Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Roasted Red Pepper Hummus - Homus com Pimentão Vermelho Grelhado

[HomusPepper+016+(Small).jpg]

Homus é um patê feito com grão-de-bico e tahini (pasta de gergelim) que tomamos emprestado de países do oriente médio. Há muito tempo que esta receita está na minha lista de espera, só que moro perto de um restaurante árabe com drive-thru... Quer coisa mais fácil do que fazer o pedido de dentro de um carro? Portanto, desta vez me programei, fui ao supermercado, comprei grão-de-bico, deixei de molho e cozinhei na panela de pressão. Juntei duas receitas, uma que a Patrícia publicou há um tempo e outra do blog The Budding Cook, pois fiquei encantada com a cor que o pimentão deu à pasta.Homus com pimentão vermelho grelhado
400g de grão de bico cozido e escorrido (para isto, cozinhe cerca de 200 g ou use enlatado)
2 pimentões vermelhos grelhados (ou use páprica em pó)
3 colheres (sopa) de tahine
3 colheres (sopa) de suco de limão tahiti
1 colher (chá) de cominho em pó
2 dentes de alho (assei antes por 1 minuto no microondas)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto

1) Se usar o grão-de-bico cru, deixe-o de molho por no mínimo 3 horas. Cozinhe na panela de pressão por cerca de 30 a 45 minutos, ou até ficar macio.

2) Em um processador, coloque os grãos-de-bico, os pimentões, o tahine, o suco de limão, o cominho, o alho, o sal e a pimenta e processe até obter uma pasta homogênea. Com o motor ligado, adicione o azeite aos poucos e bata até uniformizar a mistura. Decore com folhas de hortelã e cebolinha.

3) Sirva com pão sírio (pita), quibe, legumes crus e outros pratos típicos árabes.

Como grelhar o pimentão
- Espete o pimentão com um garfo (usei um pegador de azeitonas longo) e coloque diretamente sobre a chama do fogão, virando-o até tostar e queimar a casca. Embale em saco plástico grosso, tipo ziploc, papel alumínio ou manteiga e deixe fechado por alguns minutos para que o vapor solte a casca. Depois é só raspar com uma faquinha que ela sai facilmente. Lave e enxugue antes de aplicar na receita.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Fruit Sticks - Espetinhos de Frutas


[Fruit+Sticks+010+(Small).jpg]


Dias mais quentes estão chegando aqui e nada melhor do que o frescor das frutas para começar bem o dia ou apenas fazer um lanche saudável. Preparei estes espetinhos pela primeira vez para um café da manhã entre amigas e agora já perdi a conta agora de quantas vezes fiz esta receita. Eles se adaptam a qualquer tipo de comemoração, como festinhas escolares ou no lanche da criançada, encontros de igreja, café da manhã, brunches e também podem ser usados em viagens longas de carro. São mais práticos do que a salada de frutas, ideais para levar na lancheira e duram até dois dias na geladeira. Como a moda agora pede "finger food," ou seja, comer com as mãos; não se preocupe com a etiqueta, porque é chique.

Com apenas uma fruta de cada tipo você consegue fazer espetos para uma multidão.

Sugestão de ingredientes, escolha de 2 a 5 tipos:
- melão cortado em cubos grandes
- maçã em cubos (retire o miolo, parta em 4 pedaços e depois ao meio)
- manga em cubos
- carambola
- kiwi
- pera
- uvas sem sementes
- abacaxi fresco em cubos
- morangos pequenos inteiros
- queijo fresco em cubos ou de sua preferência

-espetinhos de madeira, bambu ou plástico
- folhas de hortelã picadas
- raspas de limão

1) Deixe de molho em água os espetos de bambu ou madeira por cerca de 5 minutos.

2) Intercale 4 ou 5 frutas nos espetos (primeiro prepare as frutas que escurecem, usando a calda básica ou conforme instruções abaixo).

3) Para servir: cubra os espetos com a calda básica; suco de laranja ou limão; mergulhe (dip) em iogurte natural com mel e folhas de hortelã picadas ou polvilhe farelo de aveia. Outras opções mais calóricas: calda de chocolate e fondue!

Calda básica (syrup) para frutas ou sucos:
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de água

1) Leve ao fogo e deixe ferver um pouco até dissolver o açúcar. Resfrie antes de usar.

2) Em uma tigela, despeje 1/4 de xícara desta calda, adicione folhas de hortelã picada, suco e raspas de 1 limão. Use para cobrir frutas que escurecem, congelar frutas ou para adoçar sucos.

A calda básica é ideal para adoçar sucos e pode ser guardada na geladeira durante vários dias num recipiente fechado. As vantagens desta calda incluem economia de açúçar e suco sem concentração de açúcar no fundo da jarra, que nunca desmacha...

Como lidar com a oxidação das frutas
A adição de açúcar, laranja ou limão reduz a oxidação de frutas que escurecem depois de cortadas (banana, maçã, pera etc.). Eu prefiro fazer uma calda com açúcar e limão e deixo estas frutas de molho enquanto preparo os espetinhos.




Esta receita contém uma pitada de cada um dos seguintes blogs:
Fun and Food
Andrea's Recipes
The Leftover Queen
Mangia che te fa bene

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um mimo criativo!

O carteiro chegou e deixou na porta um envelope pardo, com selo do Japão! A Akemi sabe que gosto de pintura em madeira e me enviou uma revista linda, com moldes, técnicas de pintura e muitas fotos! Amei Akemi, muito obrigada!

E para matar a sua curiosidade, fotografei algumas páginas, espero que não seja processada por violação de direitos autorais, mas não resisti!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Café entre amigas

Como começar um dia diferente e fugir da rotina? Nosso pequeno grupo de amigas e blogueiras resolveu dar um jeitinho nisto. Bloqueamos quinzenalmente duas horas nas lotadas agendas de compromissos profissionais ou domésticos para um café da manhã juntas. O objetivo dos encontros é investir este tempo em amizades construtivas, confiáveis, fiéis e que enriqueçam nossas vidas. Cada anfitriã dá seu toque especial ao encontro e tem a liberdade de apresentar um assunto, compartilhar a leitura de um livro ou apenas oferecer ou pedir ajuda em alguma área de sua vida. Por exemplo, temos uma advogada no grupo que nos orienta quando temos dúvidas jurídicas, uma outra amiga gosta de ler e faz boas indicações de livros e outra aborda fé e como Deus tem trabalhado em sua vida.

Temos mantido os blogs atualizados com os encontros, e chegou minha vez de informar sobre o último, que aconteceu na casa da Paula, uma amiga divertida e prendada na cozinha e nas artes. Com seu jeito calmo, ela falou sobre os fardos e as bagagens inúteis que carregamos quando não conseguimos nos livrar de feridas ou fatos do passado. E ilustrou com uma história de dois monges que, caminhando de uma aldeia para outra, encontraram uma jovem sentada à margem de um rio, a chorar pois não conseguia atravessar o rio. O mais velho a ajudou, contrariando seu voto de não tocar em mulher. Depois de muito tempo o monge mais jovem repreendeu o mais velho, que respondeu: "Eu deixei a jovem para trás há duas horas. Tu ainda a estás carregando, não é verdade?" Paula concluiu, dizendo que muitas vezes carregamos uma bagagem acima do pretendido, e onde buscamos ajuda? Ela nos convidou a olhar para o Salmo 121, que transcrevi abaixo.

No cardápio: pão de açaí, espetinhos de frutas (receita em breve), ovos mexidos, geléias, sucos, café, bolo de limão, strudel de maçã, torta folhada salgada e frios.

Se você sente o desejo de se envolver e participar, entre em contato com Camila, Claudia, Edna ou deixe um recado aqui. Será um prazer recebê-la em nossos cafés!

Salmo 121
Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.

Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.

O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Organic Garden - Horta Orgânica

Coentro em flor

Viajar para o campo é um refrigério para a alma... quando estou lá passo a maior parte do tempo passeando pelo jardim, pelo pomar e pela horta. A outra parte fico na cozinha! No pomar, gosto de pegar uma folhinha, amassar entre os dedos e sentir o aroma de folhas de limão, laranja e lima. Na volta do pomar, entro na horta e testo o aroma das ervas medicinais e dos temperos. Vasculho canteiros novos, descubro com minha sogra de quem ela ganhou a semente, quando vai estar bom para colher e o que vamos fazer para o almoço. O adubo usado é orgânico (esterco) e a irrigação mecanizada. Tudo para facilitar a vida, mas com muita qualidade.

Confira neste endereço algumas dicas de como cultivar uma horta orgânica na varanda de seu apartamento ou em casa.

Na horta orgânica do sítio:
Almeirão roxo: menos amargo que o almeirão verde, pode ser usado cru em saladas. Não consegui mais informações sobre ele, eu prefiro este ao verde, e consigo comê-lo cru, fiz uma salada deliciosa, misturando frutas ácidas.





Azedinha: tem sabor ácido e auxilia na digestão devido ao seu alto teor de celulose, além de conter vitamina C e sais minerais. Tem formato semelhante ao da rúcula. As folhas podem ser usadas em saladas, molhos, sopas, panquecas, ovos, vinagretes e purês. O filé de salmão e molho de azedinha, uma receita de Pierre Troisgros (pai de Claude Troigros) é um clássico da gastronomia francesa e você pode comprovar neste vídeo.

Urucum: de suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado na indústrica alimentícia como corante e na culinária é conhecido como colorau. Os índios o utilizam como corante e protetor da pele.
Fato curioso: você sabia que os índios da tribo lauanuá no Acre são fornecedores exclusivos de urucum para a empresa de cosméticos francesa Estee Lauder (Aveda)?

rica do Sul, mais especific
Erva-cidreira (ou capim-limão?) e erva-doce ao fundo: duas ervas medicinais que fizeram parte da minha infância e sempre tínhamos no quintal. Para qualquer dorzinha era só tomar um chá com bolo e dormir que passava.





No pomar:

Nêsperas ou ameixa amarela! Eu que até pouco tempo atrás só conhecia ameixa seca, conhecer esta variedade em flor e depois vê-la assim carregada foi demais! Não resisti, apanhei várias e experimentei ali mesmo. Achei a casca meio áspera, a fruta é gostosa.






Limão taiti: descobri que o estado de São Paulo é seu maior produtor e exportador. Mas este sítio fica em Minas... Quando criança tentávamos fazer a Cura do Limão anualmente, que consistia em ingerir no primeiro dia, o suco de um limão e aumentar a dose até atingir 10 limões. Em seguida, iniciava-se a redução, até voltar a um limão por dia.



Lima: Quem não se lembra da novela "O meu pé de laranja lima?" Nada se compara ao sabor da lima, tirada do pé, descascada com canivete e saboreada fresquinha.

Além disso, na horta tinha salsinha, cebolinha, alface, couve, moranguinho e tomate. No pomar vi pés de laranja e manga. Mas por ora é só...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Lassi de Avocado

[AvocadoLassi+050_edited.jpg]
Lassi é um refresco típico da Índia feito com iogurte e frutas, geralmente a manga. No meu caso, criei uma receita com abacate para participar do evento Rei da quinzena que a Valentina promove. Usei o avocado, uma variedade do abacate, originária da Califórnia, que concentra grande quantidade de vitaminas antioxidantes como A, C e E, além de combater o colesterol, conforme informações do produtor.

Lassi de avocado
1 avocado (ou meio abacate)
1 xícara de iogurte (1 pote de 200 g + água ou leite para completar)
2 colheres de mel
folhas de hortelã ou melissa
1 xícara de gelo (opcional)

1) Descasque o avocado e bata a polpa no liquidificador com o iogurte, a hortelã e o mel.

2) Acrescente o gelo e bata novamente. Sirva em taças. Dobrei a receita, acrescentei geléia de morango em algumas taças e também improvisei as próprias cascas como pequenas tigelas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Chili (Quase) Vegetariano

[VeggieChili+012_edited.JPG]
Os pratos mexicanos ocupam um lugar especial em nossa mesa pois agradam a todos os membros da família. Este chili, ou feijão mexicano, é ótimo para reuniões em família ou de amigos. Preparei-o justamente para um encontro com amigos e também para participar de um evento culinário em The Leftover Queen, cujo desafio exigia o uso de três ingredientes: a pimenta mexicana chipotle, abobrinha e buttermilk. O único ingrediente facilmente encontrado aqui no Brasil é a abobrinha. Eu nem nunca havia experimentado chipotle antes, mas me aventurei porque meu irmão ganhou uma latinha de um amigo mexicano e me salvou. Para o buttermilk eu sempre uso a versão caseira, que consiste em leite diluído com vinagre ou limão. Mas para isto servem os desafios, pesquisei e surgiu assim o meu chili "quase" vegetariano. Sim, porque não resisti e acrescentei paio. Adição desnecessária, pois todos afirmaram que o chili ficaria gostoso até sem a linguiça, e eu concordo!

Chili Vegetariano
1/2 xícara de azeite (com uma pequena parte de óleo)
2 colheres (sopa) de cominho em pó
2 colheres (sopa) de ervas aromáticas (manjericão, tomilho, orégano etc.)
2 dentes de alho amassados
Pimenta dedo-de-moça ou calabresa a gosto
1 1/2 colher (sopa) de páprica
1 colher (chá) de sal
2 cebolas grandes, picadas em cubos
2 xícaras de abobrinha, picada
1 lata de milho verde
1 xícara de cenouras picadas em cubos
1 1/2 xícara de pimentão vermelho ou verde picado

500 g de feijão branco cozido com bastante caldo (ou outro tipo de feijão)
1 lata de tomates pelados amassados e com caldo
2 xícaras de paio ou linguiça calabresa em cubos (opcional)

Molho cremoso de Chipotle
1 pimenta chipotle com molho (ou de sua preferência)
1 colher (sopa) de mel
1/2 xícara de buttermilk (opcional, pode ser apenas o iogurte)
1 xícara de iogurte natural ou coalhada

1) Em uma frigideira grande, frite no azeite as ervas aromáticas, a cebola, o alho, a cenoura, o pimentão, a abobrinha, o milho, o sal e a pimenta até que fiquem macios, mas consistentes. Frite o paio separadamente.

2) Adicione os legumes cozidos, o paio e os tomates pelados ao feijão. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Prove o sal.

3) Enquanto isto, prepare o molho de chipotle: aqueça o mel por 10 segundos no microondas, bata com mixer ou no liquidificador com os outros ingredientes e deixe descansar por 15 minutos antes de servir.

4) Sirva o chili em tigelas individuais. Decore com o molho de pimenta, doritos ou dippas, cheiro-verde picado e queijo cheddar se desejar.

Você não precisa do chipotle para fazer esta receita, basta usar um molho de pimenta ou qualquer outra pimenta de sua preferência.

Receita adaptada do Wild Oats.

Agradecimento especial ao Julio pela pimenta!

Atualização
Dica home: O chili vegetariano é citado no filme "A Prova" com Gwyneth Paltrow e Anthony
Hopkins. Vale a pena conferir.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS