Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Bolo com compota de frutas

Bolo e compota - aqui em casa gostam de bolo mas não de compota. Eu gosto dos dois, juntos ou separados... Doces caseiros me trazem ótimas lembranças da infância já que lá em casa sempre tinha um doce preparado por minha mãe. Para mim ninguém faz doces tão gostosos como ela, que tinha muita paciência para tirar todo o amargo das frutas, lavando às vezes por dias antes de levar o tacho ao fogo, que na verdade era uma panela bem grande de alumínio fundido. 

Doces da minha infância... Doce de mamão verde, doce de abóbora em pedaços ou amassada, doce de leite cremoso e de vez em quando doce de cidra, mas deste nunca fui fã, só meus irmãos.

Fiz este bolo para o grupo pequeno que se reúne aqui em casa semanalmente e os  comentários foram: "tem gosto daquele bolo do sul, a cuca,"  "tem cara de pão de ló" e o melhor da noite: "mãe, este bolo é aquele gostoso?" De meu filho se referindo a outro bolo, o coffee cake.  E meus filhos agora comem até doce de mamão verde, no bolo, claro! Pois foi esta a compota que usei, de mamão verde que ganhei de presente da dona Helena, grande jogadora de vôlei adaptado e mãe da Simone uma amiga querida.


Bolo com Compota de Frutas
Receita adaptada do Bolo de Figo Frances O'Neal

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada moída
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de água morna
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de compota de frutas de sua escolha (sem caldo, fruta picada - reserve a calda para cobertura)
1/2 xícara de castanha de caju triturada (opcional)

1) Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte uma forma redonda ou refratário de 30 cm com manteiga e farinha.

2) Peneire farinha, sal e os condimentos.

3) Na batedeira: bata os ovos (claras e gemas juntas) na tigela grande na velocidade alta até espumar, por 2 minutos. Adicione o açúcar e bata até esbranquiçar, mais 2 minutos. Adicione o óleo e bata 1 minuto. Abaixe a velocidade da batedeira e vá alternando mistura de farinha e leite (terminando com a farinha).

4) Dissolva o bicarbonato em água morna e junte à massa, com a baunilha, doce picado e castanhas.

5) Asse por cerca de 40 minutos ou até dourar o bolo e o palito sair limpo. Deixe esfriar na forma ou refratário. Decore com açúcar de confeiteiro ou a calda que sobrou da compota.

Doce de mamão verde em lascas, o presente da dona Helena.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 komentar:

Posting Komentar