Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Coconut macaroons - a queijadinha sem queijo...


Quando falamos de macaroons muitos já pensam nos macarons franceses, feitos com farinha de amêndoa, mas estes são americanos e feitos com coco ralado! E são fáceis, deliciosos e parecem queijadinha ou cocada assada...

A receita eu adaptei ao nosso paladar e tipo de coco industrializado. A receita original faz uma cocada mais sequinha e eu prefiro mais úmida e por isso adicionei gemas e leite. O ideal seria usar o coco fresco e ralado na hora só que eu não tinha.


A receita é da minha "quase" mãe americana. E digo quase porque eu não morei na casa desta família quando fiz intercâmbio do AFS em 1987... Mas ficamos tão amigos que até hoje trocamos presentes de Natal, fotos de todos os momentos em família e nos falamos pelo messenger toda semana.

Xícara medidora: 240 ml

Coconut Macaroons - cocada assada
200 g de coco ralado
1 xícara de açúcar (originalmente só 1/2 xícara)
3 ovos inteiros (originalmente só as claras)
1 pitada de sal
1/4 de xícara de leite (opcional, não tem na receita original, pode ser leite de cabra)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Forno: 180º C

1) Numa tigela misture o açúcar e o coco ralado. Junte ovos sem bater, baunilha, sal e leite. Misture bem.

2) Coloque a massa em forminhas de papel nr. 2 ou despeje colheradas em uma forma coberta com papel manteiga e asse por 20 a 22 minutos no forno pré-aquecido a 180º C ou até dourarem nas bordas. Se preferir, cubra com calda de chocolate quando assadas.

  • Quando assar em papel manteiga, ao retirar do forno, coloque o papel com as cocadas sobre um pano umedecido e cubra com outro pano umedecido para soltarem do papel.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Roupa nova em quem já foi rei - Lombo na panela


Eu não resisto... ver toda aquela deliciosa comida da ceia no dia seguinte na hora do almoço mas com cara de "restau donté." Eu só arrumei o prato bonitinho e ficou com cara de roupa nova!

Lombo de porco na panela
Este lombo é receita mãe da minha cunhada e acho que é da culinária mineira, pois minha sogra também faz lombo na panela.

1 lombo de porco
alho, sal, cebola, orégano, pimenta do reino
1 colher de: catchup, mostarda, molho de soja (opcional)
1 cálice de prosecco ou espumante (opcional)
1 colher de farinha de trigo
1 vidro pequeno de champignons

1) Tempere um lombo de porco na véspera com limão, sal, alho, cebola, orégano e pimenta. Se tiver vinho ou prosecco para adicionar melhor. Deixe marinando durante a noite ou no mínimo por 2 horas.

2) No dia seguinte, doure o lombo na panela com um pouco de óleo, virando sempre. Coloque o caldo da marinada, acrescente mais água até cobrir o lombo e deixe cozinhar lentamente em panela tampada, pingue mais água se achar necessário. Na panela de pressão ele cozinha em cerca de 20 a 25 minutos, na panela normal pode levar uma hora.

3) Quando o lombo estiver cozido é hora de preparar o caldo. Escorra e peneire o caldo que ficou na panela. Leve ao freezer por uma meia hora até separar a gordura, isso se você achar que tem muita gordura, caso contrário, leve o caldo direto a uma panela com farinha de trigo, catchup, molho de soja e mostarda. Deixe engrossar e junte os champignons. Sirva com o lombo em fatias.


Este é meu separador ou decantador de caldos (gravy separator).
Ele segrega a gordura do caldo imediatamente, ela fica por cima e ao escorrer pelo funil você fica com um caldo puro sem gorduras.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS