Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Blondie Brownies

[BlondieBrownies+010+(Small)_edited.jpg]
O último dia do mês de outubro tem a noite mais agitada do ano no prédio em que moramos. É uma correria de crianças pelos corredores, fantasias são tiradas da caixa e vestidas com pressa, a campainha toca a todo momento e no final da noite há papéis de balas e doces em todos os cantos da casa. Pelo jeito o Halloween, um costume americano invadiu nosso país há uns anos com o incentivo das escolas de inglês e a moda pegou. Eu sempre me previno, faço um bolo ou compro guloseimas. Este ano resolvi antecipar e testar com meus filhos uma nova receita: a de blondie brownie, ou seja, um brownie louro, sem chocolate na massa. Na verdade ele não ficou tão louro assim, porque vai açúcar mascavo, mas é bem mais claro do que o brownie de chocolate. Desta vez a imaginação foi longe e inventamos uns fantasminhas. Basta bater chantilly e com o bico de confeitar decorar o bolo. Para os olhos use gotas de chocolate ou sementes de pimenta, no caso eu tinha allspice, um condimento delicioso pois tem um sabor combinado de canela, noz-moscada e cravo-da-índia e é conhecido aqui como pimenta-da-jamaica.

Com apenas 15 minutos de preparo e 25 minutos no forno, você tem uma sobremesa deliciosa para acompanhar um chá ou lanche. A consistência da massa é pastosa, parecida com a de cookies ou biscoitos e o bolo assado fica macio, parecendo um cookie gigante.

Blondie Brownies
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de bicarbonato de sódio (uma pitadinha)
1/8 colher (chá) de sal
1/2 xícara de chá de nozes trituradas (não usei)

1/3 xícara de manteiga
1 xícara de açúcar mascavo (aperte bem ao medir)
2 ovos batidos (se for grande use apenas 1)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1/2 xícara de gotas de chocolate ou chocolate meio-amargo picado (branco ou escuro)

1)
Preaqueça o forno a 180°C. Numa tigela, peneire a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato. Junte as nozes e reserve.

2) Em outra vasilha, derreta a manteiga, adicione o açúcar mascavo, o ovo e a baunilha. Bata com um mixer até ficar esbranquiçado. Adicione à mistura de farinha aos poucos, mexendo bem. Por último, acrescente as gotas de chocolate.

3) Asse em um pirex de 20 x 20 cm (ou 18 x 28 cm) untado, a
180 °C por 20 a 25 minutos ou até dourar e o palito sair limpo. Atenção no forno, que este bolo fica pronto rapidinho. Sirva com sorvete de creme ou com chantilly. Espere o bolo esfriar para decorar com o chantilly...

Aqui no Brasil, o blondie brownie é encontrado no restaurante Applebee's em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Esta receita eu dedico à duas queridas leitoras que moram em meu coração: uma fica aqui pertinho, a Dona Ada, mãe da amiga Cinthia e outra lá longe, a querida Clarinda, que mora no Porto em Portugal.

Não contém leite na massa, portanto, ideal para intolerantes à lactose.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Adzuki Bean Salad - Salada de Feijão Azuki

[AzukiSalad+006_edited.jpg]
Desde que meu filho escolheu o Japão como tema de seu projeto individual na escola, a nossa casa tem passado por algumas transformações no cardápio e na rotina. Ele sempre experimenta novos sabores, mas com a comida japonesa sua reação foi diferente. Além de gostar muito, resolveu incorporar alguns hábitos. Por exemplo, ele come com hashi, assiste ao anime Naruto, estuda o glossário do seriado e já sabe várias palavras. Para que o projeto ficasse mais real, nós o levamos a um restaurante japonês e foi a glória para ele.

Para entrar no clima, escolhi o feijão azuki para a quinzena do blog Rei da Colher e dei um toque oriental criando um molho que contém saquê mirin, shoyu, missô e nirá. No embalo, fiz um English muffin bread para acompanhar e servi esta salada com pão como aperitivo para um grupo de amigos.

Para cozinhar o feijão azuki
250 de feijão azuki
2 colheres de saquê mirin
1 dente grande de alho descascado e fatiado
1 colher (sopa) de gengibre fatiado

Para o molho da salada
1 colher (sopa) de missô
2 colheres (sopa) de saquê mirin
3 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de cominho
2 colheres (chá) de vinagre de arroz
1 lata de milho verde
1 pimentão vermelho grelhado e picado em cubos
1 cebola média picada em cubos
nirá (cebolinha japonesa) ou cheiro-verde a gosto
pimenta a gosto (calabresa ou pimenta-do-reino)
folhas de manjericão fresco

1) Deixe o feijão azuki de molho na água durante a noite ou por 8 horas. Escorra a água e cozinhe na panela de pressão com 1 litro de água, saquê mirin, alho e gengibre por cerca de 20 minutos. Quando estiver no ponto, escorra o caldo e transfira para uma tigela.

2) Dilua o missô com shoyu. Acrescente ao feijão escorrido. Junte todos os outros ingredientes do molho e misture bem.

3) Deixe descansar na geladeira por cerca de duas horas antes de servir. Sirva como aperitivo em torradas, barquetes, pães fatiados, doritos etc. Fica muito bom misturado ao arroz branco.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Classic New York Cheesecake

As sobremesas americanas mais típicas são, na minha opinião, o cheesecake e a torta de maçã com sorvete. Contudo, o cheesecake não é tão americano como se imagina. Acredita-se que uma versão parecida contendo queijo ou iogurte tenha sido servida a atletas na Grécia antiga. Assim, os romanos ao adotarem a cultura grega, o levaram para toda a Europa, e séculos mais tarde, os imigrantes europeus se encarregaram de difundi-lo nos Estados Unidos. A receita mais famosa é a estilo New York, e a torta é servida pura, sem coberturas. A fama começou por volta de 1900, quando cheesecakes eram muito populares em Nova York e cada restaurante tinha uma versão diferente. Enfim, o cheesecake é uma sobremesa que pode ser feita com queijo, cream cheese ou ricota e eu já fiz até com requeijão! Eu gosto de acrescentar sempre uma cobertura de chocolate ou geléia de frutas. Desta vez saiu um cheesecake com cobertura de nutella e as flores foram feitas com pasta americana!

A caixinha original com a receita eu guardo há muito tempo com as alterações anotadas, remanescente da época em que o único cream cheese existente no mercado brasileiro era só o importado.

O Cheesecake Factory tem um menu online onde você pode se deliciar com a variedade de cheesecakes e o blog Cooking for Engineers apresenta uma receita passo-a-passo.

Classic New York Cheesecake

Base crocante

1 1/2 xícara de bolacha Maria ou maizena triturada no processador
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de canela em pó

Recheio
900 g de cream cheese (6 pacotes de 150 g)
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 xícara de sour cream* (usei 1 caixinha de 200g de creme de leite com limão)
4 ovos

1) Misture todos os ingredientes e forre apenas o fundo de uma forma alta de aro removível de 25 cm. Leve ao forno preaquecido a 160 °C por 10 minutos.

2) No processador, bata cream cheese, açúcar, farinha e baunilha até ficar cremoso. Adicione o sour cream e, em seguida, os ovos. Bata apenas até incorporar.

3) Cubra a massa com o recheio e asse a 160 °C por 60 a 70 minutos até perceber que o centro do cheesecake está assado, porém, não ressecado. Retire do forno e passe uma faça na borda da forma para soltar o cheesecake das laterais. Deixe esfriar antes de remover o aro. Leve à geladeira por cerca de 4 horas.

4) Cubra a torta com a geléia ou calda de sua preferência. Se preferir, aqueça 200 g de nutella no microondas por 20 segundos e espalhe sobre o cheesecake. Decore com frutas.

* Sour cream = creme de leite acrescido de 1 colher (sopa) de suco limão

Receita publicada a pedido de uma leitora, a Ana Cristina e da Elaine que pediu bolo no aniversário de um ano do blog! Serve esta torta? :-)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Meu primeiro aninho

Obrigada pelo carinho neste primeiro ano de vida do blog!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal Paulistano é um marco da cidade de São Paulo que eu não conhecia até alguns dias atrás, quando meu irmão e um casal de amigos me acompanharam até lá. Mesmo com o trânsito pesado e a dificuldade para encontrar estacionamento, foi um passeio divertido até para as crianças. Após a comilança dos famosos pastéis de bacalhau e sanduíches de mortadela em um dos restaurantes do mezanino, visitamos os "boxes" e saboreamos algumas frutas exóticas vindas de diversos países do mundo. O edifício fica no centro de São Paulo, possui telhado de vidro e lindos vitrais criados com vidro alemão, obra de um artista russo. Os vitrais retratam cenas da vida agrícola e pecuária do interior paulista. Foi um passeio agradável pelo mundo das especiarias, azeites, frutas, hortaliças, laticínios e até de açougues.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sanduíches Divertidos

Divertidos... porque você faz brincando! E justificam o investimento feito naquele aparelho de waffle que fica lá no fundo do armário ou nos cortadores de biscoitos que a gente quase não usa... Estes sanduíches dão um toque especial ao café da manhã ou ao lanche da criançada.

Sugestão para o sanduíche no aparelho de waffle:
Fatias de pão de forma
Fatias finas de queijo, presunto ou peito de peru
Folhas de alface ou rúcula (opcional)

1) Ligue o aparelho de waffle. Não é necessário untar.

2) Faça um sanduíche fino, sem excesso de recheio e sem queijo perto das bordas. Coloque no aparelho quente. Quando estiver torradinho corte no formato desejado.

Pão com ovo
Este é ainda mais fácil... Um remake do nosso pão francês com ovo, usando pão de forma. As crianças adoram e pedem bis.

Ingredientes
Fatias de pão de forma
1 ovo para cada fatia
Sal e pimenta a gosto

1) Recorte o centro do pão com uma faca ou cortador de biscoito.

2) Unte uma frigideira com manteiga e um pingo de óleo. Frite o pão junto com o ovo. Aproveite a frigideira para tostar o miolo retirado do pão.



Receitas inspiradas nas cozinhas de Kelli e Vi.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Escrito nas estrelas

Hora de revelar o livro para a brincadeira que está rolando nos blogs. Recebi o convite da Laila e da Laurinha para abrir um livro qualquer na página 161 e ler a quinta frase. Por coincidência, o último livro que comprei está relacionado à culinária! Ele se chama "Viagem ao fabuloso mundo das especiarias" e foi escrito pela jornalista Rosa Nepomuceno. O livro conta fatos, segredos, usos medicinais e culinários das especiarias ao longo dos séculos, nos levando de volta ao Império e ao mundo das mil e uma noites.

A frase completa é:
"O pintor e paisagista Jean Baptiste-Debret em seu Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, que produziu no período em que aqui viveu, entre 1816 e 1831, conta que a comida brasileira era quase intragável, tal a quantidade de especiarias, pimentas e "do mato que põem em tudo," o coentro-de-caboclo."
A querida amiga Sheila concedeu-me o selo Blog 5 estrelas. Muito obrigada!!! Não é fofo este ursinho? E ele está levantando esta estrela para vocês, que vêm aqui, deixam recadinhos e iluminam meu coração!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS