Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Laranja confit

Confit, confitado? Já ouviu falar? Com certeza muitos de nós já tivemos contato com esta técnica antiga de preservar alimentos. Quando não havia ainda geladeira era assim que se conservava carne. Na banha, em uma lata. Do jeitinho que minha mãe conta que minha vó Maria fazia. E a vó Guilherma de meu marido também, ele sempre me fala desta carne na lata, de como era gostosa a comida feita com a banha do porco.

Já o verbo confit é de origem francesa e significa conservar, preservar. Alimentos são cozidos em baixa temperatura e imersos em gordura ou algum líquido para preservarem o sabor. Depois são armazenados em locais frescos.

Explicada a técnica vamos à receita de laranja confit, que faço rapidamente no microondas, para combinar com os tempos modernos.

Em tempo, na minha busca por receitas de confit encontrei uma receita de alho confit, da amiga Laila, chef do Comidinhas do Bem. Confira!

Laranja confit
Adaptado da receita da amiga Fabrícia - no blog Sopa Vermelha
Use como calda para salada de frutas, cobertura de bolos etc.

- 250 ml de água
- 1/2 xícara de açúcar
- 15 ml de xarope de milho (1 colher de sopa)
- 1 laranja pera, cortada em fatias de aproximadamente 1/2 cm de espessura

Num prato fundo grande ou num refratário misture a água, o açúcar e o xarope. Coloque durante 3 minutos no microondas na potência máxima para dissolver o açúcar. Acrescente as fatias de laranja e leve por mais 12 minutos ao microondas. Deixe esfriar. Cubra e refrigere durante 24 horas antes de servir.

Salada de frutas com a calda de laranja confit

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Baked potato - Batata assada e memórias...

Verão e chuva, duas boas lembranças que tenho de minha infância. Chuva de verão = corrida na enxurrada. E quem nunca fez isto? Verão, chuva, corrida na enxurrada e depois comida da mamãe, literalmente. Primeiro ela ficava meio brava, dizia que tinha sapo morto na sarjeta, e não é que um dia descobrimos que era verdade? Nunca mais andamos na enxurrada. Mas depois do banho vinha aquela comidinha boa, adorava olhar para o fogão e ver o vapor saindo das panelas. 

Hoje muitas crianças não correm mais na enxurrada, correm dela, e não as culpo, já que muitas vivem em apartamentos.

Já reparou que não existe barulho de chuva em apartamentos? Da janela lá no alto parece neve caindo. Agora que moro em casa voltei a sentir o barulho da chuva, o gotejar nas calhas e o ardido dos pingos no chão.

Em 2008, ainda tão pequenos... conversando distraidamente, sem pressa, nem preocupações de se molharem.
E para completar o quadro de memórias de meus filhos eu faço uma comidinha simples, só que o vapor sai do microondas, com algo que eu não imaginava comer na minha infância, de sotaque inglês e que hoje eles pronunciam com facilidade... Mamãe, faz "baked potato."

Baked potato
1 batata grande para cada pessoa
1 pote de cream cream cheese
1/2 pote de iogurte natural
Manteiga
Sal
Pimenta do reino ou calabresa
Orégano (alecrim, manjericão seco, ervas de provence etc.)

1) Lave as batatas sem descascar e embale-as molhadas, uma a uma, em folha de papel toalha.

2) Leve ao microondas na potência alta por 10 minutos. Teste com um garfo se estão macias. Se necessário deixe mais alguns minutos. Cuidado para não cozinhar em excesso e murchar. (Caso não tenha microondas, cozinhe em água quente).

3) Prepare o molho de sour cream: misture o cream cheese com o iogurte natural.

4) Quando as batatas estiverem cozidas, coloque cada uma no prato que vai servir, dê um murro nela e corte com a faca de ponta a ponta. Se preciso, afofe com o garfo. Passe manteiga, sal e coloque o molho sour cream descrito na etapa 3. Polvilhe pimenta, um pouco de sal e orégano. Sirva quente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

French Toast - Rabanadas

Ano novo, vida nova. A vida toda ouvi esta frase. E este ano minha mãe disse: entra ano, sai ano e tudo continua do mesmo jeito. Eu respondi: mãe... mas a gente que tem que mudar! Flexibilidade, esta foi a palavra escolhida para o novo ano para mim. Ser flexível na maneira de agir e principalmente de reagir... pois não quero chegar ao final do dia do com o coração partido por não ter feito algo para alguém só porque me exigia mudar um pouco a direção.

E para começar bem, por que não aceitar que não tinha leite condensado para fazer aquela rabanada deliciosa da minha sogra e alterar a receita tradicional dela? Foi o que fiz...

Rabanadas - receita da minha sogra

1 baguete de pão para rabanada ou 1 pão de forma sem casca
3 ovos, gemas separadas
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 litro de leite

Óleo para fritar

Algumas opções para servir:
- Fried apples - maçãs grelhadas ou pêssegos
- Calda Butterscotch
- Mistura de açúcar e canela para polvilhar
- Mel ou xarope de milho derretido (no microondas por 15 segundos)
- Morangos - lave, pique e povilhe açúcar para formar um caldinho, se preferir adicione também vinho tinto ou extrato de baunilha

1) Corte o pão na diagonal em fatias grossas (aprox. 2 cm). Pão de forma: use a fatia inteira. Reserve.

2) Bata as claras em neve e acrescente no final as gemas, mexa delicadamente até incorporar bem.

3) Numa tigela, adoce o leite com o açúcar. Passe rapidamente os dois lados das fatias de pão no leite adoçado e depois nas claras em neve. Antes de mergulhar no óleo, passe uma faca ou espátula para tirar o excesso das claras. Frite em bastante óleo quente na frigideira, virando para dourar dos dois lados. Escorra em papel absorvente.

4) Polvilhe com açúcar e canela e sirva com fried apples (maçãs grelhadas), calda de morango com açúcar, leite condensado, calda butterscotch, mel etc.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS