Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Celebrando...


 
Mais um ano de vida!
Em cores múltiplas, formas variadas... todos que passam pela minha vida têm seu propósito...
Agradecida sou pelas amizades, pela família e pela forma maravilhosa que Deus tem conduzido minha vida e me moldado no decorrer dos anos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo com compota de frutas

Bolo e compota - aqui em casa gostam de bolo mas não de compota. Eu gosto dos dois, juntos ou separados... Doces caseiros me trazem ótimas lembranças da infância já que lá em casa sempre tinha um doce preparado por minha mãe. Para mim ninguém faz doces tão gostosos como ela, que tinha muita paciência para tirar todo o amargo das frutas, lavando às vezes por dias antes de levar o tacho ao fogo, que na verdade era uma panela bem grande de alumínio fundido. 

Doces da minha infância... Doce de mamão verde, doce de abóbora em pedaços ou amassada, doce de leite cremoso e de vez em quando doce de cidra, mas deste nunca fui fã, só meus irmãos.

Fiz este bolo para o grupo pequeno que se reúne aqui em casa semanalmente e os  comentários foram: "tem gosto daquele bolo do sul, a cuca,"  "tem cara de pão de ló" e o melhor da noite: "mãe, este bolo é aquele gostoso?" De meu filho se referindo a outro bolo, o coffee cake.  E meus filhos agora comem até doce de mamão verde, no bolo, claro! Pois foi esta a compota que usei, de mamão verde que ganhei de presente da dona Helena, grande jogadora de vôlei adaptado e mãe da Simone uma amiga querida.


Bolo com Compota de Frutas
Receita adaptada do Bolo de Figo Frances O'Neal

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada moída
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de água morna
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de compota de frutas de sua escolha (sem caldo, fruta picada - reserve a calda para cobertura)
1/2 xícara de castanha de caju triturada (opcional)

1) Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte uma forma redonda ou refratário de 30 cm com manteiga e farinha.

2) Peneire farinha, sal e os condimentos.

3) Na batedeira: bata os ovos (claras e gemas juntas) na tigela grande na velocidade alta até espumar, por 2 minutos. Adicione o açúcar e bata até esbranquiçar, mais 2 minutos. Adicione o óleo e bata 1 minuto. Abaixe a velocidade da batedeira e vá alternando mistura de farinha e leite (terminando com a farinha).

4) Dissolva o bicarbonato em água morna e junte à massa, com a baunilha, doce picado e castanhas.

5) Asse por cerca de 40 minutos ou até dourar o bolo e o palito sair limpo. Deixe esfriar na forma ou refratário. Decore com açúcar de confeiteiro ou a calda que sobrou da compota.

Doce de mamão verde em lascas, o presente da dona Helena.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Frigideira de Siri para uma santa sexta-feira

Para quem quiser sair do costumeiro peixe ou bacalhau na época da Páscoa esta frigideira de siri, que é feita no forno, é uma ótima pedida para a data. É uma receita de um prato só, ou seja, completa, sem a necessidade de outros acompanhamentos. O sabor é bem parecido com a casquinha de siri.



Frigideira de siri
Receita adaptada do blog Le Fouet

100 ml de azeite
30 g de alho picadinho (3 dentes de alho bem grandes)
300 g de cebola picada (2 cebolas médias)
100 g de pimentão vermelho em cubos
50 g de pimentão verde em cubos
50 g de pimentão amarelo em cubos
600 g de carne de siri
500 ml de leite de coco
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsa picada a gosto
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picadinha (opcional)

3 ovos
2 xícaras de arroz cozido

1) Refogue o alho, a cebola e a pimenta dedo-de-moça no azeite. Junte os pimentões e refogue por alguns minutos, acrescente a carne de siri e deixe cozinhar um pouco. Nessa hora tempere com o sal e a pimenta do reino. Acrescente o leite de coco, abaixe o fogo e deixe cozinhando por uns 5 minutos.

2) Bata as claras em neve e depois acrescente as gemas batendo mais um pouco. Despeje metade das claras batidas ao siri.

3) Distribua o arroz cozido num refratário ou frigideira de inox, coloque por cima o siri e cubra com o restante das claras em neve.  Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS