Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Livro: The Art of Simple Food de Alice Waters

"A boa cozinha não tem mistérios. Você não precisa de anos de treinamento culinário, de ingredientes raros e caros e nem de conhecimentos enciclopédicos sobre cozinha internacional. Você só precisa usar seus cinco sentidos. E de ingredientes bons, é claro, mas para escolhê-los e prepará-los, precisa experimentá-los plenamente. São as muitas dimensões da experiência sensorial que tornam o ato de cozinhar tão gratificante. Você nunca para de aprender." - Alice Waters (tradução livre)

Guarde isto na memória, assim, da próxima vez que perguntarem se você fez gastronomia ou nutrição para manter um blog culinário, terá a resposta na ponta da língua com total apoio de quem entende, a musa da culinária americana: Alice Waters!

Alice Waters é uma chef americana, dona do famoso restaurante Chez Panisse na California, fundado há mais de trinta anos e que até hoje causa furor com sua deliciosa revolução na gastronomia. Para você ter uma idéia, na sua cozinha reinam os produtos de fazendas locais e de agricultura sustentável. O cardápio é variável , ou seja, é preparado para o dia com o que está disponível na feira, ou "farmer's market!" Vale a pena conferir o livro, mas não espere encontrar fotos, apenas algumas ilustrações, entretanto, a leitura é cativante!

Além disso... ela está na linha de frente do Slow Food, um movimento que vai na contramão do fast food, apóia a a tradição culinária regional de cada país e defende o prazer de comer e saborear cada refeição.

Livros culinários são uma de minhas manias... No final do ano vi no blog Chucrute com Salsicha a dica quente deste livro e resolvi encomendar na Amazon. Pedi para entregarem na casa da filha da querida dona Ada que, de volta ao Brasil, trouxe gentilmente na mala este peso. Sim, com 400 páginas o livro agrada desde quem não sabe cozinhar com suas explicações detalhadas até os paladares mais exigentes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Uma Páscoa feliz e divertida!

Brincadeira de criança... um bom motivo para curtir os filhos ao redor da mesa, participando e criando doces lembranças.... com cascas de ovos brancos, água e corante (fure as pontas, escorra gema e clara, lave as cascas com detergente). Fizemos desenhos nas cascas com lápis de cor e mergulhamos na água com corante alimentício. Aproveitei uma caixinha de ovo, pintei o lado externo com tinta de parede à base de água e decorei com tinta plástica. Uma tarefinha da escola que virou diversão!

Para obter mais dicas de como decorar ovos, visite o site da Martha Stewart.

Participe do evento de Páscoa!

Nesta Páscoa, que tal partilhar suas receitas? Capriche num texto ou foto sobre a Páscoa, na decoração da mesa, no prato principal ou nos acompanhamentos e deixe no Mr. Linky em "Name" seu nome e um breve título do post, em "Your URL" digite o link permanente do post (clique no título de seu post para obter o permalink) e concorra a um presentinho através de sorteio a ser realizado em abril.

Mais do que um simples Feliz Páscoa, desejo que Deus abençoe cada visitante pois com Ele vivo em nosso coração, todo dia é dia de celebrar!

Ovo... símbolo da vida - Páscoa, símbolo da ressurreição e da nova vida...

"... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." Jo 10:10


Receitas de Páscoa - Participantes
1. Suzie
2. Goreti
3. Drica
4. Simone Izumi - Ovo do Maridão
5. Nysa
6. Laurinha - Colomba Pascal de Chocolate
7. Leila
8. Carla - Sobremesa de Páscoa: Bolo Folhado
9. danielle
10. Juliana
11. Juliana - Páscoa e Brigadeirão Econômico da Eliza
12. Aline Neme - Cenas de um feriado
13. Carla - Folar de Carne transmontano
14. Laila- Colomba Pascal
15. Inha-Ninho de Pascoa
16. Smas: Bola de Carnes
17. risonha - folar de carnes frias
18. risonha - bolo de bolacha com capuccino
19. Laurinha - Pastiera di Grano

Atualização 17/04/08 - Resultado do sorteio: Quem vai receber o mimo é a nossa querida Simone do Chocolatria! Parabéns! Agradeço a todas o carinho e a participação!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Feijão-Verde ou Feijão-de-Corda?

Feijão-verde ou feijão-de-corda? Qual a diferença? Pelo que entendi a diferença está na colheita e não na espécie! O feijão-verde é obtido quando as vagens ainda não atingiram seu completo desenvolvimento. Já o feijão-de-corda é colhido com os grãos já desenvolvidos e secos.

Uma leguminosa muito importante na alimentação do Norte e Nordeste do Brasil, com alta resistência à seca, mas que pode ser cultivada em qualquer local; estes que eu ganhei foram plantados pelo "seu Assis," o caseiro do sítio em Minas Gerais. Tudo orgânico, sem adubo, cultivado e colhido manualmente por um cearense para alimentar sua família com as receitas deliciosas que a sua mulher, a Dona Fátima prepara e sempre partilha conosco.

As cores variam... branco, vermelho, verde, marrom!

E quantas receitas deliciosas podem ser preparadas com este feijão, dentre elas algumas famosas como o baião-de-dois e o acarajé.

Nome científico: Vigna unguiculata
Alguns nomes populares: feijão-verde, feijão-de-corda, caupi, feijão fradinho.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Baked T-Bone - Bisteca Suína Assada

Um prato simples que ganha um sabor exclusivo com a mistura de temperos de várias cozinhas e do molho de abacaxi, além das batatas como acompanhamento, que são assadas ao mesmo tempo com a carne na mesma forma.

Eu tenho usado saquê mirim para marinar todos os tipos de carne e esta bisteca também levou tabil, um tempero tunisiano que ganhei da Fabrícia, minha amiga e conterrânea, do blog Sopa Vermelha. Depois que ela nos apresentou alguns temperos tunisianos não vivemos mais sem eles.

Bisteca Assada
6 bistecas* de porco
1 colher (sopa) de sal (ou a gosto)
1/3 xícara saquê mirim (pode ser conhaque, vinho, cerveja ou cachaça)
1/3 xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (chá) de tabil (ou coentro em pó)
2 a 3 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
Oregano
Suco de 1 limão

2 batatas médias, com casca, picadas em cubos grandes
5 cebolas bem pequenas (ou shallots) picadas ao meio
Folhas de alecrim seco ou fresco
Pimenta-rosa

1) Misture sal, saquê mirim, azeite, tabil, alho, cebolinha, oregano e limão. Junte as bistecas e deixe marinando de um dia para o outro na geladeira, ou por algumas horas. Vire as bistecas de vez em quando.

2) Transfira as bistecas e a marinada para um pirex grande. Adicione as batatas picadas e as cebolas. Salpique pimenta rosa e alecrim. Leve para assar, sem cobrir, a 200ºC for 45 minutos/1 hora. Geralmente quando as batatas estão cozidas a carne está no ponto. Sirva com arroz e molho de abacaxi.
* Bistecas = costeletas em Portugal (dica da Risonha).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pineapple Sauce - Molho de Abacaxi

Doce com salgado, uma combinação que nem todos apreciam. Você gosta ou é resistente à mistura de sabores?

Bom, eu amo e desde que era pequena. Comecei misturando banana ao arroz e minha mãe sempre fazia salada de maionese com maçã. Gosto também de purê de maçã, molhos com mel, molho agridoce, molho teriyaki, molho de laranja, pizza doce, o clássico Romeu e Julieta (queijo com goiabada), salada de frango com abacaxi, farofa com uva-passa, salada de folhas com morango, pera ou manga, arroz à grega etc. E bolacha cream cracker com doce de leite então? Acho uma delícia. A lista está ficando extensa pois são vários pratos que têm um toque doce.

Esta é uma receita simples, que a mãe da minha cunhada faz para acompanhar carne de porco. Mas também combina com cordeiro e frango. Use também como patê, espalhando sobre cream cheese ou com torrada.

Molho de abacaxi
1 abacaxi descascado e sem o miolo
1 xícara de açúcar (usei 3/4)

1 pimenta dedo-de-moça (ou malagueta) picada em cubinhos, sem sementes

1) Bata o abacaxi no liquidificador.

2) Leve ao fogo médio com açúcar mexendo sempre por 10 minutos até engrossar. Deixe esfriar e acrescente a pimenta picada. Sirva com carnes ou como patê.


Aproveito para agradecer um lindo prêmio que me foi concedido pelos blogs Cozinhar com os Anjos, Gatinha na Cozinha, Feijoada Búlgara, Devore-me e Chocolatria! Se você ainda não conhece este blogs, clique nos links para apreciar o talento que estas meninas têm! Eu não consigo indicar outros blogs e o motivo é simples: minha lista no bloglines tem aproximadamente 100 blogs e escolher só 7 seria pedir muito... Assim, se seu blog não está na minha listinha na barra lateral, me avise, mas com certeza está lá no bloglines! Eu tenho receio de ser injusta com alguém, portanto, só me resta dizer: muito obrigada!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS