, saborosa e própria para aqueles dias que você acha que tudo está perdido, a empregada faltou, a despensa está vazia... Com farinha, água ou leite e um molho você prepara uma refeição em poucos minutos.

Com o passar dos anos e a ajuda dos blogs, parece-me que o spätzle no Brasil saiu das casas alemãs e veio para muitas mesas. E nem é preciso a maquininha... para fazer o spätzle você pode usar uma concha, como faz minha amiga Dona Ada, que é descendente de austríacos e que me ensinou a fazer o molho branco desta receita. Ou colocar a massa numa táboa de carne e ir "cortando" com a faca os gominhos.


Spätzle
1 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de leite (ou água)
2 ovos
1 pitada de sal

Para cozinhar:
2 litros de água
1 fio de óleo
1 tablete/envelope de caldo de legumes (ou sal)
1) Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa. 



2) Despeje as mistura aos poucos  na água fervente com óleo e sal usando uma concha para pingar as gotas ou encaixe o aparelho de spätzle na panela, coloque a massa e deslize lentamente. Mexa com uma escumadeira para desgrudar as bolinhas e aguarde o cozimento, que é quando as bolinhas sobem. Retire da água com uma peneira ou escumadeira.

Para servir: na manteiga, alho e óleo, molho branco, molho vermelho, com goulash etc.

Molho Branco para Spätzle
Receita da Dona Ada
2 xícaras de água
1 a 2 colheres (sopa) de farinha
Noz moscada ralada - uma pitada
Manjerona ou manjericão fresco
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto

Misture tudo e leve ao fogo para dar o ponto. Sirva com spätzle.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 komentar:

Posting Komentar