Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Charutos de Nutella





Fiquei sabendo que até o chocolate tem data certa para ser comemorado e foi a minha amiga Akemi, do delicioso blog Pecado da Gula, quem revelou isto! Por isso, fiz estes charutos de massa filo e creme de avelã com cacau (Nutella!) para servir aqui em casa no primeiro sábado do outono.

Passei na loja da Arosa para comprar a massa filo (que lembra a massa folhada, porém de espessura fina como papel e muito usada em doces árabes e para fazer rolinhos primavera). E olha que legal, a representante da Arosa em Campinas é a Lu, do blog Guloseimas da Lu que me deu a dica de polvilhar farinha de pão sobre o recheio para ele não vazar no forno.


Creme de avelã com  cacau (Nutella) e massa filo, só isso que você precisa para esta sobremesa! E para  mergulhar os charutos... um creme de baunilha simples e delicioso.

Charutos de Nutella
Adaptado da revista Good Food

Massa
500 g de folhas de massa filo

Recheio
1 pote de Nutella

Creme de baunilha 
100 ml  de creme de leite
1 colher (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de essência de baunilha

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 200º C e forre uma assadeira grande com papel manteiga.

1) Aqueça a Nutella por 30 segundos no microondas para trabalhar melhor com ela. Corte folhas duplas da massa filo em retângulos de cerca de 15 x 20 cm - use duas folhas em cada charuto porque a aparência fica melhor e o creme de avelãs não "mancha" a massa.

2)  Espalhe uma colher de sopa rasa de Nutella uniformemente em cada retângulo, deixando uma margem de 2 cm nas laterais. Dobre os dois lados menores sobre o recheio para selar. Enrole no formato de charuto iniciando pelo lado longo, para envolver completamente o recheio. Repita com o restante da massa filo.

Espalhe a nutella, polvilhe farinha de rosca e dobre as laterais menores sobre o recheio. Enrole.
4) Coloque os charutos na assadeira forrada com papel manteiga e asse no forno pré-aquecido por 8-10 minutos ou até que a massa fique levemente dourada. Retire os rolinhos do forno e deixe esfriar. Corte em pedaços menores de cerca de 5 cm e sirva com creme de baunilha.

Outro formato: Trouxinhas de Nutella
Faça o creme de baunilha:
Bata com um fouet pequeno ou garfo o açúcar e a baunilha. Coloque em uma tigela pequena.

Para servir, polvilhe os charutos de nutella com açúcar de confeiteiro e organize-os em um prato com o creme de baunilha.

Para esta receita se você não encontrar a filo, use a massa folhada e repita o método - a aparência muda totalmente, pois ela incha ao assar - mas fica muito bom! 
Outra aparência: massa folhada e nutella

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Arte em papel: Doilies = leques de festa

 Decoração feita com papel colorset, toalhas rendadas de papel (doilies) e forminhas de cupcakes. Dobrei em formato de leque metade de um papel colorset (cerca de 25 x 60 cm - este papel segura bem as dobras), prendi uma extremidade com fita crepe e cobri com uma toalha rendada de papel e cola quente do outro lado. Por cima colei a forminha de cupcake e ficou pronta a decoração da festa.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Picles de rabanete

Coisa azeda, sabor agridoce, jiló e muitas coisas que as pessoas torcem o nariz estão na minha lista de  comidas favoritas. E meu filho mais novo também gosta de tudo azedinho. Hoje depois do almoço ele disse: "Mãe, só porque dizem que eu gosto até de limão, deixa experimentar." E não é que ele gostou mesmo? 

Numa manhã me deparei com um maço lindo de rabanetes no supermercado, comprei sem ter ideia do que faria, a intenção não era que acabassem em uma simples salada. Busquei uma receita fácil e simples e encontrei esta de picles. 

Quem gosta de comida japonesa vai apreciar esta receita. Gosto de usar sal gourmet para deixar os rabanetes de molho. Depois de um dia, eles perdem um pouco a cor e a calda fica rosada.




Picles de rabanete
Adaptado de LA Times

1 maço de rabanetes
1 colher (sopa) de sal para o molho e mais 1/4 colher (chá) para a calda
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1/2 colher (chá) de pimenta em grãos, inteiras
3/4 xícara de vinagre de arroz
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de açúcar

1) Corte as pontas dos rabanetes e divida-os em quatro partes. Em uma tigela de vidro cubra-os com 1 colher de sal. Cubra com água e vários cubos de gelo. Deixe neste molho na geladeira por 2 horas. (Como alternativa você pode colocar os rabanetes com sal, sem água e gelo, em um pote prensa para picles).

2) Enquanto os rabanetes estão de molho faça a calda... Em fogo médio, torre os grãos de mostarda e pimenta em uma panela pequena por cerca de 2 minutos. Adicione o vinagre, meia xícara de água, o açúcar e 1/4 de colher (chá) de sal restante. Deixe ferver por 3 a 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

3) Enxague bem os rabanetes e seque-os com papel toalha. Coloque-os em um recipiente de vidro e despeje a mistura sobre eles apenas para cobrir. Vede bem e deixe na geladeira pelo menos 1 dia antes de servir.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um sorteio... e eu ganhei!


Uma raridade eu ganhar algo em sorteios e diria que realmente foi um golpe duplo de sorte! Porque além de ganhar o sorteio eu quero contar aqui que nasci e cresci na terra da vaquinha Mococa... 

Foi este o sorteio do qual participei no blog da querida Gina, o Na Cozinha, que divulgou esta promoção. Qual não foi minha surpresa ao ser informada do resultado! Obrigada aos organizadores da empresa Laticínios Mococa e à Gina, que foi anfitriã deste evento! 

Recebi em casa uma caixa recheada de coisas boas e a deliciosa manteiga de lata... Ah esta eu sou fã desde criança. Lembro-me de uma vez que visitamos a fábrica com a escola. Foi um encanto saber como que o leite era pasteurizado e produzia diferentes produtos. E muitas histórias temos para contar. Muita gente ainda se lembra do famoso jingle no comercial da vaquinha, esse grudava na cabeça... Era assim:

A vaquinha mococa está mugindo
Muuuuuuuuuuu!
A vaquinha mococa está dizendo...
Beba leite, leite Mococa!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS