Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Tzatziki - Pepinos com Iogurte Grego

Minhas revistas preferidas são de decoração e culinária de onde sai a maioria de minhas receitas. E como vocês já perceberam meu fraco por chefs, testei mais esta receita, desta vez de Jim Botsacos, do restaurante grego Molyvos em Nova York. Mas não fui lá não, usei uma revista Good Housekeeping de 2004 e executei a cópia quase fiel da receita que também está no site do restaurante. Comece a receita preparando o iogurte grego, com antecedência mínima de 4 horas.

Tzatziki

1 pepino grande descascado e sem sementes
1 pitada de sal
1 dente de alho ralado ou picado finamente
2 xícaras de iogurte grego (veja o preparo abaixo)
1 colher (sopa) de hortelã fresco picado
1 colher (sopa) dill ou endro fresco picado
1 colher (sopa) suco de limão
pimenta-do-reino a gosto

Rale o pepino no lado grosso do ralador (corte-o antes ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes com uma colher). Acrescente uma pitada de sal, transfira para uma peneira e deixe escorrer por 30 minutos sobre uma tigela alta, que não toque a peneira.

Esprema o pepino ralado, adicione os ingredientes restantes e misture bem. Sirva com pão sírio cortado em triângulos e levemente torrado.

Para preparar o iogurte grego:
Para conseguir 2 xícaras de iogurte serão necessários 4 potes de iogurte natural. Eu usei 2 potes de iogurte natural com mel e a receita ficou perfeita. A única alteração que fiz foi esta!
Coloque o iogurte em um filtro de papel ou guardanapo de tecido em uma peneira. Coloque a peneira sobre uma tigela, com bastante folga até o fundo, pois sai muita água! Deixe escorrer por no mínimo 4 horas ou durante a noite, descarte o líquido e use o iogurte como indicado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Insalata Tricolore - Salada Tricolor

English version - click here

Aos italianos de plantão... Toda receita italiana que inclua a palavra "tricolore" faz uso de ingredientes que representam as três cores da sua bandeira: vermelho, verde e branco. Usei agrião, alface, beterraba, rabanete, queijo tofu e no final acrescentei manga, tudo orgânico. Ao servir deixei o tomate seco como opcional... o tempero foi azeite, sal (flor de sal) e pimenta-do-reino.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jambalaya

Para amantes de risoto, esta é uma variação versátil, saborosa e bem temperada! Um prato típico da região sul dos Estados Unidos, que nos lembra a Louisiana, Nova Orleans, jazz e blues. Sempre fiz esta receita a olho, portanto tive que pesquisar no google a fórmula mágica. Segui a receita do espalhafatoso chef, autor, proprietário de restaurantes e mentor de uma fundação de ajuda humanitária que leva seu nome: Emeril Lagasse. Criada pelo chef em 2002 para financiar e estimular programas de educação e desenvolvimento infantil, a fundação participou ativamente da reconstrução da cidade de Nova Orleans depois de atingida pela passagem do furacão Katrina em 2005. Amado por uns e odiado por outros, ele também apresenta um programa diário no canal Food Network, que faz muita gente rir com suas piadas e a popular batida "bam," sua marca registrada.

Jambalaya

2 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas picadas em cubos
1 colher (sopa) de alho ralado
500 g de linguiça cortada em cubos (usei calabresa)
3/4 xícara de pimentão vermelho em cubinhos
3/4 xícara de aipo (não usei)
1 colher (chá) de pimenta-de-caiena (usei pimenta calabresa em flocos)
2 xícaras de arroz branco (eu tinha arbório e usei)
1 lata de tomates pelados picados no próprio suco
4 xícaras de água (ou 6 no caso do arbório)
500 g de camarão limpo
tomilho a gosto (pode ser orégano, mas não usei nenhum dos dois)
cheiro-verde a gosto
4 folhas de louro (essencial no sabor)

1. Aqueça o óleo em uma panela grande ou wok. Frite a lingüiça por 2 minutos. Acrescente a cebola, o pimentão e o aipo. Tempere com a pimenta calabresa e refogue por 6 a 8 minutos até dourar.

2. Adicione o alho e o arroz. Junte os tomates, as folhas de louro, o orégano e a água (se usar o arbório vá acrescentando a água aos poucos e mexa sempre por cerca de 20 a 30 minutos). Cubra e cozinhe por cerca de 20 minutos.

3. Tempere o camarão com sal em um tigela. Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente o camarão cru e misture por uns cinco minutos, até que ele fique rosado. Acerte o sal e a pimenta do arroz.

4. Apague o fogo e deixe descansar coberto por cinco minutos ou aproveite para tirar as fotos... Retire as folhas de louro (caso algum desavisado resolva comê-las), acrescente o cheiro verde e sirva.

Dicas:
- Algumas pessoas acrescentam peito de frango picado ou presunto ao refogar a lingüiça.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Peach Cobbler - Torta de Pêssegos

English version
Tudo começou com um imã de geladeira que comprei em Atlanta, Georgia, a capital do pêssego, ao norte do nosso hemisfério. E o imã mudou de geladeira duas vezes em sete anos sem que nunca fizesse sua receita... A curiosidade foi aguçada quando a Vovó Moderna publicou detalhadamente um cobbler de maçã e o Mercado das Pulgas um crumble de pêssego. Faltava ainda um C, do trio Crumbles, Cobblers e Crisps, que achei no Cinara's place.

Aproveitei a descrição de cada uma (em itálico), fiz uma listinha para entender a diferença e acrescentei minha conclusão. Todas as sobremesas têm algo em comum: as frutas cobertas com massa, mais parecem um pudim, são de fácil preparo, porém de sabor sofisticado! Não foram criação de nenhum chef, foram receitas passadas de mãe para filha desde quando o país era colônia da Inglaterra. Prova disso é que crumbles são ingleses.

 
Cobblers: são sobremesas de frutas com uma cobertura de crosta grossa irregular.
Crisps: As frutas são cobertas por uma mistura de farinha, aveia e açúcar que fica crocante depois de assada... ou seja, o mesmo que crumble, geralmente inclui aveia.
Crumbles: algo crocante como o nome, com doce por baixo... e amêndoas trituradas. De origem inglesa, podem incluir castanhas, são o primo rico dos crisps.

Pensa que são só estes? Existem ainda: clafoutis, brown betty, grunt, slump, pandowdy e alguns outros! Lição de casa para quem quiser provar outras receitas! A minha receita sofreu algumas alterações de quantidade...

Peach Cobbler - Torta de Pêssegos
1/2 xícara de margarina (usei 1 tablete de 100 g)
3/4 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
3/4 xícara de açúcar
1 lata de pêssegos sem a calda (ou se preferir 4 xícaras de pêssegos frescos)

Pré-aqueça o forno a 200C.
Coloque a margarina numa assadeira ou pirex redondo de 30 cm e leve ao forno ou microondas para derreter. Em um tigela, misture o leite, a farinha, o fermento e o açúcar. Adicione ao pirex. Distribua os pêssegos e leve para assar por cerca de 45 minutos. Sirva puro ou com sorvete de creme.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Homemade Pasta - Macarrão Caseiro


É muito mais fácil fazer macarrão do que se imagina. Sem equipamento especial, apenas um processador, um cortador de pizza e um braço forte para abrir a massa bem fininha... Com meia hora na cozinha descobre-se no final que é um tempo muito bem gasto... São apenas três etapas!

Homemade Pasta - Macarrão Caseiro
1 1/3 xícara de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
1 ovo
1/4 xícara de espinafre cozido, bem picadinho e escorrido
1/2 colher (sopa) de óleo ou azeite
2 colheres (sopa) de água (aproveite a água do espinafre - adicione por último, não vai tudo)

1) No processador, usando a lâmina, coloque os primeiros ingredientes. Processe até formar pequenos grãos. Com o processador ligado, acrescente a água lentamente, até a mistura formar uma bola que desgrude das laterais. A massa não pode estar grudenta, se estiver, acrescente mais farinha aos poucos.

2) Transfira para uma superfície enfarinhada. Cubra e deixe descansar por 10 minutos.

3) Divida a massa em duas partes. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra cada parte em retângulos de aproximadamente 30 x 40 cm e um milímetro de espessura. Deixe descansar descoberto por 20 minutos. Com uma faca, cortador de pizza ou carretilha, recorte a massa em tiras de meio centímetro. Cozinhe em água fervendo com sal e azeite por 8 minutos. Sirva com o molho de sua preferência.

Meu molho:
Alho, cebola, sal, páprica, salsinha e cebolinha - refogue.
Tomate ralado inteiro no lado grosso - junte e mexa alguns segundos - não cozinhe.
Tempero baiano (na seção de temperos do supermercado) - acrescente a gosto. Misture ao macarrão cozido.

Dicas:
- Eu gosto de cobrir a outra metade da massa com um guardanapo úmido enquanto abro a primeira parte.
- A massa dobra de largura no cozimento. Cuidado com tiras largas.
- Experimente cozinhar o macarrão em caldo de carne temperado com cebolas fritas e espinafre.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Valentine's Day - Dia dos Namorados em outros países

Um dia para celebrar o amor e a amizade. E ninguém precisa estar namorando para mandar um cartão. Nesta data a troca de cartões, flores e presentes ocorre entre amigos, irmãos e parentes. As crianças homenageam seus professores e amigos. É uma data comemorada na América do Norte e em alguns países europeus e asiáticos no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentino, que ninguém sabe ao certo quem foi. Happy Valentine's Day dear friends! Com este "cake brownie" coberto com marshmallows!

Cake Brownie ou S'more Brownies
(Fonte: New Cook Book - Better Homes and Gardens)

1 1/4 xícara de açúcar
1 tablete de margarina
1/2 xícara de cacau em pó
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de leite
1 xícara de nozes picadas

Marshmallows para decorar ou calda de chocolate

Em uma panela aqueça o açúcar, a margarina e o chocolate até derreter a margarina, mexendo constantemente. Apague o fogo. Acrescente os ovos e a baunilha e misture. Acrescente a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato alternando com o leite. Junte as nozes. Leve para assar a 200C em uma assadeira untada de aproximadamente 35 x 25 cm (ou pirex grande), por cerca de 20 minutos ou até que o palito saia seco. Se gostar, coloque marshmallows sobre o bolo após assado e use maçarico ou o dourador de seu forno para dourá-los. Neste caso, use a grade mais baixa do forno para que os marshmallows não causem um incêndio.

Dicas:
- Caso cubra o bolo com marshmallows, espere esfriar um pouco para cortar.
- Esta é a receita básica. Eu quis fazer um charme e forrei a forma com uma mistura de 1 xícara de biscoitos de maizena triturados, acrescentei 1 colher de açúcar e 3 colheres de manteiga. Fiz uma paçoca e forrei a forma, juntei a massa do bolo e levei para assar.
- As nozes são opcionais, eu não usei.
- Para desenformar facilmente um brownie, forre a forma com duas camadas de papel alumínio e unte.
- S'more é um marshmallow assado (pode ser na lareira) servido como recheio em sanduíche de bolachas.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

My Kitchen Corners - Os Cantinhos da Minha Cozinha





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Marinated Tortellini Vegetable Platter - Salada de Capeletti

É verão... dias quentes, final de tarde sempre preparo uma salada leve. O único porém desta aqui é que é impossível comer só um pouquinho...

Marinated Tortellini Vegetable Platter - Salada de Capeletti

400 g de capeletti ou raviolli cozido al dente (usei capeletti de quatro queijos)
1 xícara de pimentão picado em cubos (de sua preferência)
1/2 xícara de azeitonas verdes ou pretas picadas
1 cenoura ralada
1 vidro de molho para salada (de sua preferência)

1/2 xícara de queijo parmesão fresco ralado
4 xícaras de verduras sortidas (alface, agrião, rúcula etc.)
pimenta-do-reino a gosto

Misture os ingredientes, menos as verduras e o queijo. Deixe marinando durante a noite ou por algumas horas. Quando servir, acrescente a salada, o queijo e a pimenta-do-reino. Muito fácil!

Dicas:
- Incremente com tomate seco, tomate em cubos, aspargos, champignon etc.
- Não tem molho para salada? Substitua por uma mistura de azeite, orégano, sal e vinagre balsâmico. Experimente também com iogurte natural temperado ou maionese!
- Nos Estados Unidos, eu usava o molho "Seven Seas Viva Italian" e acrescentava zucchini amarelo cru em fatias finas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bell Pepper Jam - Geleia de Pimentão

São apenas três ingredientes, 30 minutos no fogo e um mundo de elogios...

Bell Pepper Jam - Geleia de Pimentão

500 g de pimentão amarelo ou vermelho
1 xícara de vinagre branco (usei de maçã)
1 xícara de açúcar

Tire as sementes do pimentão. Bata tudo no liquidificador por uns 10 segundos. Cozinhe numa panela por cerca de 30 minutos ou até chegar ao ponto de geléia. Quando começar a espumar das bordas para o centro este é o ponto. Sirva com pão italiano, crackers, baguete, sobre cream cheese, brie ou o autêntico catupiry...

Dica:
- Eu nunca aviso que é geleia de pimentão amarelo... sempre acham que é damasco! As fotos mostram os dois tipos: pimentão vermelho e amarelo.
- Geleias aquecidas são ótimas com sorvetes e bolos.
- Geleias dão um lindo acabamento a assados, tender, costelinha, lombo, pernil...
- Para desenformar com perfeição o cream cheese, congele-o antes por meia hora!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Molten Chocolate Cake - Petit Gâteau

O verdadeiro petit gâteau que eu fazia era uma receita bem complexa e abandonei rapidinho quando descobri esta. Especula-se que na verdade este bolinho crocante por fora com recheio cremoso tenha sido criado por acidente em Nova York em um restaurante francês, quando um aprendiz de chef aqueceu demais o forno. A Marcinha tem a receita original. A minha atualmente consiste apenas em:

100 g de chocolate meio amargo (2/3 do tablete de 170g)
1/2 xícara de manteiga ou margarina (1 tablete)
1 xícara de açúcar de confeiteiro

2 ovos
2 gemas
6 colheres (sopa) de farinha de trigo

Unte 5 ramequins com margarina e chocolate em pó* e reserve.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Acrescente o açúcar e mexa bem antes de retirar do fogo. Adicione os ovos batidos e por último a farinha. Use um fouet (batedor de claras) para incorporar. Deixe descansar na geladeira. Meia hora é suficiente.

Coloque os ramequins em uma forma e asse por 10 a 13 minutos a 220C. Os bolinhos estarão prontos quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar uma textura mole ao ser pressionado com o dedo. Sirva com sorvete de creme ou polvilhe açúcar de confeiteiro.

Nada calórico... mas como dizem os americanos: "Indulge yourself," algo do tipo "Delicie-se," que para mim tem a conotação de "Entregue-se a esta paixão," você merece! :-)

Dicas:
- Esta é quentíssima, de David Lebovitz: quando fizer bolo de chocolate, unte a forma com margarina e chocolate em pó ou achocolatado... e diga adeus àquela crosta branca quando desenformar o bolo... além de realçar o sabor do chocolate!
- Não tem açúcar de confeiteiro? Bata o açúcar cristal ou refinado no liquidificador.
- Eu não me esqueci do fermento, não vai mesmo!
- A massa deste bolinho pode ser conservada até por uma semana na geladeira.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS