Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Moqueca... na panela elétrica!

Esta é minha contribuição para o Rei da Quinzena, que elegeu o coentro como principal ingrediente neste período. Coentro lembra o nordeste... aqui no sudeste é mais comum o uso de salsinha. Por este motivo escolhi a moqueca para coroar o rei coentro, mesmo não sendo minha especialidade.
Sou uma paulista quase mineira que gosta muito de moqueca... Eu já provei a moqueca capixaba e a baiana, numa viagem de carro e moto com parada final em Porto Seguro e que já contei aqui. Como a Bahia e o Espírito Santo não ficam ali pertinho, mais de 1000 km nos separam, a solução é ir para a cozinha inventar moda... E eu adorei as duas versões que comi, então vamos deixar de fora a polêmica sobre quem sabe fazer a verdadeira moqueca!

Usei minha adorada crockpot (panela elétrica), como gosto desta panela! Logo após o almoço num sábado, coloquei os ingredientes da moqueca nela, e voilá, tivemos um jantar maravilhoso! Curti uma longa tarde com a família, sem me preocupar com o que fazer para o jantar!

A minha panela é alta, para servir, basta ir retirando as camadas, o peixe não se desmancha.


Moqueca na panela elétrica - crockpot

1 kg de badejo em postas
suco de um limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) páprica doce (usei o pimentón espanhol)
500 g de camarão limpo (opcional)

1 cebola grande em rodelas
3 dentes de alho amassados
3 tomates grandes fatiados
1 pimentão verde fatiado
1 pimentão vermelho fatiado
1 maço de coentro
200 ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de azeite de dendê

1) Coloque os peixes e o camarão para marinar com sal, alho, pimenta, páprica e suco de limão por uma hora.

2) Na panela faça camadas começando com cebola, alho, pimentão, tomate, o peixe e os camarões. Repita as camadas e termine com os tomates e pimentões. Acrescente o leite de coco, o dendê e por cima o maço de coentro.

3) Tampe a panela e deixe na posição High (Alta) por 4 a 6 horas. Acerte o sal. Se preferir uma moqueca mais cremosa, deixe a panela destampada no final para secar a água. Sirva com arroz.

Esta mesma receita pode ser preparada da maneira tradicional, na panela de barro ou mesmo wok.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ainda dá tempo...

De fazer este bolo gostoso decorado com fantasminhas, que se chama blondie brownies, para distribuir para a garotada que vai tocar a campainha pedindo gostosuras ou travessuras. Clique na foto para ver a receita.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Trufas de chocolate com pimenta, uma paixão ciumenta

Chocolate com pimenta... uma inusitada combinação para nosso paladar... para muitos lembra apenas a novela de mesmo nome exibida pela rede Globo há alguns anos... Eu sempre quis experimentar e só agora com o desafio de Doces finos no blog Sabor da Fer Ayer consegui satisfazer minha curiosidade. Foi também a primeira vez que fiz trufas, ou brigadeiro conta?

É interessante a interação que a pimenta exerce com o chocolate, primeiro você percebe o doce, o sabor do cacau e só então sente um resquício de pimenta quando termina de comer a trufa... a pimenta faz permanecer o sabor do chocolate na sua boca.

A pimenta que usei chama-se Mole, um molho à base de chocolate, pimenta e outros ingredientes que é muito comum no México. Presente de nosso amigo Lalo que sempre que viaja traz algo especial para seus amigos.

A receita... é da caixinha do creme de soja Batavo e dei meu toque com o molho de pimenta! Você pode usar chilli em pó ou outro tipo de pimenta em pó ou molho, contanto que se dissolva.

Aproveitei a chegada do Halloween e decorei algumas trufas para distribuir para a criançada no dia 31. Antes fiz um teste com meus filhos, deixei-os raspar a panela e amaram o sabor! Claro que não contei que tinha pimenta, esperei a reação deles! Só aí revelei meu segredo! Não acharam ruim não, pelo contrário... pediram mais!

Trufas de chocolate com pimenta
1 embalagem de creme de soja (200 g, pode ser creme de leite)
250 g de chocolate ao leite picado
170 g de chocolate meio amargo picado
1 colher (chá) de molho de pimenta mexicana Mole (acrescente aos poucos)

Meia xícara de cacau em pó
Uvas sem semente para rechear (morangos picados, cerejas, gotas de chocolate com licor etc)

1) Junte o creme de soja/leite e os chocolates picados em um refratário médio redondo. Leve ao fogo em banho-maria até o chocolate derreter por completo. Retire do banho-maria, junte a pimenta e misture até obter um creme homogêneo.

2) Leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até ficar com textura para enrolar.

3) Porcione uma colher de sopa da massa (usei uma colher de cookies/sorvete) e com as palmas das mãos untadas em água ou manteiga enrole as trufas e recheie com a fruta escolhida. Passe-as no cacau em pó. Rende 22 trufas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Calda Butterscotch - para sorvetes, bolos, panquecas e waffles

Imagine uma manhã de domingo que você fez aquela pilha de panquecas americanas que ficaram lindas mas descobre que não tem a calda... Esta é mais uma solução caseira que encontrei, neste caso para substituir o "syrup". Ela dá um sabor especial a panquecas e waffles, bolos, pudins de pão, sorvetes etc.

Calda Butterscotch
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) de glucose de milho (karo)
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha ou maple

Leve todos os ingredientes ao fogo brando e mexa até derreter a manteiga. Não deixe ferver.

Sirva a calda morna sobre panquecas, waffles, bolos, pudins ou sorvetes.

Receitas de panquecas americanas neste blog:
- Panquecas de leite de soja
- Panquecas de buttermilk

Fonte: Allrecipes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cheesecake de queijo cottage caseiro

É possível ser criativa no dia-a-dia na cozinha? Acredito que sim... amor e dedicação tornam qualquer prato especial. Um sabor novo, um toque no prato, um comentário agradável são detalhes que nossa família merece e vão tecendo com carinho a colcha de retalhos de nossa vida que é guardada no baú de memórias de todos que nos cercam...

As garotas do blog Rita Palita andam com desejo de comer receitas com queijo cottage... Eu me empolguei tanto com o desafio que não me contentei em fazer apenas o cheesecake, preparei também o queijo cottage para a receita e foram necessários 3 litros de leite para obter 2 xícaras de queijo.

Cheesecake de cottage cheese
Base
100g de bolacha maizena ou maria
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 colher (chá) de canela em pó

1) Triture a bolacha maizena no processador ou liquidificador. Acrescente o açúcar, a manteiga derretida e a canela e pulse até formar uma farofa úmida.

2) Forre o fundo de uma forma de 23 cm com aro removível e reserve.

Recheio
2 xícaras de queijo cottage (usei cottage caseiro)
1/2 xícara de leite
2 ovos
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara de açúcar
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 165 °C (ou no máximo 180 °C)

1) No processador, ou liquidificador, bata o queijo cottage até ficar cremoso. Junte os outros ingredientes, batendo sempre, até obter uma mistura cremosa.

2) Despeje a mistura na forma com a base e asse a 165 °C (ou no máximo 180 °C) durante 60 minutos. Desligue o forno e deixe esfriar. Sirva com geléia de frutas de sua preferência, doce de leite ou goiabada.

Créditos:
- A geléia de morangos saiu da cozinha da Claudia do Doces Encontros.
- Fonte da receita de cheesecake: All Recipes

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Queijo cottage caseiro

O queijo queijo cottage é um queijo fresco com textura grumosa. Eu queria fazer meu próprio e descobri que seu processo é muito parecido com nosso requeijão caseiro e para minha surpresa, com o paneer indiano que a Agda ensina a fazer em seu blog. O resultado foi excelente e fiz um cheesecake delicioso com ele.

Cottage significa em inglês, e em francês, cabana, chalé, casa de campo... daí a origem do nome do queijo, que originalmente era feito por camponeses.

Em minhas experiências usei como agente coagulante o limão na primeira vez e depois o vinagre. Além destes, podemos usar o coalho.

A consistência e o sabor do queijo feito com o limão são melhores, ele fica mais macio. O queijo feito com vinagre fica com uma cor pálida e os grumos não ficam tão macios. Conclusão: dê preferência ao limão para fazer seu queijo cottage.

Queijo cottage caseiro
(rende 3/4 xícara, para uma receita com 2 xícaras de queijo cottage, use 3 litros de leite)
1 litro de leite (usei semi-desnatado)
2 colheres de sopa de limão

200 g de creme de leite
Sal a gosto para temperar

1) Leve o leite ao fogo e imediatamente antes de começar a ferver (se tiver um termômetro de bala, o ponto é 90 °C) desligue o fogo e adicione 2 colheres de limão. Mexa até coalhar o leite.

2) Separe o soro: peneire sem espremer, coloque para descansar e escorrer o restante do soro dentro de um etamine ou algodão fino (tipo morim ou gase) por uma hora.

3) Tempere com sal a gosto. Neste ponto, eu gosto de adicionar uma caixa de creme de leite para ficar bem cremoso. Use em qualquer receita que peça queijo cottage.

Dicas de uso: com frutas, em sobremesas, saladas, omeletes, tortas, patês, torradas etc.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cupcake Cones - Cupcakes na casquinha de sorvete!

"Que isso tia? Bolo na casquinha?" E depois de um tempo... "É bom hein, quero mais!" E este quero mais se repetiu por toda a tarde no dia das crianças. Preparei estas guloseimas para meus filhos e um amiguinho que estava visitando.

Simples, fácil e rápido. Você pode usar até bolo de caixinha. As casquinhas no entanto devem ser de boa qualidade, tipo cone, realmente crocantes, como do restaurante mac...

As casquinhas de fundo reto não são boas... Uma vez fiz com elas e não fui feliz, o sabor deixa a desejar...

Esta massa fica parecida com pão-de-ló, uso leite morno e bato as claras em neve. Ela ficou bem amarelinha porque usei ovos caipiras. Você pode adicionar gotas de chocolate, mas por si só este bolo já tem um sabor delicioso.

Se você é fã de cupcakes, não deixe de visitar o novo blog da Valentina, o Cupcakes do Trem Bom, dedicado apenas a... cupcakes!

Cupcakes
Com substituições para intolerantes ao leite

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos
3/4 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de leite morno / leite de soja culinário, sem sabor
3 colheres (sopa) de manteiga / margarina vegetal

12 a 16 casquinhas de sorvete ou formas de muffins

Preaqueça o forno a 180 °C. Forre uma grelha com papel alumínio. Dê duas ou três voltas com a folha de alumínio na grelha, coloque-a sobre uma assadeira funda e faça furos com uma faca para conter as casquinhas, mantenha distância entre elas.

1) Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal em uma tigela.

2) Bata as claras em neve, use velocidade alta. Quando as claras estiverem no ponto, vá adicionando lentamente as gemas, o açúcar e a baunilha. Continue batendo.

3) Enquanto as claras são batidas, aqueça o leite com a manteiga, o suficiente para derreter a manteiga.

4) Abaixe a velocidade da batedeira, e comece a acrescentar os ingredientes secos que peneirou na tigela, intercalando com o leite morno.

5) Encha as casquinhas de sorvete (ou forminhas de muffins), deixando 1 cm de folga na borda. Asse por 20 a 30 minutos ou até dourar. Decore com chantilly ou cobertura de sua preferência.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Chá da Tarde: O primeiro lugar em muffins e novo desafio

No mês de setembro com a chegada da primavera no hemisfério sul e o outono no norte o desafio de muffins terminou em clima de amizade com 33 participantes em nosso chá!

Leila e eu agradecemos sua participação e anunciamos a receita que obteve primeiro lugar na votação: Cupcake de banana com recheio de banana caramelada e creme de baunilha e cobertura de creme de baunilha da Viviane do blog Com Amor e Tempero. Parabéns Viviane! Como recordação do evento, você receberá uma sacola ecológica (ecobag) para suas comprinhas e um outro mimo...

Em segundo lugar, ficaram empatadas com as receitas 14. Earl grey cupcakes with Lemon buttercream da Odete em Paprika na Feijoada e 17. Muffins Halloween da Fer Ayer do blog Sabor.

Em terceiro lugar, ficou a receita Cupcakes de tiramissu feita pela Laila do Comidinhas do Bem.

Agradecemos a todos que participaram, votaram e prestigiaram o evento.

Para a quarta edicão do chá da tarde e já pensando nas festas de fim de ano o desafio será... Bolachas, cookies e biscoitos!


Aproveite aquela receita antiga da titia que você guarda há tempos, tire seus cortadores da gaveta, invente algo diferente, experimente uma receita de gingerbread cookies (biscoitos de gengibre típicos de Natal) ou de cookies que não precisam ser assados (no-bake cookies)... use a imaginação!

As receitas deverão ser enviadas até o dia 31 de outubro para o seguinte e-mail:
chadatarde@hotmail.com. Especifique no seu e-mail o assunto: "C
há da tarde – Cookies e Biscoitos" e não se esqueça de incluir fotos e link para a receita.

Regras:

Cada blog poderá participar com apenas uma receita.

O post deverá ser recente ou repostagem com o logotipo do chá da tarde do mês de outubro.

Receitas sem fotos de autoria própria não serão aceitas.

Após a divulgação das receitas terá início a votação pelo e-mail chadatarde@hotmail.com ou através do espaço de comentários.

Apenas o resultado da eleição será divulgado, sem identificar o voto.

A receita com maior número de votos ganhará um prêmio.

O prêmio para quem vencer o desafio deste mês de outubro será: o último lançamento da Nigella Lawson, o livro Nigella Christmas com 288 receitas natalinas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Creamy cucumber dip - Patê cremoso de pepino

Um patê simples e marcante, como a amizade de 20 anos que tenho com a dona da receita... Conheci Karla no coral da escola em que estudava. Não sei cantar, mas me aconselharam aqui antes de partir para um ano de intercâmbio que deveria entrar no coral para fazer amizades... E deu certo, tive meu tempo de high school musical, sem coreografias, mas com direito a apresentações em datas especiais no teatro da escola.

Estava em meu papel de gringa... e ela a americaninha tímida de olhos azuis e voz afinada que se sentava ao meu lado e me ensinava gírias. Tornamo-nos amigas inseparáveis. A receita deste patê ela me passou há pouco tempo, quando me perguntou no messenger o que iríamos jantar e ela por sua vez me disse que estava fazendo uma receita antiga de sua mãe. Acabamos comendo a mesma coisa naquele dia, pois a curiosa aqui é claro que pediu a receita e agora eu divido com vocês não só um pouquinho de minha história como um sabor que marcou minha vida. E o que passei para ela? Bem, ela adora o pudim de leite condensado de minha mãe!

Patê cremoso de pepino
1 pepino japonês ralado (ou fatiado se preferir)
1 colher (chá) de sal

Maionese que baste
1 colher (chá) de vinagre
1 colher (chá) de açúcar
Sal a gosto
Pimenta moída na hora a gosto

1) Deixe o pepino de molho em água e sal por uma hora.

2) Enxague, deixe escorrer a água no escorredor por alguns minutos.

3) Misture os ingredientes restantes e está pronto seu patê de pepino. Sirva com pão fatiado, crackers, torradas ou legumes fatiados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Participações no Chá da Tarde: Muffins e Cupcakes

O terceiro desafio do chá da tarde foi simples para algumas pessoas, porém tarefa dupla para outras com a preparação dos muffins pela primeira vez e a estréia em nosso chá.

Parabéns a todos os blogs que participaram e trouxeram seus pratos com muitas novidades para nossa mesa.

As urnas já estão aguardando seu voto! Escolha o número de sua candidata favorita e deposite seu voto no espaço de comentários ou envie um e-mail para chadatarde@hotmail.com até dia 10 de outubro, pois não haverá o segundo turno!

1. A vencedora do desafio anterior, a Renata do Geléia de Rosas, é fã incondicional de capim santo e estreou no mundo dos muffins com Muffins de caipirinha de capim santo.



2. A primeira fornada para este chá saiu da Cozinha da Risonha. A Zezinha é encantada com muffins, queijadas e todos os tipos de bolos pequenos e preparou Muffins de iogurte com sementes de papoula.



3. E para estrear a sua participação no chá, a Vivian do blog Aos 30, passou seus Muffins pão de mel pelo controle de qualidade rigoroso da pequena Kiara.



4. A Claudia em Magia na Cozinha valoriza a praticidade dos muffins que feitos em forminhas de papel não sujam formas e nem pratinhos e nos presenteou com sua receita favorita de Muffins de limão e mirtillo.


5. Antes de sair de férias e descansar a cabeça a Guida, em seu blog O Sorriso de uma Vida, preparou delicados Muffins borboleta.




6. Para quem tem a máquina de muffins elétrica, a Neyma em Vó Mindoca apresenta sua receita de Muffins de cenoura com recheio de chocolate que ficam leves e fofinhos.



7. A Luciana no Blog da Lu sabe que sua torta de limão rende elogios e associou-a a muffins para acompanhar um chá e fez Lemon meringue pie cupcakes.



8. Perfeito para dias mais frios, acompanhado de um chazinho de gengibre esta é a dica da Ligia do Lidimes Conta para a sua receita de Muffins de banana e cachaça.



9. Estes Muffins de chocolate que a Moonlight fez no Vitamina ABC levam um quadrado de chocolate no interior e devem ser comidos quentes para que o chocolate derreta...



10. A Akemi adora estes bolinhos versáteis e resolveu decorar seus Muffins de cenoura e abacaxi com uma cobertura de creamcheese, uma combinação perfeita para o Pecado da Gula com inspiração em Gordon Ramsay.



11. Para acalmar a pequena sobrinha que é inteligente e faceira demais, a Leticia decidiu fazer Muffins de morango com chocolate branco que podem ser vistos No Calor do Fogão.



12. Para receber com estilo, a Letícia do Cozinha Magia, acordou bem cedo para preparar muffins salgados que deixam um cheirinho gostoso pela casa.




13. Como outras amigas, esta é a primeira vez que Ameixinha Seca participa do chá com seu Canela Moída, também escolheu uma receita salgada e fez Muffins de bacon de sua maravilhosa coleção de livros Cordon Bleu.



14. A Odete em Paprika na Feijoada também estréia com muita classe, combinou seu chá preferido a um creme de manteiga com limão e trouxe Earl grey cupcakes with Lemon buttercream.



15. Foi só fazer um tempinho bom lá no Sul que a Talula correu para comprar carne seca para os seus Muffins de aipim com carne seca que podem ser conferidos no Prá Ver e Comer.



16. Depois de muito pensar neste ou naquele ingrediente, naquele sabor com aquele cheiro, a Margarida do Figo Lampo nos apresentou uma inovação com sorvete de creme... fez Muffins de gelado de baunilha com figos secos.


17. Com sua especialidade em muffins, a Fer Ayer do Sabor conseguiu uma novidade, aproveitou que é mês do Halloween e fez com moranga e leite condensado seus Muffins Halloween.


18. Depois de matutar e mudar de idéia várias vezes, a Glaucia do Madames na Cozinha, decidiu-se por algo crocante e azedinho, resultando em Muffins de chocolate branco com macadâmia e sumagre. Para quem não sabe o que é sumagre... corra lá para descobrir!


19. Ao relembrar as tortas que sua mãe fazia, a Luciana do Cafezinho das Cinco resolveu dar um chega para lá na saudade e preparou Muffins de Amendoim e Doce de Leite.



20. A Dani, uma Gatinha na Cozinha que mora na Suíça procurou uma receita diferente que tivesse cardamomo pois queria muito experimentar o gosto desta especiaria e fez Muffins de pistaches, cardamomo e laranja.


21. Fascinada por upside down desserts (sobremesas invertidas) a Rita do Pink Bites trouxe charmosos Upside Down Lemon Muffins.



22. A Valéria de Papos de Anjo teve sua inspiração nas decorações das ruas do Japão e resolveu antecipar o Halloween com Pumpkin Muffins.



23. Forminhas novas de silicone... este foi o motivo que levou a Ágata do The kitten in the Kitchen a fazer lindos Muffins de chocolate e nozes para os colegas de trabalho.


24. O desafio serviu para duas amigas, a Glau do Madames na Cozinha e a Renata do Geléia de Rosas estrearem seu blog em conjunto, o Rita Palita, com Muffins de banana e gengibre.


25. E a Emília, do Receitas da Emília, aproveitou a vontade de participar do desafio e mais seu novo amigo o maple syrup e nos presenteou com Maple cupcakes.


26. Com o outono chegando no hemisfério norte a Carla, do Carpe Diem, decidiu colocar em prática as receitas guardadas e fez lindos Chocolate Graham Cracker Cupcakes with Toasted Marshmallow inspirados numa receita da Martha Stewart.


27. A Laurinha de Pitadinhas, queria fazer há tempos uns muffins de abóbora e quando o desafio foi lançado não deixou escapar a oportunidade para preparar Muffins de abóbora com especiarias que ficaram macios e aromáticos.



28. A Bia do L'amour dans l'assiete estreou no chá com uma receita campeã que ela usa para bolo e agora fez Muffins de matcha, chocolate branco e framboesas. Combinou o azedinho das frutas ao chocolate e ao leve amargo do chá matcha e não se decepcionou.


29. A Andrea, nossa Nerd na Cozinha, participou de seu primeiro desafio desde que iniciou o blog, também só usa forminhas de papel para muffins e como anda meio viciada no seu livro da Nigella inspirou-se nele para fazer Cupcakes de baunilha e chocolate com doce de leite.


30. A Goreti, uma Discípula na Cozinha e em nosso meio, aproveitou as gotas de chocolates prá lá de especiais que ganhou e preparou Muffins de fubá com gotas de chocolate e manteiga de amendoim também com inpiração na titia Martha Stewart.


31. A Viviane, Com Amor e Tempero, deu roupa nova para o bolo de caixinha e fez seu primeiro Cupcake de banana com recheio de banana caramelada e creme de baunilha e cobertura de creme de baunilha.



32. Para quem estiver super, hiper, mega indecisa... sem saber que sabores ou técnica usar num desafio... faça como a Laila do Comidinhas do Bem, tire uma boa noite de sono para ter inspiração. Ela deve ter sonhado com anjos (angel cakes) e usou a idéia para fazer cupcakes de tiramisu.


33. E para fechar com chave de ouro, apreciem os Cupcakes de chocolate e morango que a Valentina em seu Trem Bom fez de última hora mas chegou com tempo ainda aqui na estação Chá da tarde...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS