Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Apple Pie - Torta de Maçã Americana

Tão americana quanto apple pie... é esta sobremesa que está se popularizando entre nós com a ajudinha dos blogs! Parece que ela não foi inventada nos Estados Unidos, pois há relatos desta torta na Inglaterra há muitos séculos (desculpe, só achei em inglês). Digamos que ela tenha sido aperfeiçoada pelos americanos, que difundiu para outras culturas esta delícia.


O aroma da canela se espalha no ar e o formato da torta lembra os desenhos que a vovó Donalda fazia e colocava na janela para esfriar. Cresci com esta imagem, mas só conheci a torta quando tinha 18 anos, no ano maravilhoso de minha vida, quando fiz intercâmbio e provei todas as comidas que tinha e não tinha direito. Eu engordei 13 kg em um ano quando morei fora...

Dei meu toque pessoal à esta torta com conhaque e cardamomo.

Torta de maçã americana

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga ou margarina culinária gelada, cortada em pedaços
4 a 6 colheres (sopa) de leite (ou água)

Misture a farinha, o açúcar e a manteiga com dois garfos ou um amassador de batatas até obter uma farofa. Adicione o leite aos poucos e amasse delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por aproximadamente 15 minutos.

- Eu prefiro o processador, processo os três primeiros ingredientes usando a lâmina, acrescento o leite aos poucos até virar uma bola.

Recheio

1,5 kg de maçãs

1/3 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de canela em pó
Sementes trituradas de 3 bagos de cardamomo

Suco de 1 limão
2 colheres (chá) de conhaque

1) Faça uma mistura com os ingredientes secos.
2) Descasque e fatie as maçãs em fatias finas (ou grossas, conforme preferência) acrescente o limão, o conhaque e a mistura acima aos poucos. Deixe descansar para formar caldo.

Cobertura:
1/3 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de leite

Montagem da torta:
1) Divida a massa em duas partes. Abra em superfície enfarinhada com um rolo na espessura de 3 mm.

- Eu gosto de abrir a massa entre duas placas de silicone ou plástico grosso, porque facilita a transferência para a forma.

2) Forre o fundo e as laterais de uma forma ou pirex de 24 cm de diâmetro sem untar, deixando uma borda em excesso para enrolar depois com a parte superior. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Apare as laterais ou decore.

3) Pincele com a cobertura de açúcar e leite (ou gema). Faça vários furos para que o vapor saia ou use um cortador de tortas. Asse em forno pré-aquecido a 160° C por cerca de 45 minutos ou até dourar. Sirva quente acompanhada de uma bola de sorvete de creme.

Efeito ondulado na borda: com o dedo indicador da mão direita pressione um lado da borda e com os dedos indicador e polegar da mão esquerda, vá apertando a massa em torno do indicador por toda a borda.

Da minha casa para a sua:

- Descasque e fatie as maçãs com antecedência, elas podem ficar de "molho" o dia todo, quanto mais tempo, mais caldinho na torta.

- O preparo da massa é simples, melhor ainda com processador, mas pode ser feita manualmente e também congelada, em discos abertos prontos para receberem recheio.

- O forno não deve estar muito quente para que as maçãs assem uniformemente.

- Está com pressa? Utilize massa folhada ou filo.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Soltando as frangas

Eu sou chegada num franguinho, no entanto, comecei a duvidar da qualidade da carne que a minha família estava consumindo quando conheci uma fazenda de criação de frangos. Nas primeiras fotos vemos galinhas felizes, criadas ao ar livre por meus sogros para consumo próprio, com alimentos naturais, sem antibióticos e promotores de crescimento. As galinhas caipiras lá tem seu espaço para ciscar o chão procurando bichinhos e vegetais; quando cansadas dormem no poleiro do galinheiro e botam ovos confortavelmente nos cestos cobertos de palha. Meus filhos adoram jogar couve apanhada na horta pela cerca para assistir as galinhas e o galo correndo em direção de sua comidinha natural!

Já estas imagens deixam bem claro o que passa por minha mente quando vejo frango não-orgânico a venda nos supermercados. Confinados nos aviários de produção industrial e transformados em máquinas de produzir carne e ovos, vivem no máximo 45 dias desde o nascimento até o abate. Enclausurados, sem ver a luz do sol, enganados com luz artificial, sem poder ciscar e nem correr!

O queridinho Jamie Olivier saiu em defesa das galinhas e incentiva o consumo consciente e a escolha saudável de frangos orgânicos. Na Europa existe a campanha Chicken out que promove a criação à solta de frangos (free-range) e tem o apoio de outro chef, Hugh Fearnley-Whittingstall.

Aqui... a única opção industrializada que conheço são os frangos da Korin.

Para se divertir, sugiro o filme inglês "A fuga das Galinhas," lançado há alguns anos e que conta a angústia das pobres coitadas que tentam fugir do galinheiro para não virar torta (reparem que elas têm dentes).

"Cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém."
Dito popular

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Slow Cooker - Crockpot ou Panela Elétrica

Um café da manhã preparado na véspera... Como é bom acordar e já sentir o aroma da aveia e da canela pela casa. Para isto, uso minha panela de cozimento lento que ganhei da amiga Helen há alguns anos. O termo "crockpot" é a marca da fabricante Rival nos Estados Unidos, onde a crockpot é muito popular e hoje é sinônimo de panela elétrica.

Algumas vantagens que vejo nesta panela:
- O cozimento lento e uniforme realça o sabor dos alimentos;
- Você pode levar à mesa apenas o refratário;
- O alimento permanece aquecido durante toda a refeição.

Há inúmeras receitas que podem ser preparadas na panela elétrica, principalmente alimentos com líquido, como:
- Ensopados
- Fondue
- Moqueca, feijoada
- Salsichas ao molho
- Caldos e mingaus
- Bolo de carne
- Legumes
- Sobremesas
- Bolos
- Jantares: visite o site da Better Homes and Gardens.

A lista vai longe... Alguns sites oferecem mais de mil receitas...

Este mingau de aveia fica bem cremoso.

Mingau de aveia na crockpot
1 xícara de aveia em flocos
3 xícaras de água
1 pitadinha de sal
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 xícara de açúcar mascavo (pode ser demerara ou branco)
1/4 xícara de passas claras ou escuras (ou damascos)
1/2 xícara de maçãs picadas (opcional)
1/2 colher (chá) de canela em pó

1 xícara de creme de leite ou creme de soja

1) Antes de se deitar, coloque aveia, água, açúcar, manteiga, açúcar, passas, maçãs e canela no rechaud da panela elétrica. Ligue na potência mínima e deixe cozinhar por 6 a 8 horas.

2) Ao acordar, mexa a aveia, acrescente o creme de leite ou de soja (pode ser leite também, em quantidade menor). Polvilhe canela e sirva no café da manhã ou brunch.

Dedico esta receita à querida Marizé.

A panela enfeitando um cantinho da minha cozinha.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Arroz Vermelho, danado de bom!

Conheci este arroz em Minas com meus sogros há muitos anos... Lá a produção é considerada uma praga, é erva daninha! Na Europa é o arroz de Camargue.

Toda vez que viajo (para Minas) volto com uns pacotinhos e conservo no freezer, para não criar caruncho. Reservado para visitas e datas especiais.


O preparo é simples: para cada xícara de arroz: 4 xícaras de água.
Deixe de molho por no mínimo 2 horas.

1) Refogue bastate alho e cebola, acrescente água, arroz e sal - deixe cozinhar em fogo baixo por 45 minutos.

2) Ao fim de 30 minutos, acrescente carne previamente cozida ou legumes: costelinha suína, suã, coxinha de frango, bacalhau, batata-doce, lingüiça, bacon, camarão... deixe mais 15 minutos para pegar gosto. Fica bom com tudo!

3) Decore com cebolinha picada e sirva com salada, bolo salgado de milho ou farofa. Ele fica bem cremoso, com aspecto de risoto.



Quem já conhece:
Trem bom
Come-se
Slow Food Brasil

Quem já provou aqui em casa, além de toda minha família e vários amigos que não têm blog...
Claudia
Laila
Vovó moderna
Vovô do século XXI

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quitutes rápidos para o Carnaval






Acabaram-se as férias de verão e as aulas já começaram... No entanto, as crianças ainda estão no ritmo de férias e o feriado de Carnaval é uma época propícia para preparar uns quitutes leves. Por isso, reuni aqui várias receitinhas que fiz no decorrer do ano para a meus filhos.

Clique na foto para visualizar as receitas.

Divirtam-se! Estarei ausente durante o período do Carnaval. Até a volta!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS