Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Hoje é dia de... Apple Pie!

Hoje é dia de torta de maçã em muitos blogs que estão participando do evento "Desafio da Apple Pie" que o blog Sabor da Fer Ayer está promovendo.

Usei esta receita para a massa e alterei apenas o recheio para conferir um sabor masala chai, um chá indiano com especiarias que eu adoro.

Torta de maçã americana com recheio Chai

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga ou margarina culinária gelada, cortada em pedaços
4 a 6 colheres (sopa) de ou água

No processador, misture a farinha, o açúcar e a manteiga até obter uma farofa (ou utilize dois garfos ou um amassador de batatas). Adicione a água aos poucos e pulse até incorporar em e virar uma bola de massa. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.

Recheio Chai
1/3 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/3 colher (chá) de sementes trituradas de cardamomo
1 colher (chá) de raspas de laranja
10 cravos-da-índia
1 aniz estrelado
4 colheres (sopa) de mel
1/3 colher (chá) de gengibre em pó ou ralado

Suco de 1 limão
1,5 kg de maçãs

1) Faça uma mistura com a farinha, o açúcar e as especiarias.

2) Descasque e fatie as maçãs em fatias finas (ou grossas, conforme preferência) acrescente o limão e a mistura chai acima aos poucos. Deixe descansar para formar caldo.

Cobertura:
1/3 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite

Montagem da torta:
1) Divida a massa em duas partes. Abra em superfície enfarinhada com um rolo na espessura de 3 mm.

- Eu gosto de abrir a massa entre duas placas de silicone ou plástico grosso, porque facilita a transferência para a forma.

2) Forre o fundo e as laterais de uma forma ou pirex de 24 cm de diâmetro sem untar. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Apare as laterais ou decore.

3) Pincele com a cobertura de açúcar e leite (ou gema). Faça vários furos para que o vapor saia ou use um cortador de tortas. Asse em forno pré-aquecido a 160° C por cerca de 45 minutos ou até dourar. Sirva quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Molho de pimentas e anchovas

Hoje é festa lá no apê, digo blog, do Alê. Durante todo o mês ele convidou vários blogs para dar pitacos no cardápio de sua festa. Meu presente foi esta receita que fiz com pimentões e pimentas, tipo vinagrete. Parabéns ao casal 20 dos blogs, uma graça essa dupla não?

Pimentas e pimentões orgânicos

Ingredientes:
(as quantitidades podem variar, escolha cores sortidas)
1 pimentão vermelho, sem sementes e picado em cubos
1 pimentão verde, sem sementes e picado em cubos
2 pimentas (tipo dedo-de-moça), sem sementes e picadas em cubos
1/2 xícara de cebola picadinha
4 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
2 colheres (sopa) de salsinha ou coentro
1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão
1/4 colher (chá) de orégano ou ervas finas
1/4 colher (chá) de sal
1/3 xícara de anchovas em conserva bem picadas (opcional, só aparece na segunda foto)

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Sirva com pão italiano.
  • Este molho de pimentas vira um ótimo recheio de pizza. Sirva também com legumes ou carne grelhada.
Nesta receita eu e meu irmão usamos salsinha e anchovas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pudim ou Flan?

Há muito tempo estava na minha lista a receita de flan que a Bia fez em seu blog, que é charmoso até no nome: L'amour dans l'assiette. Mas não foi desta vez que consegui fazer a receita dela. Eu estava sem internet na casa de meus pais e não tinha comigo a receita impressa.

Por sorte, sempre levo comigo uma pasta com livros e revistas que aproveito para folhear durante a viagem (sim, no carro) e colocar a leitura em dia no final de semana. Desta vez estava na pasta o livro Perfect Desserts, um livro com mais de 100 receitas de sobremesas que ganhei de aniversário da Cinara, do blog Cinara's place. Encontrei nele uma receita de Spanish Caramel Flan que pelo que conseguia me lembrar era bem parecida com a da Bia. O resultado foi um sucesso e não fosse pelo leve sabor de laranja teria enganado a todos como sendo um pudim de leite condensado.

A receita da calda de caramelo é diferente, você leva açúcar e água juntos ao fogo. Cheguei a comentar com minha mãe que a quantidade de calda não seria suficiente, mas quando o flan é desenformado e, à medida que descansa, a calda só aumenta.

Flan
500 ml de leite integral
2 tiras finas e longas da casca de meia laranja (opcional)
1 fava de baunilha ou 1/2 colher (chá) de essência/extrato de baunilha
1/2 xícara de açúcar
3 ovos e 2 gemas (usar só no final)

Calda de caramelo
1/2 xícara de açúcar
4 colheres de água

1 forma para pudim ou suflê untada com manteiga

1) Ferva o leite com a baunilha e a casca de laranja; quando subir desligue o fogo, acrescente o açúcar e deixe em infusão por 30 minutos.

2) Faça a calda: Coloque o açúcar e a água em outra panela, leve ao fogo médio mexendo até dissolver. Quando começar a ferver, pare de mexer e deixe dourar até atingir a cor desejada (cuidado para não ficar muito escura). Neste momento, desligue o fogo e pingue algumas gotas de suco de laranja para interromper o cozimento. Despeje imediatamente a calda em uma forma para pudim ou suflê untada com manteiga.

3) Volte a panela com o leite que estava em infusão ao fogo e aqueça. Bata os ovos numa tigela e junte o leite aquecido ou quase fervente a esta mistura, batendo constantemente (nesta hora usei um mixer manual). Despeje na forma untada.

4) Asse em banho-maria (ferva a água antes de colocar na forma) em forno preaquecido a 160° C por 60 minutos ou até que um palito inserido no centro do flan saia limpo. Este processo pode levar mais que 60 minutos.

5) Retire do forno e deixe esfriar na geladeira de um dia para o outro. Para servir, passe uma espátula ou faca ao redor do flan para descolar as laterais e desenforme. Sirva decorado com raspas de laranja ou canela.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sobras viraram... Madeleines de siri

A primeira madeleine a gente nunca esquece... E agora eu uso a forma em formato de conchas para fazer bolinhos de todos os tipos. Aproveitando sobras de uma receita de casquinha de siri acrescentei à mistura: 3 colheres de farinha de trigo, 1 colher de fermento em pó e 1 ovo. Misturei tudo. Untei as formas de madeleines e assei por 15 minutos a 190° C.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Carinho de mãe sempre vem acompanhado

De um bolinho.... Simples... Como o amor que ela tem por nós e demonstra em pequenos gestos de ternura no dia-a-dia.

Se trabalha fora ou não... ainda consegue tempo para a família, deixa a casa organizada, verifica se a roupa passada está dobrada no armário, a lição foi feita, a leitura do devocional, as refeições saíram no horário, o lanche está na lancheira e a cama está cheirosa. Descola um horário na manicure no intervalo do almoço, se vira do avesso para um café com as amigas, só perde para taxista em itinerários alternativos e não espera nada em troca, pois o coração é grande e receber aquele sorriso seguido de um beijinho doce aquece a alma e dá forças para continuar!


Ingredientes para o bolo da minha mãe
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fubá ou farelo de aveia Quaker (segredinho dela)
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (so pa) de fermento em pó
1 xícara de leite morno (outro segredinho)
1/2 xícara de óleo
2 ovos

1) Numa tigela coloque os ingredientes secos. Acrescente o leite misturado ao óleo e bata com uma espátula ou colher de pau até incorporar bem.

2) Misture os ovos separadamente com um garfo e acrescente no final batendo bem a massa. Quanto mais você bater mais este bolo ficará fofinho. Não é preciso batedeira.

3) Asse em forma untada no forno médio (190˚C) por cerca de 40 minutos ou até dourar. Espete um palito e se estiver seco está pronto.

Sirva puro, com calda de limão ou laranja por cima. Eu coloquei semente de papoula na calda de limão com açúcar que engrossei no fogo.

Este é o bolo que minha mãe faz toda vez que visitamos meus pais que moram em outra cidade. Quando bato este bolo aqui para meus filhos parece que estou vendo a minha mãe pela cozinha, separando os ingredientes, pegando a tigela, ligando o forno... É tão bom cozinhar para a família!


"Levantam-se seus filhos e lhe chamam bem-aventurada..." Prov. 31:28

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

¡Viva Cinco de Mayo!

Cinco de Mayo é uma data comemorada no México por causa da vitória do Exército mexicano sobre o Exército francês na Batalha de Puebla, no ano de 1862. É também celebrada em muitos estados americanos pela comunidade mexicana.

Escolhi para a data esta receita de tortilla mexicana feita em casa com uma farinha derivada de milho que se chama "Masa de maíz" ou "masa harina." É uma farinha de massa de milho, feita a partir de uma mistura de milho amassado tratada com uma solução de água e limão.

A receita que faço aqui é com a masa harina original, mas infelizmente ela não é vendida no Brasil. Você pode fazer uma substituição com farinha, manteiga e sal e o blog Kafka na Praia da Karen tem uma receita ótima que transcrevo logo após a minha.

Ingredientes para 8 tortillas
1 xícara de masa harina
2/3 xícara de água
1 pitada de sal

1) Numa tigela, misture a masa harina, a água e o sal até obter uma mistura homogênea. Se a massa estiver muito seca acrescente mais água aos poucos.

2) Divida a massa em oito bolinhas iguais. Cubra com um pano úmido. Abra as tortillas entre dois pedaços de plástico grosso, pressione com uma panela de aço inoxidável que tenha o fundo bem retinho (rolo de macarrão não dá muito certo) para ela ficar bem redonda.

  • Nesta hora é necessário ter uma "tortilla press", como não tenho uso um porta-panelas de madeira maciça para pressionar a massa e fazer os círculos perfeitos entre dois pedaços de plástico.
3) Numa frigideira antiaderente, aquecida em fogo médio e sem óleo, doure as tortillas uma a uma por 50 segundos. Pressione com uma espátula para que se aqueça por igual. Vire e doure o outro lado por mais 50 segundos.

Sirva com camadas de carne em tiras (temperada com cominho, coentro, pimenta, sal e cebola), cebola picada, tomate, alface e queijo cheddar ou do reino.

Você também pode fazer quesadillas.

Tortillas de trigo
(Receita que a Karen fez do blog em francês Saveurs Mexicaines)

200 g de farinha de trigo
50 g de manteiga em pedaços
uma pitada de sal
uma pitada de açúcar

1) Peneire a farinha com o sal e o açúcar. Incorpore a manteiga à farinha e adicione água pouco a pouco até obter uma mistura homogênea e elástica. Faça 8 bolinhas iguais, achate-as e deixe descansar por 30 minutos cobertas por um pano de prato.

2) Abra as bolinhas com um rolo. Esquente uma frigideira antiaderente sem gordura e quando estiver bem quente, coloque um disco da massa e deixe tostar por cerca de 30 segundos de cada lado até que fique dourado.

3) Mantenha as tortillas envoltas em um pano de prato até o momento de consumi-las.








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS