Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Organic Garden - Horta Orgânica

Coentro em flor

Viajar para o campo é um refrigério para a alma... quando estou lá passo a maior parte do tempo passeando pelo jardim, pelo pomar e pela horta. A outra parte fico na cozinha! No pomar, gosto de pegar uma folhinha, amassar entre os dedos e sentir o aroma de folhas de limão, laranja e lima. Na volta do pomar, entro na horta e testo o aroma das ervas medicinais e dos temperos. Vasculho canteiros novos, descubro com minha sogra de quem ela ganhou a semente, quando vai estar bom para colher e o que vamos fazer para o almoço. O adubo usado é orgânico (esterco) e a irrigação mecanizada. Tudo para facilitar a vida, mas com muita qualidade.

Confira neste endereço algumas dicas de como cultivar uma horta orgânica na varanda de seu apartamento ou em casa.

Na horta orgânica do sítio:
Almeirão roxo: menos amargo que o almeirão verde, pode ser usado cru em saladas. Não consegui mais informações sobre ele, eu prefiro este ao verde, e consigo comê-lo cru, fiz uma salada deliciosa, misturando frutas ácidas.





Azedinha: tem sabor ácido e auxilia na digestão devido ao seu alto teor de celulose, além de conter vitamina C e sais minerais. Tem formato semelhante ao da rúcula. As folhas podem ser usadas em saladas, molhos, sopas, panquecas, ovos, vinagretes e purês. O filé de salmão e molho de azedinha, uma receita de Pierre Troisgros (pai de Claude Troigros) é um clássico da gastronomia francesa e você pode comprovar neste vídeo.

Urucum: de suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado na indústrica alimentícia como corante e na culinária é conhecido como colorau. Os índios o utilizam como corante e protetor da pele.
Fato curioso: você sabia que os índios da tribo lauanuá no Acre são fornecedores exclusivos de urucum para a empresa de cosméticos francesa Estee Lauder (Aveda)?

rica do Sul, mais especific
Erva-cidreira (ou capim-limão?) e erva-doce ao fundo: duas ervas medicinais que fizeram parte da minha infância e sempre tínhamos no quintal. Para qualquer dorzinha era só tomar um chá com bolo e dormir que passava.





No pomar:

Nêsperas ou ameixa amarela! Eu que até pouco tempo atrás só conhecia ameixa seca, conhecer esta variedade em flor e depois vê-la assim carregada foi demais! Não resisti, apanhei várias e experimentei ali mesmo. Achei a casca meio áspera, a fruta é gostosa.






Limão taiti: descobri que o estado de São Paulo é seu maior produtor e exportador. Mas este sítio fica em Minas... Quando criança tentávamos fazer a Cura do Limão anualmente, que consistia em ingerir no primeiro dia, o suco de um limão e aumentar a dose até atingir 10 limões. Em seguida, iniciava-se a redução, até voltar a um limão por dia.



Lima: Quem não se lembra da novela "O meu pé de laranja lima?" Nada se compara ao sabor da lima, tirada do pé, descascada com canivete e saboreada fresquinha.

Além disso, na horta tinha salsinha, cebolinha, alface, couve, moranguinho e tomate. No pomar vi pés de laranja e manga. Mas por ora é só...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 komentar:

Posting Komentar