Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Pão de Ló da Minha Avó

A minha avó nasceu em 1912, meu avô em 1910, casaram-se em 1928, tiveram 6 filhos, vários netos, bisnetos e até tataranetos. Hoje estariam com quase 100 anos. Acho que penso neles quase todos os dias. Lembro-me de minha avó chamando e as mãos trêmulas segurando um pratinho, descendo para a nossa casa para dividir algo que tinha feito no almoço. Uma de suas especialidades era este pão de ló, que ela batia na mão, sem batedeira, todos os sábados. Ela não recheava e nem colocava cobertura e eu também não. Até o dia do aniversário de meu filho mais velho, quando fiz a receita para ele, decorei com chantilly e morangos e ele disse que foi o melhor bolo que já comeu. E não era para menos, além do amor como ingrediente principal, tinha a doce lembrança de uma receita que está na família há mais de meio século!

Pão de ló da minha avó
6 ovos, claras separadas
3 xícaras de farinha de trigo
3 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Este bolo não leva fermento em pó.

1) Pré-aqueça o forno a 180o C. Unte uma assadeira redonda alta de cerca de 30 a 35 cm.

2) Na batedeira, bata muito bem as claras em neve com uma pitada de sal. Em seguida, reduza a velocidade e junte o açúcar, as gemas, a água e a farinha, sem parar de bater até incorporar tudo.

3) Leve para assar em forma untada, por 30 a 40 minutos.

Mais idéias:
- Recheie com doce de leite, cubra com chantilly, blueberries e morangos.
- Substitua a água por suco de laranja.
- Faça uma calda doce de laranja com açúcar e despeje sobre o bolo assado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 komentar:

Posting Komentar