Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Bolo de Figo Frances O'Neal

Sempre que recebo uma revista de culinária do exterior eu leio e releio várias vezes, anoto num papel todas as receitas que quero fazer e aos poucos vou cumprindo com o compromisso que estabeleci comigo mesma... de tentar colocar algo novo na mesa de minha família uma vez por semana. Eu amo listas de receitas, cada revista importada minha tem um papelzinho solto com as receitas que quero fazer, a página e alguma dica de ingrediente. Se depender destas listas tenho anos de testes na cozinha pela frente sem me preocupar em comprar nem um livro de receitas!

E quem experimenta todas estas receitas? Felizmente temos um grupo pequeno de nossa igreja, que se reúne uma vez por semana em nossa casa e quando é minha vez na escala de lanche já sabem que será alguma novidade. Além claro de meu pequeno grupo familiar, meu marido e filhos!

Este bolo em especial fiz para uma amiga que estava se mudando. E outra vez fiz para uma outra amiga que estava com o marido no hospital e quis alegrá-la um pouco... Acho que este bolo representa a amizade para mim, pois foi feito com os figos em calda que ganhei de minha cunhada...

Pretendo fazer esta mesma receita com outras compotas de frutas como morango, ameixa, abacaxi e frutas secas como tâmaras, passas, damasco etc.

A receita deste bolo de figo está na edição de abril/2009 da revista Gourmet que a futura mamãe Fabrícia me enviou do Canadá e é de um restaurante americano que se chama Back Porch Restaurant and Wine na Carolina do Norte.

Bolo de Figo Frances O'Neal
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo moído
1/2 colher (chá) de noz moscada moída
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
1/2 xícara de buttermilk bem batido (veja instrução no final)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de água morna
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de figos em conserva, sem caldo, picados
1 xícara de nozes ou castanhas picadas (opcional)

1) Preaqueça o forno a 180° C. Unte uma forma de anel com manteiga e farinha.

2) Peneire farinha, sal e os condimentos.

3) Na batedeira: bata os ovos (claras e gemas) na tigela grande na velocidade alta até espumar, por 2 minutos. Adicione o açúcar e bata até esbranquiçar, mais 2 minutos. Adicione o óleo e bata 1 minuto. Abaixe a velocidade da batedeira e vá alternando mistura de farinha e buttermilk (terminando com a farinha).

4) Dissolva o bicarbonato em água morna e junte à massa, com a baunilha, figos picados e nozes.

5) Asse por cerca de 50 minutos a 1 hora ou até dourar o bolo e o palito sair limpo. Deixe esfriar completamente na forma por cerca de duas horas. Decore com açúcar de confeiteiro ou calda de preferência.

Buttermilk: para 1 xícara de leite, use 1 colher de suco de limão, deixe descansar 10 minutos.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Doce de figo em calda

Doce doce de figo... na fazenda que morava quando criança tinha pé de figo... Eu ajudava minha mãe a limpar com um paninho cada figo, para retirar a aspereza da casca, dava até coceirinha na mão. Depois ela cortava em cruz, ferventava rapidamente e colocava numa calda quente de açúcar, água, cravo ou canela. Deixava cozinhar até ficar macio. Este foi minha cunhada que fez e quando abri o pote viajei no tempo.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Com o frio... vai bem um caldo de batata e agrião

O inverno 2009 chegou com noites geladas que me inspiram a encerrar o dia preparando algo quente para aguardar meu marido que antes de chegar em casa passa na padaria e compra um pão italiano fresquinho...

Minha mãe sempre nos mimou com sopas saborosas no inverno. Ela gosta de usar caldo de frango ou de carne e algumas sobras do almoço, como legumes, carnes e arroz. Além das sopas também aprendi a economizar na cozinha, a geladeira de minha mãe é cheia de pequenos potes com sobrinhas, ela não desperdiça nada... E 16 de julho é aniversário dela...

Este caldo é parecido com o caldo verde português, é o produto final de um purê de batatas que fiz no almoço já com segundas intenções, para aproveitá-lo no jantar!

No inverno reduzimos o consumo de saladas, mas neste caldo de batatas o agrião fica muito bem!
A receita básica: purê de batatas (3 a 4 xícaras), caldo de carne que baste para ficar cremosinha, meio maço de agrião lavado (ou couve), uma linguiça calabresa fatiada. Leve para ferver.

Coloquei tudo na panela elétrica (crockpot) e deixei cozinhando por 2 horas, mas no fogão você faz tudo em 20 minutos. Arrume a mesa com carinho e sirva em tigelinhas, com pão italiano, torradas e azeite.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Upside down corn cake - Bolo invertido de fubá e morangos

Um bolo de fubá que já sai com calda e pode ser assado na grelha da churrasqueira. Imagine a seguinte cena, você termina o churrasco, enquanto conversa com seus amigos deixa o bolo assando e quando sai o café tem um bolo quentinho...

Eu assei o bolo no forno, mas não vejo a hora de ter uma churrasqueira e um forninho de pizza para começar a testar receitas deste tipo. Este bolo é da Rachel Ray, apresentadora que tem programa na TV americana.


Bolo invertido de fubá e morangos
Adaptado de Rachel Ray

100 g de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/2 xícara de açúcar (mascavo ou branco)
1 bandeja de morangos (ou cerejas), lavados e fatiados ao meio
1/2 xícara de polenta instantânea (milharina, polentina etc)
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2/3 xícara de buttermilk*
1 ovo

1) Derreta 4 colheres de manteiga e 4 colheres de açúcar mascavo em fogo médio, mexendo até dissolver por 3 minutos. Desligue e acrescente os morangos. Forre o fundo de uma assadeira com esta calda (ou a frigideira)

2) Em uma tigela, misture a 1/2 xícara de açúcar, o fubá, a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato e o sal. Acrescente o buttermilk e o ovo.

3) Derreta a manteiga restante no microondas e junte à massa, batendo até ficar macia. Espalhe a massa sobre a calda de morangos. Asse em forno preaquecido a 200°C. Espere esfriar por 10 minutos para desenformar.

Na churrasqueira: cubra a forma/frigideira e asse por 30 minutos ou até dourar.

*Buttermilk - misture 1 colher de limão ou vinagre para completar 1 xícara de leite e deixe repousar por 10 minutos.

Caso não tenha frutas... não faz mal... a calda em si já dá um sabor especial a este bolo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Idéias que brilham

Lustres pendentes feitos com copos plásticos, escovas diversas e martelinhos de carne... detalhes presentes na decoração da Explofora do ano passado na Holambra.

Quem começou esta brincadeira com lustres diferentes foi a Luciana do blog Cafezinho das Cinco. E você tem alguma sugestão sustentável para nos mostrar?


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS