Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Cream Cheese Dip - Patê de Cream Cheese

Já chegou o Natal... um momento glorioso em que céu e terra se tocam, a humanidade e Deus se encontram, lembrando-nos que Deus veio até nós e se revelou em Jesus reconciliando-nos com Ele.

Uma das receitas que publiquei quando comecei a escrever este blog há quatro anos foi este patê de Natal. Em qualquer comemoração uma entrada é sempre importante para receber os convidados. Já a  boa apresentação de um prato mostra a intenção de quem preparou a receita ou organizou o evento de proporcionar um ambiente agradável ao olhar, ao paladar e ao convívio. Por isso gosto de caprichar desde o começo do jantar até o fim, mesmo que o detalhe seja um raminho de manjericão decorando o prato para demonstrar o carinho com que preparei cada receita.

Na época da primeira publicação desta receita minha amiga Walkiria tinha acabado de se tornar avó e hoje ela já tem quatro netos... Cozinheira de mão cheia, esta é a receita do patê que ela levou há alguns anos para a Ceia de Natal de nossa família. Sempre admirei o capricho e o amor com que ela prepara cada prato. Não preciso nem dizer que ela foi minha fonte de inspiração em muitas receitas. E a receita dela é a seguinte:

Cream Cheeese Dip - Patê de Cream Cheese
2 tiras de bacon (ou 1/2 xícara se usar em pedaço)
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
300 g de cream cheese em temperatura ambiente (usei 250 g)
2 xícaras de queijo ralado fino (suíço ou cheddar - eu usei ricota defumada)

1) Leve as duas tiras de bacon cobertas com papel toalha ao microondas por cerca de 3 minutos. Quebre-as em pedacinhos.

2) Numa tigela misture o cream cheese e a margarina; aqueça no microondas ou na panela por 1 minuto. Adicione o bacon. Caso necessário, leve à geladeira por meia hora antes de fazer a bota e o boneco. Se quiser parar por aqui é só botar o patê num prato bonito e está pronto...


Para montar a bota do Papai Noel:
Amêndoas em lascas ou inteiras
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica ou allspice)
Tiras de pimentão vermelho


Divida a mistura em duas partes e use uma, use a outra metade para o boneco de neve. Modele o patê no formato de bota. Decore com amêndoas na parte superior, pimenta e pimentão para o laço e cordão.

Para montar o boneco de neve:
2 palitos de pretzel (tipo Stiksy - Elma Chips)
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica - allspice, mas você pode usar até alcaparra)
Pimentão vermelho ou repolho roxo
1 azeitona verde recheada para o chapéu
1 pedacinho de cenoura para o nariz
1 biscoito salgado redondo (tipo salclic) para o chapéu

1) Com a metade reservada faça o boneco de neve. Divida em 3 partes, deixando a cabeça e o corpo ligeiramente menores que a base. Coloque um pedacinho de cenoura no nariz, insira duas metades de pretzel nas laterais para formar os braços. Use as pimentas para os botões e os olhos.

2) Faça a boca com um pedacinho de pimentão. Fatie ao meio o pimentão e recorte uma tira de quase 1 cm de largura por 20 cm de comprimento para fazer o cachecol, com a faca dê um acabamento nas pontas para imitar a lã. Prenda a azeitona à bolacha com um palito e ponha sobre a cabeça do boneco. Sirva com torradas e biscoitos salgados.

Dura 5 dias na geladeira.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Focaccia

Um pão italiano achatado e alto, com cerca de 2 cm de altura, coberto de sal grosso e algumas ervas, como alecrim, sálvia ou tomilho e um aperitivo que já me salvou muitas vezes quando tive visitas inesperadas.

Uso a massa de pão de hot rolls (clique no link para ver as variações desta massa) mas pode ser feita com massa de pizza comum. A focaccia não exige grandes acompanhamentos, ela reina sozinha em qualquer happy hour. Eu coloco azeite num prato e tempero com pimenta do reino, aí é só passar as fatias neste azeite... Ou com patês, coalhada e mesmo para acompanhar uma sopa em um dia mais frio.

Hot rolls - para focaccia
1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte natural
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.

2) Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

Para montar a focaccia: Unte uma forma retangular com manteiga ou óleo e fubá (ou farinha de milho fina tipo milharina, polentina etc). Separe metade da massa e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com +-1,5 cm de altura. Transfira para a forma untada.

Com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa. Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal. Espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a  230°C por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Thanksgiving - Dia de Ação de Graças


Você já agradeceu hoje?
É dia de Ação de Graças e nas casas americanas amigos e familiares comemoram esta tradição que se repete todo ano na última quinta-feira de novembro. Um dia para celebrar e agradecer a Deus por tudo que ele é e tem feito em nossas vidas. E para alguns só um dia para os homens assistirem futebol o dia todo e as mulheres prepararem o jantar que sempre tem peru regado ao molho de cranberry e de sobremesa tortas de abóbora e de maçã. 

Porque todo dia é dia de dar graças. Por tudo que temos. O ar que respiramos, a casa, a família, os amigos e o pão nosso de cada dia. E pelo que não temos, pelos apertos que passamos e pelas horas quando é difícil ver um motivo de gratidão. 

E sempre é tempo de começar a agradecer. Pelas coisas pequenas, como as batidas do coração, o sangue que pulsa compassadamente na veia, a capacidade de ouvir o som do vento e os passarinhos em serenata,  o verde das árvores e o sabor das frutas... Com isso verei então que a grandiosidade está em saber que eu tenho um Deus que é maior que meus problemas e que enviou seu próprio Filho para que meu contentamento e paz não estejam em lugares e coisas sem vida. Mesmo vivendo em um mundo com dificuldades, que os tempos sejam sombrios e tragam provações, sei que minha atitude em relação a Deus é o que conta.

Ok, depois desta conversa e as receitinhas de Thanksgiving? Estas estão aqui.

Molho de cranberry em nosso jantar de Thanksgiving


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Molasses Cake - Bolo de melado de cana

Um bolo dourado, com sabor suave, feito com o melado de cana e que servi para nosso grupo de mães com filhos pequenos no café da manhã que fazemos todas as quartas-feiras. Para minha surpresa ou não... meus filhos amaram, pois é um bolo aromático e eles gostam muito de bolos assim.

Antes da minha busca por receitas típicas americanas eu via o melado apenas como substituto do mel em pratos tidos como caipiras ou sertanejos, dentre eles mandioca cozida e batata doce,  adoçados com melado. Só que nesta época do ano nos Estados Unidos, ele é muito empregado em bolos e biscoitos, os cookies de Natal. E em qualquer época em pratos como baked beans (feijão assado) e o cornbread, o pão de milho. 

E para mim, o mais pitoresco com relação ao melado foi sempre vinculá-lo à época de engenho no Brasil, que me faz imaginar a vida naquela época na história de nosso país à maneira do romance A Escrava Isaura, que virou novela quando eu era criança. Se você tem saudade da novela, basta buscar no youtube os capítulos.

Já meus filhos, quando lerem este blog daqui a muitos anos, quem sabe até em algum país distante, não se importarão com quem foi a Escrava Isaura da novela, mas conhecerão um pouco de minha história e talvez até imaginem sua mãe com 7 aninhos sentada num sofá de courino vermelho queimado (ou seria marrom já nesta época?), franjinha e cabelo abaixo das orelhas assistindo encantada à doce Lucélia Santos em TV preto e branco.
Com geléia de morango feita em casa...

A receita de um bolo que para mim é fácil e cheio de charme é esta.

Bolo de melado de cana
(xícara medidora: 240 ml)

2 ovos
1/2 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de manteiga ou margarina (ou 3 colheres)
1 xícara de melado de cana (1 pote de 270g, só encontrei da marca Hemmer)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 xícara de água

Cobertura:
Misture numa xícara:
Canela em pó que baste, gengibre em pó, cravo em pó, noz moscada ralada e 1 colher (sopa) de açúcar.
 
Se tiver coentro em pó pode acrescentar a esta mistura por favor! Fica um tempero com sabor indiano. O meu já vem pronto, chama-se Ground mixed spice e se você tiver a chance de encontrar em alguma viagem ao exterior, pode comprar que é bom para polvilhar em bolos e doces!
 
Modo de preparo do bolo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 30 cm, polvilhe farinha ou açúcar e reserve na geladeira (isso faz o bolo desenformar com facilidade).
 
2) Numa tigela, bata os ovos (claras e gemas) com o açúcar até esbranquiçar.
 
3) Junte o melado e a manteiga, continue batendo. Acrescente o sal, a água, a farinha peneirada e o bicarbonato alternadamente.
 
4) Despeje a massa na forma untada e polvilhe a mistura de canela. Com uma faca faça uns cortes na massa para a mistura penetrar. Asse no forno à 180°C por cerca de 30 a 40 minutos. 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

À luz de velas


Para um jantar à luz de velas não é preciso gastar muito com decoração! Ainda mais que economia é meu segundo nome... Eu sempre guardo as embalagens de alimentos acondicionados em potes de vidros, como milho verde em conserva, mel, requeijão etc. Guardo tanto que de vez em quando preciso fazer aquela limpeza na despensa!

Passo cola em bastão por fora dos potes e colo pedaços de tecido chita ou chitão. Coloco minivelas dentro dos copos (à pilha ou as tradicionais votivas). E em poucos minutos nasce uma decoração bonitinha feita por mim!

Outra opção é o mosaico, basta colar pastilhas de vidro coloridas em um pote ou copo, passar rejunte e se preparar para ouvir elogios com a decoração colorida e descontraída.  

Estas são algumas ideias de iluminação com velas que estou planejando para as festas de final de ano. Mesmo que não sejam suficientes para iluminar todo o ambiente, as velas proporcionam uma sensação de aconchego, paz, tranquilidade e muitas vezes um bom sinal de que o amor está no ar!






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Panquecas com formas de cookies

Tenho muitas amigas, umas mais especiais, outras não menos. Eis que uma amiga especial teve que viajar com o marido para o exterior e me presenteou com sua filha por um final de semana. Assim surgiu uma menina em nossa vida, mesmo que por pouco tempo. Para mãe só de meninos, foi uma experiência marcante.

Algumas amigas sugeriram uma tarde especial: passe esmalte nela, faça trancinhas. Mas o que eu sei fazer mesmo é cozinhar, então, fomos Emily e eu para a cozinha. No domingo de manhã fizemos biscuits para o café da manhã, aquele pãozinho rápido e saboroso que meus filhos comparam ao pão de queijo - mas sem o frango, como pede o meu filho segundo, referindo-se à receita que faço com biscuits e frango.

E na manhã de sábado, que é quando temos mais tempo à mesa e o dia surge devagar apenas para avisar que é sábado, não precisa correr... fizemos panquecas americanas, bem fofinhas e altas.


A forma que encontrei para homenagear a chegada da primavera e deixar as panquecas bem altas foram... Formas de cookies grandes em formato bichos de jardim e folhas, que ganhei de minha cunhada. (Garden cookie cutters da Martha Stewart).


A receita é a que sempre faço de um livro que ganhei de casamento, com receitas típicas americanas (New Cook Book da Better Homes and Gardens)

Pancakes - Panquecas americanas
1 xícara de farinha
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo batido
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de óleo

Panqueca com gotas de chocolate - acrescente as gotas à massa na frigideira.

Unte as bordas das formas de cookies e escolha as maiores.

1) Em uma tigela misture farinha, açúcar, fermento em pó e sal. Em outra tigela bata o ovo, junte o leite e o óleo e adicione à mistura de farinha. Mexa até incorporar bem.

2) Em uma frigideira antiaderente levemente untada e usando fogo baixo, despeje lentamente a massa na forma de cookie untada até a metade, ou se estiver fazendo sem a forma, cerca de 1/4 de xícara da massa.

(Uma dica: use uma embalagem vazia de catchup para pingar as panquecas na frigideira).

3) Vire a panqueca só quando a superfície começar a borbulhar e as bordas secarem. Sirva com mel derretido no microondas por alguns segundos.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Breakfast casserole - Torta de ovos e pão

A tradução se perde com este tipo de prato americano. "Casserole" aqui é caçarola e simplesmente um tipo de panela ou no máximo o pudim italiano, chamado caçarola italiana, que eu amo... Enfim, a minha lembrança de "casserole" são estas tortas sem massa, que você faz com ovos e o que tiver na geladeira que sempre ficam deliciosas.

Aqui em casa talvez seja o prato mais fácil que faço tanto para um lanche rápido como para receber minhas amigas no café da manhã semanal que fazemos, o café das mães com filhos pequenos... Nestes encontros começamos com um café quentinho, às vezes comemos uma salada de frutas, outras vezes um pão de canela ou bolo que alguma amiga traz. Claro que sempre tem algo doce para quebrar o regime da semana, já que nos reunimos todas as quartas-feiras. E conversamos, trocamos experiências sobre como podemos criar filhos melhores para termos um mundo melhor, além de nos conhecermos melhor como mães e mulheres para aliviar um pouco da pressão diária da grande tarefa que temos.

A receita é das mais simples e faz reaproveitamento daquele pãozinho francês (ou pão de sal como dizem em Minas) que você comprou ontem ou antes de ontem ou há uns dias... E também pode acrescentar legumes/verduras cozidos que por acaso estejam sobrando na geladeira.

Ovos, tomates ou pimentão, um pouco de linguiça ou bacon picadinho, leite ou leite/creme de soja para culinária, sal, um temperinho e pronto... A torta sai bonita do forno, mas sempe murcha um pouco até você servir.

Torta de pão com tomates
Breakfast casserole - Torta de ovos e pão
4 a 6 ovos (dependendo do tamanho de seu pirex)
1 a 2 pães franceses (ou fatias de pão de forma)
Orégano ou manjericão picado ou desidratado
1 xícara de leite ou 1 caixinha de creme de leite
Sal a gosto, salsinha, cebolinha, oregano ou manjericão, alho picadinho ou tempero de sal
1/2 xícara de queijo mozzarella ralado ou em cubos
Linguiça calabresa ou bacon picado em cubos
Tomate picado ou pimentão vermelho picado em cubos pequenos (opcional)

1) Em um pirex corte o pão em cubos e distribua uniformemente, forrando todo o fundo. Em seguida, salpique orégano.

2) Numa tigela bata os ovos com os outros ingredientes e despeje sobre o pão. Salpique pimenta se gostar.

3) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C por 30 a 40 minutos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ice Cream Sandwiches - Cookies Recheados com Sorvete


Esta é uma sobremesa para crianças e adultos. Sanduíches de cookies com sorvete... Na cantina da minha escola americana tinha um sanduíche de sorvete que acho que foi responsável por boa parte dos 13 kg que ganhei quando fiz intercâmbio de high school. Valeu a pena cada quilinho, pois assim que retornei perdi tudo! Acho que a explicação para a perda repentina que tive está nas pequenas porções que costumamos comer por aqui, ao passo que lá, mesmo em restaurantes, são servidas porções generosas.

O sanduíche de cookies e sorvete pode ser feito com cookies caseiros ou industrializados. Eu gosto dos caseiros porque são mais macios por dentro.

A receita de cookies é a tradicional americana, que podem ser saboreados sem o sorvete...


Chocolate chip cookies
1/2 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato
2 ovos
1 colher (chá) de baunilha
1 pitada de sal
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de gotas de chocolate meio-amargo ou o equivalente de uma barra cortada em cubinhos
Nozes picadas (ou macadâmias, castanha de caju etc.) - opcional, não usei

1) Pré-aqueça o forno a 180o C.

2) Na batedeira, bata a manteiga por cerca de 30 segundos. Acrescente os açúcares, o sal e o bicarbonato e bata até obter um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, incorpore, e misture o quanto puder de farinha. Usando uma colher de pau ou espátula, acrescente o restante da farinha e, por último, misture as gotas de chocolate e as nozes.

3) Leve a massa para gelar por 30 minutos. Numa assadeira não untada, use uma colher de sobremesa ou colher de sorvete para colocar porções redondas da massa, com cerca de 3 cm de altura por 3 cm de diâmetro, deixando um espaço de 5 cm entre elas.



4) Asse por 10 a 12 minutos a 180o C ou até dourar as bordas. Retire da assadeira com uma espátula de bolo para não quebrarem, transfira para uma grade para esfriarem.

5) Deixe um pote de sorvete por 10 minutos fora da geladeira para amolecer um pouco. Coloque uma colher de sopa de sorvete sobre um cookie e faça o sanduíche, acrescentando outro cookie por cima. Passe em confeitos coloridos ou de chocolate e leve ao freezer por 2 horas.

Dicas:
- A massa de cookies pode ser guardada na geladeira, eles ficam mais altos quando assados.
- Use forma de pizza, que tem a lateral baixa, para assar seus cookies.
- Para ter os cookies "chewy," ou macios por dentro, não exceda o tempo de forno
- Para fazer um cookie gigante, espalhe a massa pela assadeira inteira.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Paella sem receita, só para olhar...

Em sua cozinha nas alturas, de onde se vê uma boa parte da cidade nosso amigo Xyko, que hoje celebra mais um ano de vida, preparou-nos esta linda paella... Parabéns!!!

Além da experiência que ganhamos a cada ano que passa, este é o único aniversário que vem com vantagens adicionais, como vaga reservada no estacionamento, filas de atendimento especial, meia no cinema, e você pode se tornar ecologicamente correto, economizando gasolina ao andar de ônibus... de graça. Aproveite!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Boas compras para a minha cozinha

Forminhas de cupcakes/muffins - com motivos diversos...


Formas de papel para bolo inglês da Paula Dean... paguei bem baratinho... Sonho com o dia em que nossas indústrias de produtos para confeitaria coloquem nas prateleiras algo assim, made in Brazil... E não importados a preços absurdos...

E este cortador ondulado, especial para legumes... amei... Depois de cortadas as batatas, fiquei admirando um pouco como um pequeno utensílio pode agregar tanto valor a um prato. Isso faz parte da pitada de amor que sempre coloco quando faço algo do trabalho de casa. Servir com alegria minha família e é isso que tira a rotina do cotidiano.

A receita das batatas douradas e onduladas:
Espalhei uma cebola fatiada em rodelas grossas no fundo de uma frigideira de ferro, acrescentei azeite e um chorinho de óleo. Coloquei as batatas sobre as rodelas de cebola, polvilhei sal, pimenta e orégano. Acrescentei alho picadinho e deixei dourando, com tampa, mexendo só de vez em quando após dourarem de cada lado. No final quando as batatas estavam al dente, acrescentei linguiça calabresa em rodelas e deixei dourar mais um pouco até elas chegarem ao ponto. Prontinho, um prato delicioso e fácil.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

E na mala lembranças

Esta é uma dica de decoração simples mas que causa efeito. Todas as mesas deste charmoso restaurante no hotel Gaylord Palms em Orlando tinham como porta-talheres... um vaso de cerâmica decorado com uma técnica de pintura, o estêncil!

No último dia de minha estada almocei lá, e gastei um tempinho observando detalhes e me despedindo de uma experiência linda que tive... a de participar de uma convenção internacional para a organização que trabalho como voluntária, o MOPS.
Além de participar da convenção tive a oportunidade de conhecer duas donas de blog de culinária que sempre admirei muito. Primeiro a Ana, do Kitchen Space e depois a querida Claudia, do Magia na Cozinha que descreve em detalhes neste post nosso maravilhoso encontro.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Celebrando os 8.0 de minha mãe

É maravilhoso comemorar aniversários, melhor ainda é celebrar uma vida de 80 anos que se passaram de uma mulher que disse sim... ao amor de sua vida, aos filhos que Deus lhe mandou, ao compromisso de educá-los na fé que ela professa. Somos agradecidos a Deus pela dedicação desta mulher que é nossa mãe, pelo investimento que ela fez na família, por não se deixar abater pelo dia exaustivo de trabalho e sentar-se aos nossos pés toda noite, contando histórias que tiveram impacto em nossa formação e em nosso caráter... Isto é fazer a diferença, deixar um legado que durará eternamente... Parabéns mamãe!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Manteiga caseira, como minha mãe fazia

Pão com manteiga, como é gostoso! É o que meu marido sempre diz, apesar de ter levado anos para ele realmente apreciar pão com manteiga, mesmo sendo mineiro. Já eu desde pequena amava pão quentinho com manteiga pura, quando ela ainda está geladinha. Meu pai trazia leite cru do curral, minha mãe fervia e guardava a nata a semana toda para fazer  manteiga. Já nesta época eu me realizava na cozinha fazendo o pão de nata que aprendi com minha prima. Nasci numa terra que produzia muito leite, Mococa, e a fábrica de mesmo nome fabricava uma manteiga deliciosa.

Manteiga fresca com pão desta receita: No-knead bread

Para fazer a manteiga em casa o ideal é usar leite cru ou leite integral. Primeiro precisamos fazer a nata que vai virar a manteiga. E ela precisa estar ácida, para soltar o soro no processo (este soro é o buttermilk!). Ou seja, não adianta ferver 10 litros de leite para ter nata fresca na hora para bater a manteiga. É preciso que a nata fique pelo menos 12 horas na geladeira. Eu deixo bem mais, durante a semana toda, quando pretendo fazer manteiga eu fervo um litro de leite todos os dias e vou guardando a nata num potinho, ou peço para a minha mãe juntar nata para mim!

Hoje não temos mais o hábito de ferver leite, mas para ter a manteiga caseira feita à moda antiga é importante que se ferva o leite para coletar a nata que se forma na superfície. Para obter 500 g de nata é preciso muito leite... mesmo assim vale a pena!

Já o creme de leite fresco que compramos em supermercados, pode ser usado imediatamente, basta colocar na batedeira ou processador, bater muito além do ponto de chantilly que ele vira manteiga!

Para obter a nata:
Leve o leite ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo, espere o leite esfriar, leve para a geladeira e bem mais tarde retire aquela nata que se forma na superfície. Reserve em pote separado e tampado na geladeira. Faça isso sempre que ferver leite e vá guardando na geladeira até obter cerca de 300 a 500 g de nata.

Para fazer a manteiga:
1) Em uma tigela pequena coloque a nata retirada do leite e que você guardou na geladeira durante alguns dias.

2) Comece a mexer com um garfo ou colher até que um soro branco comece a se soltar e a manteiga aparecer em forma de grumos ou bolinhas.
(Você também pode usar um pote fechado e agitar até soltar o soro, ou a batedeira, mas para a quantidade que eu faço sempre uso uma tigela).

3) Em seguida, escorra o soro, e vá enxaguando a manteiga com água fria.

4) Continue enxaguando a manteiga em água fria até que não haja nenhum ponto branco de soro. Coloque sal e sirva.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Entrega especial da Perdigão

Que delícia ganhar presentes! Ainda mais de alguém que a gente admira. E foi este o kit que recebi há pouco tempo da Perdigão! Entregaram em minha casa uma linda sacola térmica com vários produtos: lasanha, Chicken Pop Corn, salame Ouro, presunto cru Ouro, Cordon Bleu (empanado recheado) e penne ao sugo com manjericão. Tudo delicioso...  Minha família agradece de coração!

Quem me indicou para esta promoção foi minha amiga Fabrícia e também agradeço a ela o carinho.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Chicken Pot Pie with Biscuits - Torta de Frango Americana


Estou perto de voltar aos Estados Unidos depois de quase seis anos longe... e isto já me deixa com água na boca só de pensar que vou poder saborear novamente alguns pratos que me trazem boas lembranças. Um deles é esta torta de frango cremosa, a chicken pot pie, que minha amiga Mona fazia para me receber sempre que eu estava em visita na cidade.

A receita de chicken pot pie é simples... você precisa só de um peito de frango ou sobras de frango desfiado, seleta de legumes e a receita de biscuits, os pãezinhos rápidos que cobrem a torta.

Mesmo sendo simples este prato causa boa impressão, é nutritivo e para dias de inverno traz aquela sensação de aconchego que todos buscam nesta época. Para mim esta é uma "comfort food" que além de eu não conseguir parar de comer... aquece a alma.

Caldo de frango
1 peito de frango grande, picado em cubos, sem pele
sal, pimenta, cebola picada, alho, salsinha e cebolinha a gosto
1 colher (chá) colorau ou páprica
2 colheres (sopa) azeite ou óleo
2 xícaras de água (em média)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Legumes - medidas podem ser a olho
1/2 xícara de ervilhas congeladas
1 xícara de milho cozido
1/2 xícara de cenoura em cubos
vagem, pimentão vermelho etc. - Não use tomates.

1) Refogue o peito de frango em azeite ou óleo, com cebola picada, alho, salsinha e cebolinha picada, pimenta, sal, páprica ou colorau. Quando o frango está cozido eu desfio com um amassador de batatas porque gosto dele bem desfiado, mas pode deixar em cubos também. Depois adicione água e deixe com bastante caldo.

2) Em seguida, coloque legumes como ervilhas congeladas, cenoura em cubos e milho. Deixo cozinhando até os legumes ficarem macios. Na pressa você pode colocar uma seleta de legumes que dá um efeito bonito. Enquanto isso prepare os biscuits.

3) Engrosse o caldo com 2 colheres de sopa de farinha de trigo e transfira para um refratário sem untar até a metade.


Esta receita de biscuits pode ser usada para um simples lanche e fica deliciosa. Meus filhos acham que se parece com o pão de queijo.

Biscuits de pingar
2 xíc. farinha de trigo
1/4 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara de manteiga ou margarina fria
2 colheres de queijo mozarela ralada (opcional)
2/3 xíc. de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

1) Misture os ingredientes secos numa tigela funda. Acrescente a manteiga ou margarina e com um amassador de batatas ou um par de facas esmigalhe a manteiga na mistura seca, até ficar em tamanho de ervilha.

2) Adicione o leite e misture levemente apenas para incorporá-lo.

3) Pingue com duas colheres sobre o recheio de frango que já está no refratário, deixando um dedo de distância entre eles. Asse em forno pré-aquecido a 200°C até dourar os biscuits e o recheio borbulhar.

Para fazer os biscuits para lanche asse-os em forma untada por 20 minutos ou até dourar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sinta-se em casa

Um lacinho e uma florzinha envolvem com carinho as toalhas sobre a cama para receber minha amiga do MOPS que fica duas semanas comigo para divulgarmos o programa no Brasil.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pico de gallo, um sabor mexicano

Neste cinco de mayo, o grande feriado mexicano, a minha contribuição para a data é uma receita simples e saborosa, o vinagrete mexicano, que se chama pico de gallo. A diferença para nosso vinagrete é que você acrescenta coentro fresco picado e pimenta chili, jalapeño ou para facilitar, a dedo-de-moça. A receita eu faço meio a olho e aprendi com uma mexicana, a Yolanda.

O pico de gallo é bem versátil, para você ter uma ideia ele foi servido num churrasco e substituiu  o  vinagrete tradicional.

Pico de gallo
3 tomates, sem sementes, picados em cubos pequenos
1 pimenta chili picada (substitua por pimentão verde, jalapeño ou dedo-de-moça)
1 cebola picadinha
1 colher (chá) de coentro picado
1 colher (chá) cebolinha picada
Azeite de oliva que baste
suco de limão a gosto
sal a gosto
chili powder (opcional)

Misture todos os ingredientes numa tigela e sirva com comida mexicana (tacos, tortillas, quesadilla, salada de feijão preto, doritos, pizza mexicana etc.).

Inventei uma "bruschetta mexicana" assim: cortei fatias de pão italiano (baguete), coloquei uma colher de pico de gallo sobre as fatias e levei diretamente ao forno por alguns minutos.

A receita original feita pela Yolanda.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sugar and spice - o cravo

Sugar and spice and everything nice... "Açúcar e especiarias são tudo que há de bom" (literalmente) e dizem que um punhado de cravos no açucareiro espantam as formiguinhas, aquelas que invadem o açúcar em dias quentes. Por enquanto tem dado certo aqui em casa, mas os dias de verão para longe estão... 

O pequeno cravo da índia é na verdade um botão seco de flor. Eu uso como condimento em receitas doces e salgadas. Gosto de adicioná-lo inteiro ou moído a chás, doces, pudins e bolos e em receitas salgadas, como chutneys, caldos, geléias e pickles.

Clique aqui para ver mais receitas com cravo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS