Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Provolone temperado

Era uma terça-feira em que estava com muito trabalho e no final do dia haveria uma reunião do grupo pequeno que se reúne semanalmente aqui ou na casa de amigos. Corri até o Sam's Club na hora do almoço e comprei um provolone temperado e folhas de mussarela de búfala que recheei com um chutney de figo turco que aprendi a fazer...

Como tudo na vida tem um propósito, mesmo num dia apressado que me senti mal por estar comprando algo pronto e não preparado por mim, aprendi sem querer uma receitinha nova para usar em outras ocasiões...

O provolone temperado não tem segredo, compre fatias grossas de provolone, embeba em azeite, salpique pimenta calabresa e orégano e embale em filme plástico para tomar gosto. Na hora dos petiscos, deixe facas de queijo disponíveis para os amigos se servirem à vontade. Simples, saboroso e enche os olhos também com a beleza contrastante das cores.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Lordy, Lordy now I'm 40!

Pois é, o dia da Terra é também o dia que marca meu aniversário...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

No tempo da vovó

No final de semana prolongado da Páscoa estivemos em Minas visitando meus sogros e aproveitamos o sábado de céu azul intenso, um azul que só vejo naquela região, para fazer um passeio pela Serra da Mantiqueira. Na verdade queríamos reviver os bons tempos em que meu sogro tinha um sítio por lá e passamos por lugares queridos, pequenos vilarejos como a Barra e o Rio Claro...

Numa estrada antiga, parte da Estrada Real, encontra-se a Pousada da Serra em Delfim Moreira, um refúgio encantador para um final de semana a dois ou com a família. Encantou-me a casa de pau a pique com todos os ambientes decorados à moda antiga, com fogão a lenha, guarda comidas, paneleiro, pia com balde para recolhimento da água da louça e até uma vendinha com prateleiras e no balcão uma balança vermelha! Quando entrei na casa não queria mais sair!

Felizmente eu convivi com os meus avós quando ainda moravam numa fazenda e pude presenciar alguma coisa daquele tempo na casa de colonos e mesmo na casa deles. Minha avó fazia sabão em casa no tacho, com óleo que guardava, sovava um pão delicioso e o primeiro pão-de-ló foi ela quem me ensinou a fazer. E passei muitas férias com meus avós, acredito que naquela época eles já faziam com poucos recursos o que hoje estamos tentando com muita tecnologia... preservar a natureza.

E mudando de assunto, para dar um tom de outrora nas fotos e se você gosta de scrapbooking, mas não tem tempo como eu, a solução é fazer o scrapbooking digital, há vários sites, mas o Picnik é fácil de manusear, gratuito e você pode escolher inúmeros modelos, como fiz com as fotos da pousada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pavê de maracujá

A receita de mousse de maracujá, depois da gelatina, deve ser uma das sobremesas brasileiras mais conhecidas. Até criança consegue preparar a mistura de leite condensado, creme de leite e suco de maracujá, simples assim.

No entanto, quando acrescentamos bolacha maria e raspas de chocolate surge uma nova sobremesa, o pavê, que bem decorado merece ir para a mesa em ocasiões especiais como festas de final de ano, Páscoa, dia das Mães, dia dos Pais, aniversários etc. O pavê de maracujá é uma sobremesa de sabor refrescante, é quase um sorvete.

A dona desta delícia é a querida Sheila que já não bloga mais suas receitinhas. Tenho boas lembranças do dia que ela terminou de preparar este pavê aqui em casa, juntas nos divertimos com a sessão de fotos e uso uma delas para ilustrar este post.


Já fiz este pavê inúmeras vezes! Hoje ao escolher as fotos, meu filho mais velho chegou por cima de meus ombros e fixou seu olhar no monitor com jeitinho de espanto, seus olhos brilharam! Ele disse com aquela voz típica de pré-adolescente: "Mãe, este doce é bom demais!"

Pavê de maracujá
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de soja ou creme de leite sem soro
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado (a polpa da fruta não dá a textura certa)

Recheio
1 1/2 pacote de biscoito de leite (ou q.b. para as camadas) - pode ser bolo pullman também...
170 grs de chocolate ao leite raspado, ralado, em lascas ou cortado em quadrados
(usei uma barra que é meio a meio, chocolate branco e chocolate ao leite).

Chantilly
2 caixas de chantimix ou bate chantilly (deixe na geladeira por umas 2h antes de usar)
4 colheres (sopa) açúcar

Geléia de maracujá
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de amido de milho
Polpa de 1/2 maracujá com as sementes

1) Faça o creme de maracujá misturando todos os ingredientes em uma vasilha até ficar homogêneo. Reserve na geladeira.

2) Enquanto isso, faça a geléia da seguinte forma: dissolva o amido de milho na água e junte com o açúcar e o suco de maracujá numa panela, mexendo bem até dar ponto (fogo baixo). Acrescente a polpa do maracujá, misture bem, apague o fogo e deixe esfriar.

3) Para o chantilly, bata as duas caixas de chantimix (geladas) com as 4 colheres de açúcar até dobrar de volume (velocidade alta por uns 5 minutos, depois velocidade baixa até dar ponto). Reserve na geladeira.

Montagem:
Em uma vasilha de vidro larga e alta, coloque um pouco do chantilly na base para grudar os biscoitos. Depois siga esta ordem para as camadas: biscoitos - creme de maracujá - chocolate - chantilly - biscoitos.... até terminar. A ultima camada deve ser a de geléia, para finalizar o pavê.

Deixe na geladeira até o momento de servir.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Chá da Tarde: Vencedora do Carnaval e novo desafio

Numa disputa acirrada, Pitadinhas consagrou-se como escola vencedora do carnaval do chá da tarde com o enredo Tatin de Cebola Roxa e Gruyére. Ao desenvolver essa delícia, a Laurinha, presidente da escola, disse ter ficado muito feliz por ter concretizado a idéia com sucesso. E não é que foi sucesso mesmo? A Laurinha receberá o livro Perfect Baking com deliciosas receitas doces e salgadas.

Parabéns Laurinha e a todos que contribuiram para o desafio de carnaval do chá da tarde. E chegou a hora do coelhinho da Páscoa. Atenção chocólatras de carteirinha... é de chocolate que bate o nosso coração!

Nosso desafio agora é sobre chocolate!

Vale qualquer receita desde que tenha como ingrediente principal o chocolate. E atenção que não aceitaremos receitas repostadas.

Aguardamos a sua participacao. As receitas deverão ser enviadas até o dia 15 de abril de 2009 para o seguinte e-mail: chadatarde@hotmail.com. Especifique no seu e-mail o assunto: "Chá da tarde – Chocolate" e não se esqueça de incluir o link para a receita.

Regras:

1. Cada blog poderá participar com apenas uma receita.

2. O post deverá ser recente, não aceitamos repostagem de receitas de outros desafios e ainda, deve conter o logotipo do chá da tarde deste mês.

3. Receitas sem fotos de autoria própria ou que não contenham os requisitos acima não serão aceitas.

Após a divulgação das receitas terá início a votação. Somente foodblogs terao direito a voto que será feito no do espaço de comentários.

A receita com maior número de votos ganhará um prêmio o qual será revelado no post com o resultado da vencedora.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS