Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Apple Crisp - Torta crocante de maçã

Esta é a torta de maçã mais fácil e a mais pedida por minha família e amigos. Faço desde que meu filho mais velho era bem pequeno, e olha que este ano ele virou um adolescente! Nunca postei aqui porque quando eu percebia já não tinha nada para fotografar...

A novidade da torta para muitos é que ela é feita com mistura para bolo seca. O preparo é simples e rápido!

Apple crisp
1,5 kg de maçãs (o suficiente para encher 2/3 de uma forma refratária)
Suco de 1 limão
Canela em pó a gosto
5 colheres (sopa) de açúcar
1 caixa/pacote de mistura para bolo (Festa ou baunilha)
2 colheres (sopa) de nozes ou castanhas trituradas
200 g de manteiga derretida

1) No refratário que vai assar a torta: descasque e fatie as maçãs uma a uma, deixe-as com cerca de 1 cm de espessura, enquanto isso vá espremendo o limão, acrescentando canela e o açúcar aos poucos.

2) Espalhe a mistura de bolo seca (sem preparar o bolo!!!) sobre as maçãs. Junte as castanhas/nozes trituradas. Distribua a manteiga derretida por toda a superfície. Ela deve ficar sobre a torta.
3) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 a 30 minutos ou até começar a borbulhar e a crosta dourar. Sirva com sorvete de creme.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tudo azul

Na janela lateral da minha cozinha ou na mesa de café da manhã estes vasos improvisados com garrafas de vidro enfeitam e reaproveitam material que já estava separado para a coleta seletiva... Para o tom de azul, usei algumas gotas de corante alimentício.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cebola empanada (estilo Outback)

Não é toda cidade que tem um restaurante australiano para você saborear a cebola empanada em pétalas... Mas com alguma insistência e perseverança é possível conseguir um bom aperitivo em sua própria cozinha. Se isso não bastar, ou se só despertar ainda mais o apetite para provar a original Blooming Onion, resta mesmo fazer uma visita ao Outback...
Há alguns anos comprei este cortador de cebola, o "Onion blossom maker," de onde tirei a receita.

Cebola empanada
1 cebola (grande, tipo espanhola)
1 tigela com gelo 
1 tigela com água bem quente
Óleo para fritar

Massa para empanar:
1 ovo
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta moída
1 colher (chá) de orégano e tomilho juntos
1/2 colher (chá) de cominho moído

Mistura 1: Em uma tigela, misture a farinha e os temperos.
Mistura 2: Em outra tigela, bata o ovo e o leite - Escolha uma tigela que caiba a cebola.
1) Com uma faca bem afiada, corte 1/4 da ponta de cima da cebola (não mexa na raiz). Retire a casca.

2) Corte as pétalas da cebola seguindo o guia do aparelho ou se usar a faca, corte no meio e depois em cruz, faça isso até obter cerca de 16 quadrados. Não corte até o fim, preserve sempre pelo menos 1 cm da raiz. 

3) Coloque a cebola fatiada em água quente por 1 minuto, em seguida, transfira para uma tigela de água com gelo por 3 minutos.

4) Retire a cebola da água e solte as pétalas batendo a raiz numa tábua de carne. Insira um garfo na raiz a um ângulo de 45º.

5) Passe a cebola na mistura 1 (seca) e depois na mistura 2 (ovo e leite). Passe novamente na mistura 1 (seca). Deixe a cebola descansar na geladeira* por uns minutos enquanto o óleo é aquecido (*faça isso com qualquer empanado, deixa a casca crocante).
 
6) Numa panela grande e funda, aqueça óleo suficiente para cobrir a cebola.

7) Com o garfo abaixe cuidadosamente a cebola com o lado aberto para baixo, retire o garfo e frite por uns 4 minutos ou até ficar dourada. Vire a cebola e frite até ficar dourada por inteiro.

8) Quando dourar a cebola, retire-a do óleo e deixe escorrer sobre papel-toalha. Remova o miolo com um cortador (de biscoitos) redondo de cerca de 2 a 3 cm de diâmetro. Sirva com seu molho preferido.

Molho estilo Outback
1/2 xícara de de maionese
2 colheres (chá) de catchup
1/4 colher (chá) de páprica
1 pitadinha de sal
Orégano e pimenta do reino moída na hora

Misture todos os ingredientes. Mantenha na geladeira até a hora de servir.


Honey Mustard - Molho de mostarda e mel 
Receita da Cinara

3/4 de xícara de maionese 
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon (usei Hemmer com ervas, ficou ótimo)
1/4 de xícara de mel (derreti uns segundos no microondas)


Misture tudo em uma tigela, até incorporar bem. Leve à geladeira por uma hora, antes de servir.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Como meus filhos me mudaram...

Não foi da noite para o dia que percebi mudanças. Hoje olho para trás e comparo minha vida e rotina aos dias sem filhos e posso fazer uma lista.

- Meus filhos me mostraram que eu não tinha tudo sob controle (aquela única roupa que entra e você colocou para sair, acabou de sujar na troca da fralda). E eu também não sou tão perfeccionista como pensava... "ah tá bonitinho assim, estou atrasada..."

- Meus filhos me deixaram mais organizada e me ajudaram a pensar no futuro. Verdade!!! Para sair é preciso organizar a malinha deles. Por exemplo, um final de semana fora de casa exige muita concentração e planejamento.
 
- Hoje sei planejar refeições saudáveis (papinhas de legumes que ficam deliciosas, pratos mascarados com legumes etc.) e até decorar! O quartinho deles me deixou completamente por dentro das tendências.

- Meus filhos despertaram emoções em mim que eu não conhecia. E me ajudaram a entender a profundidade do amor de Deus por mim.

- E a cada dia aprendo mais sobre perdão. Ninguém pode brigar e se abraçar logo em seguida como as crianças, detalhe: sem resquícios de mágoas.

- Com meus filhos eu rio e choro mais também. Também me mostraram que não há insanidade em rir sozinha na volta da escola com as conversas do banco de trás.

- Com eles eu me sinto jovem.... ah, com filho adolescente você tem que voltar no tempo a todo momento e recordar... Como é que eu me comportava mesmo quando tinha 13 anos?

- Meus filhos me ensinaram que eu preciso... de outras pessoas! Sim, preciso de alguém que me ajude a ajudar meus filhos... Uma fonoaudióloga, uma dentista, um pediatra, a pedagoga...

E no dia das mães, é tão bom ter alguém que me dê flores e me faça sentir bem comigo mesma... e realizada... e feliz!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS