Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Direto da cozinha da discípula para a minha...

Esta linda cesta de palha, decorada em vermelho e branco, cheia de quitutes, acompanhada de uma cartinha carinhosa chegou da casa da querida Goreti pelas mãos da Claudia, que trouxe de Santos não só os mimos, mas doces lembranças do encontro das duas famílias lá. Agradeço de coração Goreti, pelos mimos e pela dose de sabedoria e amor que você tem compartilhado conosco diariamente!

Este "and ???????"no final da lista era um pacotinho especial, que eu abri correndo e me emocionei muito, pois significava que a nossa amiga conhecia bem meu blog, já que o post sobre nossa coleção de minicopos é bem antigo!

"O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo." Provérbios 27:9








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Salsa de Abacate e Guacamole

Originalmente, um vinagrete ou molho de abacate para servir com comida mexicana que em minha cozinha virou aperitivo servido na barquete, acompanhamento de peixe e até molho para salada... Antes eu só fazia a guacamole, mas quando experimentei a salsa de abacate, achei mais saborosa. Os ingredientes são os mesmos para as duas receitas, para obter a salsa, faça um vinagrete de abacate e para a guacamole basta amassar o abacate.

O preparo é simples, use limão para o abacate não escurecer.

Salsa de abacate / guacamole
1 abacate grande descascado e picado em cubos
1 tomate pequeno em cubos
1 cebola pequena em cubos
Suco de meio limão
Coentro fresco ou salsinha, cominho, pimenta e sal a gosto
pimentão verde ou vermelho a gosto (opcional)

Salsa:
Misture todos os ingredientes cuidadosamente e sirva com comida mexicana ou tex-mex. Fica deliciosa com doritos ou dippas.

Guacamole:
Amasse o abacate com um amassador de batatas ou garfo e acrescente os outros ingredientes.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amiga secreta e virtual não mais!

Foi um encontro meio às cegas, confesso que até pensei em fazer uma plaquinha com o nome da ex-amiga secreta quando fui buscá-la na rodoviária, mas para não pagar mico combinamos todos os detalhes como a hora da chegada, marca e cor do meu carro e, claro, trocamos fotos por e-mail para garantir o encontro com a pessoa certa! E assim vi a Laila pela primeira vez, numa quinta-feira nublada de janeiro. Um encontro muito esperado, planejado durante a semana toda, cheio de mimos, alfajorres deliciosos e o desejo que durasse mais. Além de manejar habilmente as panelas, a Laila cria lindas peças com uma agulha na mão. Deu-me de presente um pegador duplo de panelas fofo, todinho feito a mão! Para bater papo, marcamos um happy hour no restaurante mexicano e duas outras blogueiras participaram: a Drica e a Cinara. O bate-papo rolou solto, ao sabor de margarita frozen, nachos e uma salada maravilhosa que a Drica pediu. Aliás, foi meu primeiro encontro com a Drica, um encanto de pessoa! Obrigada meninas pelo encontro prá lá de especial!




PS: A receita dos alfajorres a Laila publicou em seu blog Comidinhas do Bem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Arriba! Lançaram tortillas nacionais!

Ninguém gosta de fazer propaganda de graça, mas considere este post como utilidade pública para os fãs de comida mexicana! Meu marido encontrou esta novidade no supermercado quando procurava pão sírio e deu de cara com tortillas nacionais! Dez tortilas por R$ 4.30 que a Pullman teve a felicidade de lançar. Abri o pacote na hora e fiz quesadillas, um sanduíche de tortillas torradas com queijo! Aprovamos as tortillas, ficam crocantes por fora quando aquecidas, o sabor e a textura são bem parecidos com as importadas.

Quesadillas
10 tortillas (você pode substituir por pizza de frigideira)
2 xícaras de queijo mussarela ralado
1 ou 2 tomates picados e sem sementes
cominho em pó, coentro em pó ou fresco e pimenta a gosto

1) Aqueça uma uma frigideira anti-aderente sem untar em fogo baixo. Aqueça uma tortilla levemente dos dois lados. Em seguida, cubra com queijo, tomate, cominho, coentro e pimenta. Coloque sobre ela outra tortilla formando um sanduíche.

2) Abafe a frigideira com uma tampa. Após um minuto vire a quesadilla com uma espátula. Espere até dourar a massa e derreter o queijo. Corte em triângulos e sirva como aperitivo com guacamole, molho mexicano ou coalhada.

Servi com salsa de abacate, uma receita que publicarei em breve.

Da minha casa para a sua:
- O recheio das quesadillas pode variar: camarão, frango, pimentão, espinafre etc.
- Há uma infinidade de receitas que usam tortillas, algumas delas são: wraps, sopas, saladas, burritos, enchiladas e até sobremesas!
- Para obter mais receitas mexicanas, consulte a seção tex-mex deste blog.




E para aproveitar o review do produto, encontrei dois probleminhas técnicos com a embalagem (ufa, porque as tortillas são deliciosas!):
- o termo "tortillas" não é mencionado na embalagem;
- o fecho zip-loc não funcionou, ele é resistente mas a embalagem plástica é frágil e rasga antes que você consiga abrir.

Silvia, mais uma receitinha para suas noites mexicanas.

A Suzie tem um post explicativo sobre comida mexicana que ensina como fazer tortillas e molhos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Férias da Criançada - É hora de batata frita!

Eu sei... todo mundo sabe fazer batata frita, mas com cortadores de biscoito, alguém já tentou? Após o Natal eles são aposentados e aqui em casa vão para o pote plástico de paçoquinha e ficam aguardando uma oportunidade para sair.

A mais popular das comidas para a criançada, imbatível na minha opinião, é a batata frita ou batata chips, por isto escolhi esta receita para o evento de férias que a Goreti está promovendo. Fiz as batatas para o meu pequeno companheiro nesta semana, durante as férias merecidas que o marido tirou com os nossos filhos mais velhos. Mais uma que aprendi com a Martha Stewart, o que esta mulher não sabe fazer?

Como fazer:
1) Descasque 1 ou 2 batatas bem grandes (elas encolhem na fritura, quanto maior melhor), fatie finamente e deixe de molho por no mínimo meia hora em água gelada.

2) Escorra e seque em papel toalha ou pano de prato limpo. Use o cortador de biscoito no formato desejado. Recorte uma por uma e frite em óleo quente em pequenos lotes, por 3 a 4 minutos.

3) Tempere com sal e páprica misturados logo ao retirar da frigideira para pegar o sabor.

Da minha casa para a sua:
- As batatas ficam sequinhas quando ficam de molho em água gelada, porque você retira todo o amido desta forma.
- Eu deixo um dente de alho na frigideira quando faço frituras, ele não deixa o óleo queimar.




Clarinda, seus filhos vão amar...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Banana Pudding - Banana de Rico

A minha mãe sempre conta que quando era mocinha aprendeu a fazer esta sobremesa na casa de uma senhora, e descreve tudo nos pormenores, mas o engraçado é que ela nunca fez para nós! Dedico esta receita para você mamãe, espero que sua saúde volte bem melhor do que era antes.

A base é a mesma que está rolando nos blogs, eu vi no Alma Zen, depois na Belinha, que também viu no Cantinho da Nanda.


Para o creme:
- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas da lata de leite
- 3 gemas (eu não uso)
- 2 colheres de sopa de maizena
- gotas de essência de baunilha

Doce de banana:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara de água
1/2 colher (chá) de canela em pó
5 bananas nanicas bem maduras picadas em rodelas grossas (quase 1 cm)

Para o suspiro:
- 3 claras
- 1 pitada de sal ou cremor tártaro
- 6 colheres (sopa) de açúcar

1) Creme: Numa panela misture todos os ingredientes do creme. Mexa em fogo brando até engrossar. Distribua em ramequins ou em um pirex.

2) Caramelo: Eu caramelizo só um pouquinho as bordas do açúcar e jogo a água. Acrescento as bananas e a canela em pó, deixo ferver até que as bananas fiquem douradinhas ou amarelas. Coloco sobre o creme nos ramequins.

3) Suspiro: Bata as claras em neve com uma pitada de sal ou cremor tártaro (para estabilizar) até que fiquem bem firmes. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até ponto de suspiro. Espalhe sobre os ramequins, faça desenhos com garfo ou bico de confeitar e leve para assar em forno baixo (150ºC), por 10 minutos, apenas para dourar o suspiro.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Evento de Natal - A sorte foi lançada!

Foram 76 posts, com receitas e mensagens, histórias de momentos felizes compartilhados em família e acontecimentos que marcaram o Natal nos corações de todos os participantes. Vocês podem conferir os blogs que participaram do evento Receitas de Natal na lista abaixo.

E a vencedora é a nossa querida Laurinha com a receita Torta de Castanha de Caju e Damasco. Olha a coincidência... ela me pediu para adiar a data do sorteio. Parabéns Laurinha! Peço licença publicamente para usar sua foto.

Como reconhecimento pelo esforço e pela maior participação, também enviarei um pequeno mimo à Inha, que contribuiu com 22 posts, ela passou quase que o mês inteiro na cozinha!

Os mimos serão enviados esta semana pelo correio, por favor, me enviem um e-mail com seus endereços.

O meu agradecimento a todos os blogs participantes! E nada de tristezas... Espero realizar outros eventos como este no decorrer do ano.

A prova do sorteio: usei um gerador aleatório de números, inseri o intervalo de números que queria sortear e ao clicar Enter o gerador escolheu o número da sorte, o 68.

1. Cláudia (Calendário do Advento)
2. Laurinha (Biscoitos)
3. Silvia (Arroz de castanha de caju)
4. Smas(Gingerbread Men da Cinara)
5. Smas(Gingerbread Man 1)
6. Marcia (Biscoitos de Amor e Canela)
7. Letrícia(Spekulatius)
8. risonha (cookies de gelatina)
9. risonha (árvore salgada)
10. risonha (bolachinhas do caninhas)
11. Alessander (Para que o pão nunca falte)
12. Goreti(Filhoses)
13. Inha ( Tronco de Natal)
14. Inha ( Sonhos)
15. Inha (fritos de cenoura)
16. Inha (fritos de abobora)
17. Laila(Biscoitos)
18. Mousse de Nozes da Mãe da Chris
19. risonha (cannelonis das sobras)
20. Heidi (E se aproxima o natal...)
21. Larissa (Bolachinha de Natal)
22. Inha (pao de lo do cunhado)
23. Inha (rosquinhas de limao)
24. Inha (molotof de cafe)
25. Inha (mousse de chocolate branco)

26. Silvia (salada de manga)
27. Cozinhar com os Anjos (Mensagem)
28. Cozinhar com os Anjos (Tarte de Nata)
29. Marlise/Nysa
30. Paula Amanda (Spekulatius)
31. Paula Amanda (Nuts Picantes)
32. Paula Amanda (Pão de Mel Dourado)
33. Laurinha (Pandoro)
34. Rosane (Panetone)
35. Nani (Bolo de Natal)
36. Valentina (Xmas Pudding)
37. Inha (rabanadas)
38. Inha (leite-creme)
39. Inha (aletria)
40. risonha (pão de banana e amêndoas)
41. Lílian
42. Walkiria (Crustoli)
43. Rosane (panetone salgado)
44. Gringa (natal finlandês)
45. Suzana (Broas de Natal)
46. Bia
47. risonha (o meu tronco de natal)
48. Inha (formigos de natal)
49. Inha (sonhos de abobora)
50. Cláudia ( Pavê de Maracujá)
51. Smas(Bolo Rainha)
52. risonha (delícia de iogurte da fatusca)
53. Ana(Broas de Natal)
54. Ana(Bolo de Noz)
55. Inha (coscoroes)
56. Inha(sonhos de cenoura)
57. Smas(Filhoses da Augusta)
58. Lombo ao molho de jabuticabas (Chris)
59. Laurinha (Bolo de Maçã e Nozes
60. Inha (Mini-azevias de batata-doce)
61. Inha (arroz-doce)
62. Inha (leite-creme II)
63. Inha (pao de lo com molho da Dulce)
64. Inha (rabanadas no forno)
65. Inha (Sonhos)
66. Ana(Bolachinhas de gengibre e canela)
67. Inha (Bolo Ingles)
68. Laurinha (Torta de Cast de Caju e Damasco)
69. risonha (bolo de bolacha da luciana)
70. risonha (tarte de abóbora)
71. Inha (Tronco de Natal II)
72. Rosane (pavê olho-de-sogra)
73. Rosane (merengada com morangos e ganache)
74. Cláudia - Bolo Alemão de Natal ou Ano Novo
75. Cozinhar com os Anjos (Pudim de Natal)
76. Suzana (Bolo-Rei)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Salada de Verão

Em dias quentes, só uma saladinha me basta no almoço. Meus filhos disseram que meu prato é um jardim de comidinhas saudáveis. Achei bonitinho, anotei no livro de gracinhas deles.

No prato:
- almeirão roxo (menos amargo que o verde, é até meio azedinho)
- alface crespa
- morangos
- castanha de caju moída

Molho de Laranja da Lica:
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto

Leve ao fogo baixo uma panela com a salsinha, o suco de laranja, o azeite e o sal. Cozinhe até reduzir um pouco e retire do fogo. Salpique a salada com pimenta do reino, regue com o molho e sirva em seguida.

- Simples, saudável e diferente!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A amizade no mundo dos blogs

Esta frase sabiamente escolhida resume tão bem o valor da amizade. Escrita num cartão que recebi de uma leitora amiga de Portugal, a Clarinda. Além do cartão... revistas Blue Cooking, camisetas para mim e para as crianças! A nossa amizade surgiu graças a este blog. Eu guardo com carinho os e-mails trocados, as fotos de momentos da família, dos filhos, e até das receitas minhas que ela já testou. Muito obrigada amiga!

Neste verão nós vamos de moda européia!

E falando em amizade, quero agradecer as lembrancinhas recebidas de amigas blogueiras. Neste ano minha oração foi para que construísse amizades fortes, com pessoas de sabedoria e sinceras, que me falassem a verdade e não apenas o que eu quisesse ouvir.



Camila - presenteou-me com um lindo livro de receitas para crianças. Durante o ano fizemos aulas de tênis em conjunto, churrascos e jantares divertidos, e me emprestou o ombro em momentos delicados.






Claudia - deu-me um jogo lindo de Natal, composto de luva, pegador de panela e guardanapo. Com sua família, partilhamos agradáveis momentos, boa comida e orações nos momentos que a alma precisava de um consolo.






Silvia - enviou por sedex um porta-guardanapos fofinho de uma casinha de biscoitinhos! Com ela aprendi receitas incríveis para o dia-a-dia e meus filhos agradecem!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS