Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

A invasão das formigas

Estas formigas são só para alegrar um pouco a sua mesa de piquenique e quebrar o gelo entre os convidados. Mas quando elas aparecem de verdade... o que você faz?
Minha mãe fazia um inseticida caseiro preparado com ácido bórico comprado na fármacia, margarina, farinha e um pouquinho de açúcar que dava bom resultado. Ela espalhava pequenas porções pelos cantos e frestas da cozinha. Mas cuidado que a mistura se inalada ou ingerida é tóxica.


A mesa faz parte de um jardim da Campinas Decor 2009.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Nachos

Uma receita mexicana... A primeira vez que experimentei nachos foi quando fiz intercâmbio. Nos Estados Unidos quem tem 16 anos já pode tirar a carteira de motorista e como o intercâmbio não permitia que dirigíssemos minhas amigas me levavam para todos os lados. Acabei conhecendo toda a região com elas, minha cidade tinha apenas três mil habitantes, a principal cerca de 30 mil e bem espalhada, e pequenas cidades (towns) ao redor. Na época nosso passeio favorito era descobrir lojas de descontos. Foi assim que comprei meu primeiro par de Keds!

Num desses passeios, ao voltar para casa minha amiga parou num posto de gasolina para comprar comida e pensei, isso não vai prestar... porque aqui não tínhamos as lojas de conveniência na época... isso há mais de 20 anos! Ela comprou nachos e para minha surpresa estavam maravilhosos!

Hoje com o mundo mais globalizado nossos filhos já conhecem estes pratos desde pequenos, mas não deixam de curtir o arroz e feijão nosso de cada dia. E por falar nisso, há muito tempo não viajamos, mas durante nossas viagens, quando sentíamos saudade da comida brasileira, era nos restaurantes mexicanos típicos que encontrávamos alento.

Este prato pode ser servido como aperitivo. A versão que faço é simplificada, apenas carne moída temperada com pimenta e cominho, molho de tomate e queijo derretido por cima. Sirvo com as tortilla chips, que aqui encontramos na forma de doritos ou dippas. Meu marido é alérgico ao jalapeño e raramente utilizo.

Nachos
250 g de carne moída (patinho)
sal e pimenta a gosto
1 colher (chá) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de cebola
1 dente de alho grande ralado
1/2 xícara de molho de tomate
rodelas de pimenta jalapeño e azeitona preta picada para decorar (opcional)

Queijo muzzarela ralado ou cheddar ralado

1) Doure a carne sem óleo nem temperos para ficar soltinha. Em seguida, acrescente a cebola picada e o alho e refogue até a cebola ficar translúcida. Adicione o molho de tomates, o sal, a pimenta e o cominho e deixe tomar gosto por alguns minutos.

2) Coloque num recipiente os doritos e faça camadas com o molho de carne e cubra com queijo, levando ao microondas para derreter antes de servir.

Ou coloque a carne num recipiente e os doritos ao redor como fiz. Use as mãos para comer nachos... mergulhe (dip) as tortilhas na carne temperada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Participações no Chá da Tarde: Chocolate

Tem cheirinho de chocolate no ar! E novidades também! O chá da tarde agora tem seu próprio blog com todas as receitas do desafio! Visite o Chá da tarde em seu novo endereço!

Mais um desafio do chá da tarde que nos brinda com inúmeras opções para usar o tão desejado chocolate. Chegou a hora de mostrar o que rolou na casa de muitas blogueiras durante a Páscoa.

Fique à vontade, delicie-se e prestigie cada receita mas antes de ir embora, dê uma passadinha no espaço de comentários e contribua com o seu voto, escolhendo sua candidata favorita até o dia 21 de maio.

Lembre-se: para votar é preciso ter um blog de culinária.

1. A Nani do Cantinho da Nani buscou inspiração nas delícias feitas por uma padaria lá em Belo Horizonte, MG e confeccionou lindos Copinhos de Chocolate usando chocolate branco e delicioso recheio de mousse de chocolate.


2. Mesmo não sendo muito fã de chocolate a Angela do Ora Pitangas abriu mão e fez Pão de Mel que só de olhar deixa a gente com água na boca.



3. Fã assumida da Rita Lobo, a Letricia participou com uma receita de sucesso de seu ídolo, Mousse de chocolate perfeita que pode ser conferida lá no Calor do Fogão.




4. Com um grande estoque de chocolate branco no armário a Dani decidiu-se por uma mousse da Nigella mas com toques de outra blogueira e o resultado foi essa linda Torta Trufada de Maracujá e que está lá no Sabor & Paladar.


5. Chocolate é com ela mesma e desta vez a Simone do Chocolatria aproveitou uma tarde de sábado e preparou um lindo Ovo de Chocolate que prova mais uma vez que essa guria confeiteira tem um talento e tanto.


6. A Margarida do Figo Lampo gosta de manter a tradição e para esta páscoa fez Ovos de chocolate e amêndoa com cobertura de chocolate branco para presentear familiares no almoço de domingo.


7. Sensacional foi a palavra que a Talita usou para descrever sua Torta de chocolate branco, limão e morango e que agradou a todos que provaram. A receita completa voce encontra lá no Chocorango.

8. E lá na casa da Verena, chocolate e morango também arrancam suspiros quando ela faz essa Torta surpresa de chocolate e que o proprio nome do blog já diz Mangia Che te Fa Bene.


9. Já a Claudia decidiu adoçar o seu Pimenta Verde com uma versão super interessante de Ovos de chocolate com recheio de morango. Receita esta, inpirada numa antiga revista Segredos de cozinha.


10. Mesmo não sendo a Páscoa uma data comemorada em terras nipônicas, a Emília que adora um chocolate prestígio, decidiu fazer uma Prestigiada para não deixar essa data passar em branco. Confira essa delícia no blog Receitas da Emília.


11. O nome pode ser engraçado mas a combinação de chocolate e coco presentes no Rocambole Perereco é de agradar a todos, principalmente as crianças, diz a querida Teia do blog Banquetes e Lanchinhos.


12. Cheia de habilidades e criatividade, a Regina do Naco Zinha confeccionou Galinha de Ovos de Ouro usando chocolates, jujubas e ainda dá varias dicas para quem quiser confecionar também.


13. Para não abusar nos doces durante o feriado da Páscoa, a Cláudia que é uma chocólatra assumida, decidiu preparar para a sobremesa Mini Muffins de Chocolate com Morango que estão esperando voce lá no Magia na Cozinha.


14. A Debora do Mirepoix participa com um Pavê de creme e chocolate na taça que além de ser prática, agrada a familia toda e é doce no ponto certo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Skillet brownies - Brownie na frigideira

Acabou o fermento? Faça brownies!

Uma frigideira esquecida num canto do armário que agora reina absoluta no meu forno! Esta receita de brownie bem úmido servido morno com calda de chocolate ou com sorvete é a preferência da garotada e dos adultos. Mais uma receita da Martha Stewart que já fiz inúmeras vezes.

Testei esta receita com chocolate em barra e sem ele, fica bom sempre, para um bolo menos calórico, faça só com o chocolate em pó...

Outro teste que fiz: creme de leite e creme de soja. Para ele ficar bem úmido e cremoso no meio como na última foto o creme de soja é a melhor opção.

Note que não vai fermento nesta massa... e cresce mesmo assim.

Brownie na frigideira
Receita adaptada da Martha Stewart

1 1/4 xícaras de açúcar
3 ovos

1 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de chocolate em pó (não serve achocolatado)
1/2 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) (50 g) de manteiga sem sal
1/4 xícara de creme de leite (creme de soja fica mais úmido)
200 g de chocolate em barra picado (pode fazer sem que dá certo)

1) Preaqueça o forno a 180°C. Em uma tigela grande bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar, use batedeira ou mixer. Em outra tigela misture farinha, chocolate em pó e sal.

2) Em uma frigideira, derreta a manteiga e o creme de leite/soja. Adicione o chocolate picado. Cozinhe em fogo médio-baixo até derreter o chocolate, mexendo constantemente. Retire do fogo e deixe esfriar por cinco minutos.

3) Acrescente a mistura de chocolate da frigideira à mistura de açúcar e ovos, mexendo bem até incorporar. (Nesta hora eu lavo a frigideira e unto com manteiga e chocolate em pó ou farinha e reservo.)

4) Junte a mistura de farinha, misture bem. Leve para assar na frigideira untada por cerca d
e 40 minutos ou até que o palito sai limpo da massa. Sirva quente com calda de chocolate ou sorvete.
  • Cuidado ao manusear o cabo da frigideira, use sempre uma luva.
  • Use apenas frigideira com cabo de inox ou de ferro.
  • Substitua a frigideira por uma forma redonda alta de 20 a 22 cm.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Era uma vez um blog que virou livro

O Alessander e a Cris Paz (não sou eu!) acabaram de lançar um livro e todos estão convidados para a noite e a tarde de autógrafos! Vamos nessa prestigiar o casal mais descolado do mundo dos blogs?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como nossos filhos nos veem

De chefe e chef toda mãe tem um pouco... parabéns mamães!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Olé, mulher rendeira...

Espalhadas pela minha casa estão algumas peças que fiz em ponto cruz, arraiolo, ponto russo e pintura em madeira, mas quando vou para a cozinha as rendas são tecidas em bolos, tortas, sanduíches e outros pratos. Minha família e meus amigos sabem que adoro inventar moda na cozinha com detalhes, é apenas uma forma de deixar a comida mais agradável aos olhos.

Não consigo servir uma refeição sem dar meu toque pessoal, mesmo que seja numa simples salada de pepino. Aprendi com minha amiga Lo a deixar o pepino rendado... e coloquei logo em prática! O resultado é uma salada bonita que abre o apetite!

O molho fiz com o que tinha em mãos, cebola roxa, vinagre, sal e os pequenos grãos de mostarda que comprei em São Paulo no Empório Roots. A mostarda pode ser usada para aromatizar carnes, saladas, molhos, conservas, pães e outros pratos.

Salada de pepino rendado
1 pepino japonês, lavado e seco

Para fazer os frisos passe um garfo de ponta a ponta no pepino e depois fatie.

Molho de mostarda em grãos
1/3 xícara de vinagre de vinho tinto
1 colher de cebola roxa picada em cubos
1 colher (sopa) de grãos de mostarda
1 colher (chá) de maple syrup (ou mel)
1 pitada de sal
Salsinha e cebolinha picadas

Misture bem os ingredientes e sirva com saladas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

La fiesta!

Mesmo não sendo uma data comemorada aqui, o feriado mexicano de Cinco de Mayo me faz lembrar de duas crianças especiais, a Manu e o Mateus. Seus caminhos cruzaram a vida de dois filhos meus em épocas diferentes na pré-escola. Estas crianças acabaram de se mudar para o México com seus pais... chegaram lá junto com a epidemia de gripe suína. Antes eu me preocupava com a adaptação ao país e à cultura, principalmente quando a gente se muda com crianças, mas agora tenho certeza de que saúde vem em primeiro lugar, e o resto... não tem pressa...

Cinco de maio... também nesta data há 11 anos eu estava com um grande presente de Deus em minhas mãos... o nosso primeiro filho, que nasceu no dia 4 de maio no final de uma tarde ensolarada e fria. Após o primeiro susto de mãe nova, quase desmaiei de manhã quando me levantei da cama, o resto foi só alegria... E pensar que hoje já sou mãe de um preadolescente e mais dois outros menores.

E finalmente, para não passar em branco, se você curte uma comida diferente, clique no link Tex-mex para conhecer algumas receitas mexicanas deste blog.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um sorvete de limão super!

Primeiro de maio... dia do trabalho... para mim um ótimo dia de descanso... Nesta data sempre me lembro de meus avós paternos, que se esforçavam em ir todos os anos a um sorteio no estádio municipal de minha cidade porque a prefeitura distribuia prêmios, como carros, geladeiras, bicicletas, dentre outros, que eles sempre achavam que iriam ganhar. Eram noites muito frias, mas ninguém conseguia convencê-los de ficarem em casa. Mas eles adoravam, acho que era um evento único para eles, mesmo com pouco conforto nas arquibancadas.
Este primeiro de maio foi um dia de temperatura agradável, no shopping as lojas estavam fechadas, apenas restaurantes e cinemas abriram as portas. E depois de assistirmos ao filme Monstros vs Alienígenas meu filhinho saiu do cinema pedindo sorvete! Lembrei-me então desta receita que fiz num dia quente de verão.

Esta receita foi amor à primeira vista... Ao ler sobre o sorvete de limão que a Patrícia fez em seu blog super fotogênico Technicolor Kitchen (confiram sua fotografia e receitas) não resisti e fiz imediatamente a receita no meu apertado intervalo de almoço para poder saborear no jantar!

Sem dúvida a melhor receita de sorvete de limão que já experimentei! O autor da receita é o chef americano David Lebovitz radicado em Paris em seu livro The Perfect Scoop, precisa falar mais alguma coisa?

Super sorvete de limão
adaptado do Super sorvete de limão siciliano do Sr. Lebovitz

2 limões grandes
125 g de açúcar refinado ( ½ xícara + 2 colheres de sopa)
120 ml (½ xícara) de suco de limão espremido na hora (cerca de 3 limões)
240 ml (1 xícara) de leite integral
240 ml (1 xícara) de creme de leite
1 pitada de sal

1) Tire as raspas das cascas dos dois limões diretamente para dentro do copo do liqüidificador/processador. Junte o açúcar e o suco de limão e bata/processe até dissolver o açúcar. Acrescente o leite, o creme de leite, a pitada de sal e bata para homogeneizar.

2) Leve à geladeira por 1 hora e em seguida prepare o sorvete na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. - Ou coloque em uma tigela, leve ao freezer e bata dali a duas horas, leve novamente ao freezer e bata mais uma vez depois de 2 horas para ficar cremoso.

Eu usei uma sorveteira manual que meus filhos ganharam de Natal da "avó americana" deles. Quando ela envia presentinhos sempre tem uma novidade para os meninos. A sorveteira manual leva gelo e sal num compartimento para gelar o copo metálico onde vai o sorvete. Revezo com meus filhos quando faço o sorvete nela, pois é um trabalho braçal... e cansativo.

Além dos limões grandes usados na receita, aproveitei alguns outros que espremi para a limonada do almoço para servir o sorvete. Não é necessário tirar o miolo para colocar o sorvete.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS