Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Cinnamon Pecans - Nozes Pecan com Canela

Encontrei esta receita por acaso numa pesquisa do Google, nem me lembro mais qual era a busca que fazia. E fiquei tentadíssima a experimentar. Saí hoje só para comprar as nozes. E não é que ficaram uma delícia? Cada vez que abria o forno para mexer as benditas eu comia uma... ou duas pequenininhas... só as quebradinhas...

Cinnamon Pecans - Nozes Pecan com Canela

2 claras de ovos
1 xícara de açúcar (usei meia de cristal e meia de mascavo)
2 colheres (sopa) de canela
1/2 colher (chá) de sal
1/2 kg de pecans

Pré-aqueça o forno a 150 graus C.

Bata as claras em velocidade baixa até espumarem mas não as deixe firmes. Acrescente o açúcar, a canela e o sal. Junte as pecans. Espalhe numa assadeira untada. Asse a 150 graus por 45 minutos, mexendo 3 ou 4 vezes. A receita original diz 1 hora a 120 graus, mas meu forno não tem esta graduação de temperatura... Portanto, adequei e deu certo!

Rende meio quilo de uma deliciosa pecan com canela. Sirva como aperitivo.

Enquanto assava, minha casa exalava um cheirinho de canela, parecia que o carrinho da Nutty Bavarian estava passando por aqui.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Christmas Time is Near - Está chegando o Natal!

Já podemos sentir o espírito natalino no ar... Gosto de ver aquela variedade de pinheiros naturais e do cheirinho de mato deles. A decoração com luzes também me encanta. Estou avaliando a lista de tarefas e planos que faço anualmente. E nós, mulheres virtuosas, geralmente planejamos tudo para o Natal. Planejamos a ceia, a decoração da casa, a lista de presentes e a lista de convidados. Fiz questão de incluir algumas atividades diferentes com nossos filhos nas noites de dezembro, com o objetivo de homenagearmos o verdadeiro aniversariante! Talvez a leitura de um conto de Natal, de uma historinha da Bíblia ou uma visita a algum presépio. Por enquanto só fiz a decoração, que ficou bem simples. Espalhei alguns enfeites que fiz ou recebi de amigas e, é claro, a árvore. Pretendo elaborar um cardápio para a data, além de testar novas receitas. Espero que não fique só nos planos... Com este posting de transição de Thanksgiving para Natal quero mostrar algumas peças minhas, incluindo também os trabalhos das amigas e artistas Haidi, Loraci e Walkiria, além do patchwork que ficou muito discreto sob as caixinhas, mas foi presente da querida Adriana no Natal passado.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Thanksgiving

'christian
Christian Glitter by www.christianglitter.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Corn Bread Stuffing - Farofa Americana

Esta é a terceira receita emprestada do Thanksgiving, que faz sucesso no Natal de nossa família bem brasileira há quase dez anos. Muito parecida com o "bread stuffing", lembra mais a nossa farofa. Assinei durante um tempo a revista Good Housekeeping e descobri nela a fórmula desta maravilha. Desde então, todos os anos ela é meu bilhete de entrada nas festas de Natal e Ano Novo.

Comece a receita fazendo um bolo salgado de fubá, leve para assar e, enquanto isso, prepare o refogado. Ou faça o bolo com antecedência de até dois dias e guarde na geladeira.

Corn Bread - Bolo de fubá salgado1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de milho em flocos (kimilho, polentina, kipolenta, milharina)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) sal
2 colheres (sopa) açúcar
2 ovos batidos
1 xícara de leite
1/4 xícara de óleo

Numa tigela misture todos os ingredientes. Leve para assar numa forma untada de 25 x 35 cm por 25 minutos a 180C. Retire do forno e esfarele ou corte em pedacinhos de 1 x 1 cm com um cortador de pizza ou faca. Reserve.



Preparo do recheio - para fazer a farofa
1 cebola picada em cubos
1 colher (chá) de alho ralado
200 g de lingüiça calabresa em fatias finas ou ralada
1 cenoura ralada / 1 abobrinha ralada
1/2 pimentão vermelho picado em cubos
1/4 xícara de salsão (opcional)
1/2 xícara (chá) de uvas-passas (opcional)
1/2 xícara de azeitonas
1 xícara de água
Cheiro verde
Pimenta a gosto
1 colher de óleo
3 colheres de manteiga

Numa panela, refogue a cebola no óleo e na manteiga, até começarem a dourar. Junte o alho e a calabresa. Acrescente o salsão, a cenoura, o pimentão e refogue até ficarem macios, detalhe: com a panela destampada. Adicione o tablete de caldo de galinha, a água e ferva por uns dois minutos. Junte o cheiro verde, as azeitonas e tempere com pimenta, se desejar. Prove o sal, mas geralmente o caldo de galinha já é suficiente.

Despeje esta mistura sobre o bolo salgado picado e leve para assar num pirex untado por cerca de meia hora ou até começar a dourar. A farofa deve ficar úmida.

Simplificando a receita:
- Faça um bolo de fubá salgado.
- Esfarele-o ou corte-o em pedacinhos de um centímetro.
- Faça seu refogado de costume para farofa, acrescentando uma xícara de caldo de galinha.
- Espalhe sobre o bolo esfarelado.
- Leve ao forno por meia hora e pronto! Sirva em seguida com peru, lombo, leitoa, chester etc.

Calcule de 1/2 a 3/4 de xícara (chá) de farofa por pessoa.

Guarde a receita do bolo que em breve pretendo fazer uma pizza mexicana com ela!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pumpkin Pie - Torta de abóbora

Finalmente está chegando a segunda receitinha da série Thanksgiving. E é justamente a tradicional torta de abóbora, carro-chefe das sobremesas neste dia. Nasci com um pé em Minas, além de filha de minha mãe mineira, minha cidade natal faz fronteira com este estado. Naturalmente, cresci rodeada de doces caseiros como mamão verde, abóbora, figo, cidra, doce de leite, gelatina de batata-doce e doces cristalizados, sem contar os bolos de fubá! Depois ainda me casei com um mineiro! E com minha mineiríssima sogra conheci outras iguarias maravilhosas. Tudo isto contribuiu para que eu me deixasse levar pelos olhos e escolhesse sempre os pratos mais exóticos de uma mesa ou um restaurante. E não foi diferente com a torta de abóbora no dia de ação de graças... Quando vi aquela torta meio amarelada, não sabia se era doce ou salgada, mas fiquei de olho no que as pessoas estavam fazendo para não dar nenhum fora. Descobri que era a sobremesa! Corri com meu pratinho... gente eu sou gulosa mesmo, é de família, tenho medo que acabe... e eu sobre! Experimentei e gostei! Pelo menos uma vez por ano eu arranjo uma desculpinha para poder fazer a torta, já que não agrada ao paladar de meu marido, eu preciso sempre de um evento... este ano são as fotos para o blog! Aqui vai a minha receita, que aprendi nos Estados Unidos, e usa leite condensado, não muito comum por lá, mas quer coisa mais simples?

Pumpkin Pie - Torta de Abóbora

Massa para torta - Pâte Brisée:
A proporção clássica desta receita é de 3:1 (farinha:gordura)
Forma: 23 cm

1 xícara de farinha
1/3 xícara de gordura vegetal ou manteiga gelada e cortada em cubos ou lascas
1/2 colher (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 a 4 colheres (chá) de água gelada*

Numa tigela, misture a farinha, o sal e o açúcar. Acrescente a gordura vegetal cortada e incorpore com duas facas, um pastry blender ou uma espátula de silicone (que apresenta ótimo resultado), até que fique como bolinhas de ervilhas. Acrescente a água gelada, uma colher por vez, a minha receita usou 3 colheres. Não caia na tentação de usar a mão, pois os cubinhos da gordura devem ficar intactos para só derreterem no forno e deixar a massa com aquele leve folhado. Esta receita também pode ser feita no processador.

Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira** por cerca de 2 horas. Eu fiz a noite e só usei no outro dia. Ao iniciar o preparo do recheio tire a massa da geladeira por uns 10 minutos.



Recheio:
2 xícaras de abóbora cozida***
1 lata de leite condensado
2 ovos
1 colher (chá) canela em pó
1/2 colher (chá) gengibre em pó
1/4 colher (chá) noz moscada ralada
1/4 colher (chá) cravo moído
1/2 colher (chá) sal

Pré-aqueça o forno a 220°C. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Abra**** a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada ou entre duas folhas de papel manteiga, e deixe-a um pouco maior que a forma que irá usar. Transfira a massa para uma forma de torta de 23 cm. Acrescente o recheio. Corte as bordas com uma tesoura e dobre o excesso para dentro. Decore as bordas com os dedos e pincele com gema. Asse por 15 minutos, reduza a temperatura para 180°C e asse por mais 35 minutos.

Notas e dicas:

* acrescente gelo à água que vai usar na massa para que fique bem fria.

** a massa pode ser congelada no freezer por até um mês, descongele na geladeira.

*** para fazer o purê de abóbora: corte a abóbora ao meio, tire as sementes (toste-as depois) passe margarina na casca, embrulhe no papel manteiga e asse no microondas por 15 a 20 minutos ou até ficar macia, retire a polpa com uma colher. Se preferir, cozinhe na panela mesmo.

**** para abrir a massa, tire a medida da forma que vai usar: vire-a de cabeça para baixo sobre o papel manteiga ou plástico grosso, risque com um lápis e acrescente 5 cm para as laterais.

Dicas de coberturas para a torta:

Depois de assada, decore a torta com:
1) Côco fresco ralado
2) Calda de chocolate (que você faz para bolo de cenoura)
3) Chantilli... fica uma delícia.
4) Ou nada! Sem cobertura, é assim que se come geralmente!
A preferência de minhas degustadoras oficiais (nanny e housecleaner) foi de cobertura de chocolate.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bread Stuffing - Recheio para Peru ou Torta de Pão


Esta é a primeira receita da série "Thanksgiving." Eu sirvo como torta no jantar em qualquer época do ano. Geralmente acrescento aquela sobrinha do almoço, ou seja, legumes cozidos ou verdura refogada. Ótima para visitas de última hora.

Bread Stuffing - Recheio para Peru ou Torta de Pão

3 xícaras de pão velho picado (quanto mais seco melhor)
1 tablete ou sachê de caldo de galinha ou carne
1/2 cebola picada em cubos
1/2 colher (chá) de alho ralado
1 xícara de lingüiça calabresa em fatias finas ou ralada
1 cenoura pequena, ralada
1/2 pimentão vermelho picado em cubos
1/3 xícara de água
1/4 xícara de salsão (opcional)
Cheiro verde
Orégano ou sálvia
3 ovos batidos (só para a torta)
1 colher (sopa) de óleo + 4 colheres (sopa) de margarina para refogar

Numa frigideira, refogue a cebola, o alho e a lingüiça no óleo e na margarina. Acrescente cenoura, pimentão e salsão. Em seguida, junte a água e o caldo de carne. Ferva até dissolver o tablete e junte por último o cheiro verde.

Para usar como recheio de peru: coloque o pão picado numa vasilha e salpique sálvia ou orégano. Acrescente o refogado, encha a cavidade do peru e leve-o para assar.
Para fazer uma torta: Forre um pirex retangular untado com os pães picados. Misture o refogado ao pão. Bata os ovos e jogue por cima. Salpique orégano ou sálvia e leve para assar de 20 a 30 minutos ou até o pão ficar crocante.

PS: As fotos não são minhas. São da BHG.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Thanksgiving Day - Dia de Ação de Graças

Aeroportos lotados, muita correria, estradas congestionadas, lojas cheias, parece o nosso Natal! É com nostalgia que relembro meu primeiro Thanksgiving... Eu era intercambista do AFS. Naquele dia, logo pela manhã, começou uma movimentação fora do comum pela casa. Na hora do jantar a chegada dos familiares, a mesa farta de nada que eu conhecesse... não salvou nem o peru... pois eu nunca tinha visto um peru de 10 kg!!! Para nós brasileiros este dia passa batido, a única lembrança é de minha infância, quando assistíamos ao meio-dia a uma linda festa transmitida da Cidade de Deus em Osasco, nada além disso. Nos Estados Unidos a primeira celebração do Dia de Ação de Graças aconteceu em 1621 e foi feita pelos peregrinos ingleses que fundaram a colônia de Plymouth - que mais tarde virou o estado de Massachusetts. A comemoração foi feita junto com os índios da tribo Wampanoag, com o objetivo de comemorar a benelovência de Deus para com eles num período em que mais da metade dos peregrinos tinha morrido por causa do inverno rigoroso pelo qual passaram. A data oficial hoje é a quarta quinta-feira de novembro. Neste dia as famílias se reúnem para o famoso 'Thanksgiving Dinner'. Assim como na celebração de uma ótima colheita, faz parte do ritual desta data preparar e comer uma grande refeição composta de pratos simples que preservam a memória da vida rústica no campo.

No cardápio de Thanksgiving o peru recheado é o prato principal, algumas guarnições incluem farofa de milho ou pão (stuffing), molho de cranberry, purê de batatas, batata-doce, milho e vagens. Para sobremesa as tortas feitas em casa de abóbora, maçã e nozes pecan. Pretendo neste mês apresentar aqui algumas receitinhas que nos últimos anos eu tenho feito para a ceia de Natal, todas inspiradas no Dia de Ação de Graças.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Black Bean Salad - Vinagrete de Feijão Preto

Lessons learned... tomar iniciativa e ter a coragem de tentar algo diferente, de arriscar e sair da rotina... Por mais simples que um prato lhe pareça, para alguém pode ser novidade! Na sexta-feira do feriado um casal veio nos visitar. O objetivo era fazer um caldinho de feijão e uns 'beliscos'. O feijão estava fresquinho... pensei em incrementar e me lembrei desta salada de feijão, meio excêntrica aos olhos brasileiros, que experimentamos em Boulder. Quando o casal acabou com a salada de feijão eu não acreditei! E esta receita é da Sue, amiga e fiel companheira durante nossa estada lá.

Black Bean Salad - Vinagrete de feijão preto

1 lata de milho verde
2 xícaras de feijão preto cozido, sem tempero
(na pressa, use feijoada em lata sem as carnes)
1 cebola média cortada em cubos
2 tomates maduros, sem semente, cortado em cubos
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
1 colher (sopa) de vinagre branco (eu não uso)
1 colher (chá) cominho em pó
1 colher (chá) coentro em pó
1 colher (chá) chili powder (opcional)
cheiro verde a gosto
sal a gosto
pimenta (dedo de moça sem sementes, tabasco ou de sua preferência)

Misture tudo e deixe na geladeira por 1 hora no mínimo. Sirva com doritos (dippas)
e também com baguete fatiada. Para dar um toque especial, use junto a salsa
mexicana (molho mexicano da Uncle Ben's). Ótimo para maridos que gostam de feijão frio com pão... o meu amou esta receita! Blog appétit!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Artesanato - Pintura em madeira


Nem só de receitas vive este blog. Um outro passatempo que tenho é a pintura em madeira... graças à teacher Yaya, um doce de pessoa, que dedicou horas e horas para que perdessemos o medo de ser feliz com um pincel na mão... E aqui vão algumas fotos de minha época de artesã, já que faz um tempinho que não pego no pincel e sinto aquele cheirinho de tinta fresca... a última vez foi quando fiquei grávida de meu terceiro filho... o quartinho dele foi todinho decorado por mim...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cozinhando com crianças - Scrambled Eggs - Os ovos mexidos de nosso filho de 8 anos


Cozinhando em família... muitas de nossas lembranças de infância incluem refeições à mesa, o prato favorito de cada membro da família, aquele prato especial que a mãe fazia para alguém que não gostava de não sei o quê, aquela leitoa de final de ano, o peru de Natal, o bolo preferido, a bolachinha de nata... e mesmo quando ficamos mais velhos, quem nunca pediu nada para a mãe num jantar de domingo? Pensando nisso, tentamos incentivar nossos filhos a dar aquela mãozinha na cozinha, com pequenas tarefas, como tirar a mesa, ajudar com algumas receitinhas do agrado deles, mesmo que seja só para mexer a colher ou ler a receita. E não vou mentir, é muito mais fácil cozinhar sozinha, só que a recompensa a curto e longo prazo é clara (ou gema?). Dentre muitos benefícios, eu percebi que implicitamente agregamos valores ao caráter deles e enumerei alguns itens:
1. A TV é desligada durante esse tempo que estamos juntos - sem a distração, a conversa e a interação fluem.
2. Eles aprendem a compartilhar - decidimos juntos o que iremos cozinhar.
3. Oportunidade de escolha - no supermercado permitimos que escolham alguns ingredientes que irão compor o cardápio da semana.
4. Recebem noções de matemática aplicada à vida, como comparar preços - o que é mais barato, uma refeição feita em casa, de restaurante ou congelada?
5. Sentem-se encorajados a experimentar comidas saudáveis.
6. Sentem-se úteis ao contribuir com a família.
7. Apreciam o tempo em família - quanto maior a quantidade de tempo, maior a qualidade do relacionamento que cultivamos com eles.
8. Esperam a vez - são servidos só depois que a mesa está posta e todos sentados.
9. Dão graças - estabelecem um hábito e criam intimidade com Deus.
10. Conversam - assuntos que são de seu interesse, não é hora de brigar ou falar de lição de casa.

Hora da receita...

Scrambled Eggs - Ovos mexidos

Segredinhos: - coloque o sal e a pimenta só no prato, na hora de servir - use fogo baixo

Rendimento - 5 porções (aumente sempre um ovo para o número total de pessoas)

6 ovos
6 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de margarina

sal a gosto
pimenta do reino

1) Numa tigela, bata os ovos e o leite.
2) Aqueça uma frigideira em fogo baixo, derreta um pouco a margarina e despeje a mistura
de ovos, não mexa imediatamente, espere uns segundos até assentar, comece a mexer lentamente até cozinhar, mas ainda estar cremoso.
3) Sirva. No prato acrescente o sal a gosto e pimenta do reino.

Um bom acompanhamento é o suco de laranja. Nosso pequeno chef prepara-nos (com supervisão), sempre que possível, aos sábados de manhã.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS