Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Churros


Quando eu tinha uns 12 anos de idade minha irmã mais velha levou meu irmão e eu para passarmos uns dias na cidade de Campinas-SP. Quando vi uma máquina de churros numa loja no centro fiquei vidrada! E acho que nem precisei pedir para ela comprar, só me lembro de sair da loja lambuzada de doce de leite. Quando voltei para a cidade para fazer a faculdade, quis visitar a mesma loja para ver se ainda vendiam os churros... E acho que passei isso para meus filhos! 

Hoje meu menino de oito anos acordou, tomou café da manhã, fez a lição, chegou pertinho de mim,deu um beijinho e perguntou se eu podia fazer churros para ele comer de sobremesa. Quem resiste? Procurei meu aparelhinho que comprei de algum catálogo há muitos anos e fiz a receita da embalagem com algumas alterações. Claro que antes procurei outras opções e vi que algumas receitas levam ovos, e imaginei que deveriam ficar bem parecidas com a massa de carolinas... Foi assim que fiz, com ovos! Mas já testei antes sem ovos e ficou uma delícia também.
Desejo de criança realizado - churros de sobremesa!
Xícara medidora: 240 ml

Churros
2 xícaras de água
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos levemente batidos (opcional)

1/2 lítro de óleo para fritar

1) Leve ao fogo uma panela com a água, o sal e a manteiga. Quando ferver, apague o fogo e coloque duas xícaras de farinha de trigo. Mexa rapidamente até formar uma bola e desgrudar da panela. Se usar os ovos, adicione-os agora, batendo até incorporar bem. 

2) Aqueça o óleo em uma frigideira alta ou fritadeira. 

3) Transfira a massa para a máquina de churros ou um saco de confeitar com bico pitanga grande ou bico de churros. Empurre a massa até o tamanho desejado e corte com os dedos, já sobre o óleo quente. - Atenção ao fogo que não deve estar muito alto. - Deixe fritando até dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro lado. Depois de fritos, passe os churros no açúcar com canela em pó. Recheie com doce de leite.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ciabatta casserole - Torta de pão ciabatta


Sou uma pessoa que gosta muito de pães. No topo da lista estão os pães caseiros, o pãozinho francês com manteiga que é imbatível, pães integrais para sanduíches e para as refeições os italianos, dentre eles a versátil ciabatta.

Ciabatta é um pão com formato oval, de textura macia, crosta meio crocante e com sabor marcante (que me lembra levemente um pão de queijo!). Mas estas são as minhas impressões! Na culinária os sabores e aromas são singulares para cada pessoa. Assim como as memórias gastronômicas que criamos com a família e os amigos ao redor da mesa. 

Esta versão foi inspirada na breakfast casserole - torta de ovos e pão para receber amigas queridas para um café da manhã e ficou com cara de quiche.

Aproveitei para cobrir a torta com um pouquinho de vinagrete da véspera feito com tomate, cebola, pimentão amarelo, orégano, azeite e sal. Sem vinagre e nem limão. Esta é minha dica para quando você fizer churrasco e sobrar vinagrete, escorra o caldo e use em tortas!

Torta de pão ciabatta
1 pão ciabatta pequeno (aprox. 15 x 10 cm)
2 colheres (sopa) de vinagrete (tomate e cebola picados, temperados com orégano, sal e pimenta)
2 fatias finas de queijo muçarela (sim com ç!) cortada em quadrados
2 ovos
1/2 caixa de creme de leite (100 g)
2 colheres (sopa) de água
1 pitada de sal
Queijo parmesão ralado na hora, pimenta e ervas finas para polvilhar
Azeite para untar

1) Fatie o pão ciabatta em quadrados de 3 cm. Transfira, mantendo o formato do pão, para um refratário já untado generosamente com  azeite no fundo. 

2) Recheie os espaços com queijo muçarela e o vinagrete sem caldo. 

3) Bata os ovos com a água, uma pitada de sal e o creme de leite. Despeje sobre o pão ciabatta. Espalhe o o queijo parmesão, polvilhe a pimenta e as ervas finas (ou orégano). Leve ao forno preaquecido a 180ºC e asse por 30 minutos. Sirva quente.







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS