Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Aqui nesse arraiá também tem festança

É junho... nossa herança portuguesa está presente nas festas juninas que se espalham por todo o país em dias frios e noites estreladas com fogueiras e danças de quadrilha realizadas em locais decorados com bandeirolas coloridas e muita palha de milho. As barracas nos atraem com bolos e doces feitos com amendoim, abóbora e milho e bebidas como quentão e vinho quente.

O nosso blog adora uma festinha junina! Uma de minhas festas favoritas pois transmite alegria sem pedir nada em troca. Quem participa debocha de si mesmo com uma camisa xadrez, a calça remendada e uma botina de couro surrada. Ninguém sente vergonha de pintar o dente, fazer bigode com um pedaço de rolha de cortiça queimada nem de pintar sardas no rosto com lápis de olho e usar um vestido rendado de chita comprado na lojinha do bairro ou nas lojas americanas...

E para comemorar, vamos tomar um quentão! Oops, crentão, pois este não é alcoólico!

A receita original foi minha prima Cidinha que passou e agradeço a ela não só a receita mas o carinho demonstrado nos e-mails que ela me envia quase que diariamente.

Esta minha versão é feita com suco de uva, assim até a criançada pode saborear! Conhecido como crentão, pois não leva cachaça, é o que tenho servido nos encontros com nossos amigos ultimamente, já que agora temos uma nova lei de bebida alcoólica que será rigorosa com o motorista que apresentar qualquer teor de álcool no sangue ao dirigir nas rodovias.

Quentão sem álcool

3/4 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de mel
Cascas de duas laranjas
Casca de um limão
50 g de gengibre cortado em lascas
4 cravos-da-índia
1 pau de canela
1 litro de suco de uva tinto integral sem açúcar
2 maçãs descascadas e picadas

Modo de preparo:
1) Leve o açúcar e 1/2 xícara de água ao fogo até dissolver completamente o açúcar.

2) Acrescente as cascas de limão e laranja, o gengibre, o mel, os cravos-da-índia e a canela. Ferva por cerca de 4 minutos e retire no final as cascas de limão e laranja.

3) Acrescente o restante da água e ferva. Só quando ferver junte a maçã picada, o suco de uva e ferva por mais 10 minutos. Sirva quente.

A receita original eu também já provei e seu sabor corresponde ao nome: Quentão Sofisticado. Minha prima disse que é da internet, vi mesmo que ela aparece em muitos sites de receitas, sem fonte definida, exatamente assim como recebemos.

Quentão Sofisticado

3 xícaras de cachaça
1 xícara de licor Cointreau (usei conhaque)
3/4 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de mel
Cascas de duas laranjas
Casca de um limão
50 g de gengibre cortado em lascas
2 cravos-da-índia
1 pau de canela

Modo de preparo:
1) Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo juntamente com o licor Cointreau.

2) Assim que o açúcar estiver totalmente dissolvido, acrescente as cascas de limão e laranja, o gengibre, o mel, cravos-da-índia e pau de canela, ferva por 4 minutos e acrescente a água.

3) Ferva por mais 5 minutos, acrescente o aguardente e ferva por mais 10 minutos. Coe e sirva quente.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brasil e Japão: uma amizade de 100 anos

1908 - 18 de junho - 2008

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pizza! A receita...

Pizza! Terá sido esta a primeira palavra globalizada? Para curtir momentos agradáveis com os amigos ou a família, faça pizzas individuais, conhecidas como brotinho, monte uma mesa com recheios e coberturas, azeite, ervas aromáticas e um molho fresco de tomate que não vai ao fogo!

As pizzas individuais agradam a todos e a massa pode ser preassada com vários dias de antecedência. A receita da dona redonda eu tentei copiar de meu irmão, o arquiteto que é pizzaiolo nas horas vagas. Ele usa fermento em tablete mas o único que eu tinha em casa no momento era o seco.

Uma receita simples que pode ser feita manualmente, na máquina de fazer pão ou no processador e ainda não tinha aparecido na caixa de receitas deste blog.

Massa de pizza
1 envelope fermento biológico instantâneo
1 xícara de água morna (em torno de 38 a 40°C)
1 colher (chá) de açúcar
2 1/2 a 3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal

Óleo e fubá para untar a forma.

1) Em uma tigela ou processador: dissolva o fermento na água com o açúcar. Deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, adicione sal, farinha e o óleo alternadamente. Amasse ou processe até que obter uma massa lisa. Sove por cerca de 5 minutos se não estiver usando o processador.

  • Na máquina de pão: coloque os ingredientes na ordem, ligue no ciclo "massa" ou "dough." Passe para a etapa 3 quando ouvir o beep.
  • Mesmo que no envelope esteja indicado para adicionar o fermento à farinha eu aconselho o processo tradicional de misturar água, fermento e açúcar.
2) Cubra e deixe crescer: em local aquecido até dobrar de tamanho. Geralmente de 30 a 60 minutos. Faça o molho da pizza durante este tempo.

3) Abra a massa: em pizzas individuais ou em dois discos grandes. Estique com um rolo até atingir a espessura de 0,5 cm. Vire a massa e passe o rolo mais uma vez para que ela fique uniforme (ou use um prato para dar o formato redondo e corte o excesso com uma faca).

4) Asse a primeira vez: Transfira os discos abertos para uma forma de pizza untada com óleo e fubá e faça furos por toda a superfície com um garfo. Asse em forno preaquecido a 220°C por 6 a 8 minutos. Reserve.
  • Esta etapa também pode ser feita em uma frigideira antiaderente sem untar ou mesmo em chapa elétrica, tipo grill.
5) Adicione os recheios e asse novamente: Cubra a massa preassada com seu molho favorito, adicione o recheio e asse novamente a 220°C, por cerca de 15 a 20 minutos.


Pizza de frigideira:
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo, coloque a massa crua, tampe, deixe 2 minutos.
Espere levantar bolhas, vire e deixe mais 1 ou 2 minutos. Reserve. Faça assim com todos os discos de massa.

Depois de todas as massas fritas, adicione o recheio,
cubra com tampa e deixe fritar por mais 2 a 4 minutos.

Sugestões simples para recheio:
- Queijos (mussarela, gorgonzola, parmesão, requeijão cremoso etc.)
- Molho, parmesão, orégano, tomate e manjericão
- Rúcula, escarola, alface (muito boa)
- Tomate seco com rúcula
- Anchovas com pimentas
- Peito de peru
- Calabresa
- Atum
- Lombinho com catupiry
- Frango
- Champignon
- Palmito com creme branco
- Creme de milho etc...

E doces... brigadeiro, romeu e julieta, banana e canela...

Molho de tomate
3 tomates maduros
1 colher (chá) de azeite
1/2 colher (chá) de açúcar
orégano, manjericão, pimenta

Para um molho fresco encorpado, não use sal... ele faz o tomate soltar água.

1) Rale os tomates: utilize o lado grosso do ralador e rale os tomates até atingir a pele (que fica inteira e descarte-a).

2) Misture todos os outros ingredientes com o tomate ralado.
Esta receita faz um ótimo molho fresco para qualquer tipo massa!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Love is in the air

A todos os namoradinhos do Brasil ofereço esta pizza Romeu e Julieta para derreter os corações apaixonados...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Key Lime Pie - Torta de Limão com Chantilly

Torta de limão tem sabor de reunião familiar e jantar entre amigos... Para estes momentos vai bem uma sobremesa simples. Preparei esta receita inspirada na torta de limão americana que usa o chantilly como cobertura em lugar do merengue como é feito tradicionalmente no Brasil.

A key lime pie original é feita com limão galego e gemas de ovos que conferem uma textura bem amarela ao creme que também é assado.

Meus filhos deixaram no balcão da cozinha uma caixinha de balas Wonka Nerds, não tive dúvida e usei na cobertura da torta.... Ficou uma delícia o sabor cítrico da bala sobre o chantilly, eles aprovaram a nova forma de comer as balas e acharam uma justificativa para eu não reclamar mais do preço delas...
A "massa de torta nunca falha" é presença constante na minha cozinha e serve para tortas doces e salgadas. Adaptei de um livrinho que comprei na época de faculdade que se chama: "Receitas rápidas e gostosas para quem tem pouco tempo e adora receber elogios" da editora Marco Zero.

Massa de torta nunca falha
2 a 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite

Misture todos os ingredientes numa tigela ou processador. Abra a massa bem fina. Não é necessário untar a forma. Forre o fundo e as laterais de um pirex redondo de 22 cm e asse por aproximadamente 15 minutos no forno preaquecido a 200° C até dourar ligeiramente.

  • Rende dois discos de torta. Congele o excedente.
  • Utilize esta receita de base ou faça uma com bolachas trituradas, manteiga e açúcar.
Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de soja (Batavo*) ou creme de leite (se lata, sem soro)
suco de 1 limão (use o galego se possível)
raspas de 1 limão

Misture todos os ingredientes e cubra o disco de torta assada.

Cobertura
1 xícara de creme de leite fresco batido em chantilly (ou de caixinha, tipo Chanty Mix)

Espalhe a cobertura sobre o recheio e decore com raspas de limão ou, no meu caso, balas Nerds.
  • Não é propaganda paga, mas o creme de soja da Batavo é ótimo para substituir o creme de leite comum, não contém colesterol e nem lactose e deixa as receitas com consistência de mousse.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Courgette Salsa - Vinagrete de Abobrinha

Esta receita causa impacto... porque é feita com abobrinha crua! Sim, ela fica crocante e deliciosa, não deixe de experimentar um dia este "legume" cru bem temperado em uma salada (sabia que abobrinha é um fruto?).

Esta receita vai para o evento Rei da Quinzena, que desta vez elegeu a pimenta como rainha de nossa cozinha! Usei pimenta chili em pó para conferir um sabor mexicano ao prato e abobrinhas orgânicas do sítio de meus sogros.

A pimenta entrou na nossa vida depois que moramos no exterior, hoje meu armário tem uma cestinha com pimentas de várias partes do mundo, muitas são presentes de amigos. Você vai se acostumando ao sabor e quando percebe ela já faz parte de sua vida.

  • Qual sua pimenta favorita? As minhas são harissa (tunisiana), dedo-de-moça (popular no Brasil) e chili (mexicana).
Vinagrete de Abobrinha
Da revista Woman and Home que ganhei da Valentina

2 tomates maduros, sem sementes, picados em pequenos cubos
1 abobrinha (ou courgette) pequena, finamente picada (lâminas ou cubos)
1 colher (sopa) cebolinha picada
1 cebola pequena, picadinha
suco e raspas de 1 limão (prefiro vinagre)
1 punhado de manjericão picado
1 a 3 colheres (chá) de molho de pimenta (chili, tabasco, de-cheiro, harissa etc)
1/4 colher (chá) de sal marinho

1) Misture todos os ingredientes. Se não usar o molho de pimenta acrescente uma pitada de açúcar.
  • Sirva como aperitivo com doritos, tortillas, como guarnição de carnes assadas ou grelhadas, molho para saladas ou mesmo num churrasco, com pão francês no lugar do vinagrete comum.


Com frango empanado ou molho para salada


Plantação de abóbora e de bônus a cambuquira!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS