Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Corrente de Amizade

Amigas e amigos imaginários? Quem não os teve quando criança? E penso que ainda os temos com nossos blogs, hoje chamados carinhosamente de amigos virtuais! Nem mesmo a distância e a frieza da máquina conseguem superar a beleza do calor humano que irradia afeto, nos encoraja e sustenta em diversos momentos de nossa jornada. Eu tenho aprendido muito com quem passa por aqui, ora deixando seu recadinho carinhoso, ora puxando minha orelha, ou apenas compartilhando sua vida na troca de e-mails. Visito blogs adoráveis, que não passam apenas receitas, mas transmitem lições de vida e fé, abordam conceitos ecológicos, falam de gastronomia, humor, artes, viagens e vida saudável.

E hoje quero oferecer estas flores em sinal de amizade a todos que me visitam, mas em especial à Sara, Valentina, Claudia, Laurinha, Silvia e Eliana pela indicação à Corrente da Amizade que está acontecendo nos blogs! Eu deveria indicar mais dez com o objetivo de agradecer a gentileza, porém, sinto-me dividida entre tantos blogs!

"Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim o amigo encontra doçura no conselho cordial." (Pv. 27.9)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Yucca Bread - Chipas

[Chipas+009edited.JPG]
Uma receita que parece ser popular em toda a América espanhola, mas que conheci só há pouco tempo, quando encontrei na padaria da esquina as chipas recheadas com goiabada, e comprei para experimentar... Lembra nosso pão de queijo, porém, sem óleo e com fermento. Ótima para o lanche da tarde, pois o preparo é rápido.

Chipas
1 xícara de polvilho azedo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
2 ovos
150 g de queijo meia-cura ralado (a receita
original pedia 300 g)
1 colher (chá) de sal
1/3 xícara de leite (conforme necessário)

1) Coloque o polvilho, o fermento, os ovos, o queijo e o sal no processador. Pulse por alguns segundos, acrescente uma ou duas colheres de leite, processe mais alguns segundos e veja se está em ponto de enrolar, caso contrário acrescente mais leite.

2) Unte as mãos com óleo e modele as chipas conforme desejar. Em forma de meia-lua ou meio trançadas.

3) Asse em forma untada, no forno pré-aquecido a 190°C por 20 minutos ou até dourar.

Receita adaptada da cozinha de Andrea's Recipes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sun-Dried Tomatoes - Tomates Secos

[SunDriedTomats+007_edited1.JPG]
Para comemorar a fartura em seu quintal, a Andrea criou o evento "Grow your own" com o objetivo de incentivar o uso de ingredientes cultivados em nossa horta. Como moro em apartamento, olhei para o cantinho das ervas na lavanderia e a primeira coisa que vi foi o tomilho. Lembrei-me de uma receita que aprendi há cerca de 10 anos com a vovó moderna, quando tomates secos nem eram tão populares no Brasil. Resolvi consultá-la para saber se poderia publicar a receita e, para minha surpresa, ela também estava fazendo os tomates! Aqui está a receita dela, que também pode ser conferida em seu blog, junto com outras delícias.

Tomates secos
30 tomates maduros (de preferência aqueles compridos tipo italiano, são menos ácidos)
2 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de sal
ervas finas (eu usei apenas tomilho fresco e pimenta-do-reino)
8 dentes de alho em fatias finas
azeite a gosto

Esta receita é para ser feita com paciência, porque é demorada...

1) Corte a cabecinha de todos os tomates e parta ao meio no sentido do comprimento, tirando só as sementes. Lave e deixe virados para baixo em peneira ou escorredor de macarrão por pelo menos meia hora.

2) Arrume em assadeiras com os tomates virados para cima. Ponha por cima deles o açúcar (para tirar a acidez), o sal e as ervas finas; ponha uma fatia de alho dentro de cada um e regue com azeite.

3) Leve ao forno baixo durante pelo menos duas horas. Vire os tomates para baixo e deixe mais uma hora. Para guardar, arrume em camadas em vidros esterilizados , cubra com azeite e feche bem.

Minha sugestão de uso: pizza (já tenho uma receita), patês, risottos e o que mais a imaginação criar.

Estes tomates ficam com sabor mais suave e a textura menos ressecada que os industrializados.


Atenção: A receita original de tomates secos (pomodori secchi) utiliza o método tradional de secagem ao sol. Colocam-se os tomates salgados em uma tábua de madeira, que são cobertos com uma peneira e deixados ao sol o dia todo e recolhidos a noite para não tomar sereno. Dependendo de seu clima, demoram de 4 a 10 dias para secar. Para quem tentar, comprovar com fotos e conseguir primeiro eu dou um prêmio (de verdade, mas só tenho um)! Desafio lançado!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Milk Caramel - Doce de Leite - Sabores da Minha Terra

[DocedeLeite+005_edited.jpg]
Minha mãe fazia este doce de leite pastoso quando éramos crianças. Quando eu tinha sete anos, sentada no murinho da varanda com uma tigelinha de doce na mão, fui picada por um marimbondo enorme porque minha boca estava toda lambuzada com este doce! O tempo passou, nós nos mudamos para a cidade e ela deixou de fazer, pois dizia que ficava bom com leite cru que vinha do curral. Há um tempinho eu disse a ela que estava com saudade do tal doce que me deixou de lábios carnudos por uns dias, ela fez com leite pasteurizado mesmo, e eis que ressurgiu o meu delicioso doce de leite!

Doce de leite
1 litro de leite integral
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
(tem gente que usa uma pitada de bicarbonato em lugar da maizena, oops, falei a marca!)

Basta colocar uma caçarola ou leiteira no fogo com todos os ingredientes e mexer sem parar por cerca de 45 minutos ou até engrossar. Tire o ponto num prato com água, pingue o doce e se não se espalhar está bom.

Sirva com doces caseiros ou use como recheio de bolos.

Se criar "grumos" passe pela peneira no final ou bata com mixer manual na panela, foi o que fiz para que ficasse bem cremosinho.

PS: A Márcia me lembrou do doce de leite talhado, ou ambrosia (sem ovos), basta pingar gotas de vinagre ou limão para fazer o doce! E lá em casa minha irmã gostava dele talhado.

Atualização: A Claudia me convidou para participar do "Sabores da minha terra" há muito tempo e acabei me esquecendo de mencionar aqui. Eu nasci em Mococa, a terra da vaquinha. Quando era pequena tinha um comercial em que ela mogia e dizia: "Beba leite, leite Mococa" e achei que o doce de leite representaria bem a região.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Spinach Salad with Spicy Honey Dressing - Salada de Espinafre com Molho Picante de Mel

[SaladaEspinafre+023_edited.jpg]
Ao fazer esta salada me lembrei de três pessoas: Valentina pela sapiência com que prepara saladas e por nos incentivar a criar receitas novas com o evento quinzena, Akemi porque tem nos ensinado muito sobre verduras japonesas e Claudia, que aprecia molhos para saladas. Mais uma vez lanço o desafio a quem não cultiva o hábito de comer verduras cruas, principalmente espinafre, assim como fiz na quinzena da couve-flor, pois vale a pena experimentar algo novo! O molho leva mel e pimenta, uma mistura suave e cremosa.
Salada de espinafre
4 xícaras de espinafre fresco higienizado
1/2 xícara de cogumelos frescos fatiados
1/2 xícara de amêndoas (em lascas ou inteiras)
2 tomates, cortados no sentido do comprimento
2 talos de salsão (opcional)
1 galho de salsinha picada
1 xícara de moyashi (broto de feijão)
1 xícara de queijo cheddar ralado (usei queijo estepe)
Pimenta-do-reino a gosto

Molho picante de mel
1/2 xícara de azeite
1/4 xícara de mel (derretido por 20 segundos no microondas)
1/4 xícara de vinagre de arroz (ou outro de sua preferência)
1/4 xícara de cebola picada
1 colher (sopa) de molho de pimenta
1 colher (sopa) de shoyu (ou molho inglês)
1 pitada de sal

1) Em uma tigela grande misture todos os ingredientes da salada e reserve. Ajuste a quantidade dos ingredientes de acordo com sua preferência.

2) Em um frasco com tampa, misture os ingredientes do molho e agite bem. Sirva com a salada.

Dicas de higienização de saladas:
- Lave as folhas em água corrente;
- Use um sanitizante próprio para verduras (hipoclorito de sódio - marcas comuns: Puriverde, Biocloro) e deixe as verduras de molho por 15 a 20 minutos ou conforme instruções do produto.
- Além de seguro, o hipoclorito permite o armazenamento mais longo na geladeira, sem enferrujar as folhas;
- Não use vinagre, ele apenas remove a sujeira, não tem ação
desinfetante;
-
Após a higienização, seque as folhas, usando uma centrífuga de legumes ou toalha macia.

Dicas gerais:
- Deixe o moyashi de molho em água com gelo para que fique crocante.
- O moyahi contém grandes quantidades de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de vitaminas do complexo B.
- O espinafre é rico em minerais como ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e do complexo B.
- O uso de amêndoas em saladas é muito comum nos Estados Unidos.
- As amêndoas possuem vitaminas A, C e as do complexo B, e minerais como cálcio, potássio e sódio.

Receita adaptada da revista Taste of home.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mimos do Texas!

Dizem que homem não gosta de pedir informações... O meu marido prova o contrário! Ele esteve no Texas a trabalho esta semana, entrou numa loja chamada Kitchen Collection com a intenção de me fazer uma surpresa! Fez amizade com o Joe, o simpático vendedor da loja e perguntou o que poderia levar para a mulher que tem um blog culinário! O Joe leu meu pensamento, sugeriu uma balança de cozinha, que era o que eu mais estava querendo no momento! Além disso, ele indicou uma espátula curva flexível de silicone, um mini-ralador múltiplo e um pincel de silicone. E o maridex não só pede informações como também guarda segredos muito bem. Só descobri tudo na volta! Outros mimos: cookies da marca Chips ahoy para as crianças, misturas para cookies e biscuits, gotas de chocolate, temperos que dizem ser usados pela maioria dos restaurantes americanos, o meu chá favorito "Chai" da Celestial Seasonings e masa, uma farinha de milho especial para fazer tortillas mexicanas! Ah, e mais copinhos para a nossa coleção!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Buttermilk Pancakes - Panquecas Doces de Buttermilk

[ButtermilkPancakes+010copy.jpg]
Esta panqueca doce tão americana eu adaptei de um blog australiano que sempre visito, o Kitchen Wench. Todo final de semana tentamos preparar um café estilo americano, as crianças já se acostumaram e hoje até ajudam, seja arrumando a mesa ou fazendo um scrambled eggs. É um tempo que temos, geralmente aos sábados, para gastarmos juntos, sem a pressa de levantar da mesa para os nossos compromissos diários.

Duas coisas me chamaram a atenção nesta receita, o açúcar de confeiteiro, que deixa a massa levemente adocicada e as claras em neve fazem uma panqueca alta e fofa.

Panquecas de buttermilk
1 1/4 xícara de farinha de trigo (150 g)
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro (50 g)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) fermento em pó
2 ovos, separe as claras
1 1/4 xícara de buttermilk* (310 ml)

2 colheres (sopa) de óleo e 20 g de manteiga para fritar

1) Em uma tigela grande, peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento.

2) Em outra tigela, misture as gemas, o buttermilk e a baunilha. Em seguida, acrescente à farinha e misture apenas para incorporar.

3) Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa.

4) Em uma frigideira ou grill elétrico, aqueça metade da manteiga e do óleo e frite 1/4 de xícara da mistura por vez, dourando cada lado por cerca de 2 a 3 minutos (quando a panqueca começar a fazer bolhas, vire). Dependendo do tamanho da frigideira faça de 2 a 3 panquecas por vez.

5) Sirva com manteiga e mel ou glicose de milho derretido no microondas. Eu acrescento uma essência à glicose de milho, que se chama "maple," única forma de conseguir o delicioso "maple syrup" mas acho que a baunilha faz uma boa substituição.

Nota: Esta receita rende aproximadamente 12 panquecas. Lembre-se de não bater muito a massa e nem cozinhar em fogo muito alto, pois a manteiga queima.

*Buttermilk: Deixe descansar por 10 minutos 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de vinagre ou limão.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nada de receitas... esta é uma data especial!

Nesta data comemoramos mais um ano na jornada que se iniciou há 13 anos... E pela primeira vez, estaremos distantes. Mas, por coincidência, fomos juntinhos a um casamento neste final de semana e aproveitamos para renovar nossos votos, numa cerimônia linda, ao ar livre, com grandes palmeiras à beira de um lago, bem no estilo americano. Crianças em casa, pudemos curtir a noite na festa, dando boas risadas, e ainda, apreciando um bom vinho!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Eggplant antipasto - Antepasto de berinjela

Não dá para acreditar que este antepasto clarinho seja de berinjela! Ele fica assim porque é feito no microondas em apenas alguns minutos. A dona da façanha é a amiga Eliana, nossa querida mãos de fada.

Antepasto de berinjela
300 g de berinjela (cortada em cubinhos)
1 xícara (chá) uva passa sem sementes (usei meia xícara)
1/2 xícara (chá) vinagre (usei vinagre de arroz)
1 xícara (chá) de azeite
2 pimentões vermelhos (picadinhos)
1 cebola picadinha
3 colheres (sopa) de manjericão picado
1 xícara (chá) de nozes picadas (opcional, não usei)
1 xícara (chá) de azeitonas picadas (usei 4 dentes grandes de alho em lâminas no lugar de azeitonas)

Junte tudo num refratário alto e leve ao microondas por 12 minutos.* Misture tudo muito bem e volte ao microondas em temperatura maxima por 15 min, deixe dentro do forno até esfriar. Leve para geladeira até a hora de servir. Fica melhor no dia seguinte.

*No meu microondas foram apenas 15 minutos de tempo total.

Para laminar o alho desta receita usei este fatiador de alho que já faz parte da rotina de minha cozinha. Sua função principal é fatiar alho, mas ele lamina perfeitamente champignon, algumas castanhas e outros temperos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS