Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Milk Caramel - Doce de Leite - Sabores da Minha Terra

[DocedeLeite+005_edited.jpg]
Minha mãe fazia este doce de leite pastoso quando éramos crianças. Quando eu tinha sete anos, sentada no murinho da varanda com uma tigelinha de doce na mão, fui picada por um marimbondo enorme porque minha boca estava toda lambuzada com este doce! O tempo passou, nós nos mudamos para a cidade e ela deixou de fazer, pois dizia que ficava bom com leite cru que vinha do curral. Há um tempinho eu disse a ela que estava com saudade do tal doce que me deixou de lábios carnudos por uns dias, ela fez com leite pasteurizado mesmo, e eis que ressurgiu o meu delicioso doce de leite!

Doce de leite
1 litro de leite integral
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
(tem gente que usa uma pitada de bicarbonato em lugar da maizena, oops, falei a marca!)

Basta colocar uma caçarola ou leiteira no fogo com todos os ingredientes e mexer sem parar por cerca de 45 minutos ou até engrossar. Tire o ponto num prato com água, pingue o doce e se não se espalhar está bom.

Sirva com doces caseiros ou use como recheio de bolos.

Se criar "grumos" passe pela peneira no final ou bata com mixer manual na panela, foi o que fiz para que ficasse bem cremosinho.

PS: A Márcia me lembrou do doce de leite talhado, ou ambrosia (sem ovos), basta pingar gotas de vinagre ou limão para fazer o doce! E lá em casa minha irmã gostava dele talhado.

Atualização: A Claudia me convidou para participar do "Sabores da minha terra" há muito tempo e acabei me esquecendo de mencionar aqui. Eu nasci em Mococa, a terra da vaquinha. Quando era pequena tinha um comercial em que ela mogia e dizia: "Beba leite, leite Mococa" e achei que o doce de leite representaria bem a região.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 komentar:

Posting Komentar