Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Risoto de queijos como entrada







Amo risotos. São práticos. Encontro neles um meio de receber os convidados com requinte sem gastar muito. Tenho visto em recepções como casamentos e aniversários que eles são servidos como aperitivo em bowls (tigelas pequenas) e repeti a dose aqui em casa em uma reunião descontraída. Assim, para não ficar trabalhando na frente dos convidados, comecei o preparo com antecedência de umas quatro horas. 

Para antecipar o preparo do risoto: 
Refogue a cebola e o alho, misture o arroz arborio, junte 1 xícara do caldo de legumes até que seja absorvido; repita esta última etapa por três vezes, no tempo máximo de 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar, que o risoto estará parcialmente cozido, se usar em uma hora só tampe, se demorar mais que isso leve à geladeira. Quando estiver perto do horário de seus convidados chegarem ou estiver no momento de servir, reaqueça o caldo de legumes e adicione-o ao risoto até que o arroz esteja macio. 

Para fazer risoto são necessárias apenas três etapas:
1 - Refogar cebola e alho;
2 - Adicionar o arroz, evaporar o vinho e colocar a água aos poucos;
3 - Acrescentar o ingrediente final.
Bowls encontrados em lojas de produtos japoneses servem comida italiana
Risoto de queijos

- Rende 4 porções

500 g de arroz italiano tipo arborio
1 cebola média picada em cubos
1/4 de xícara vinho branco seco
2 dentes de alho ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1,5 litros de caldo de legumes (água + 2 tabletes de caldo de legumes)
1 colher (sopa) de manteiga

Escolha dois ou três queijos de sua preferência e use 1/2 xícara (chá) de cada (parmesão, parmesano, brie, provolone, gorgonzola, muçarela, meia cura etc.)

Para decorar:
Cheiro-verde ou tomilho picado
Queijo parmesão ralado na hora
Pimenta moída

1) Ferva 1,5 litros de água e dissolva nele o caldo de legumes. Reserve.

2) Numa panela grande de fundo grosso ou antiaderente aqueça o azeite com um fio de óleo para não queimar. Frite a cebola e o alho até ficarem transparentes, junte o arroz e refogue por cerca de 3 minutos.

3) Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Neste momento, comece a acrescentar o caldo de legumes - concha a concha - sem deixar secar e mexendo constantemente, por cerca de 20 minutos. Junte então os queijos escolhidos, continue mexendo e acrescentando água por mais alguns minutos.

4) Quando estiver al dente, ou no ponto desejado, apague o fogo, acrescente a manteiga e misture bem. Sirva em bowls como entrada ou como prato principal. Salpique queijo ralado, cheiro-verde ou tomilho e pimenta moída.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo Candyland da Dora com glacê de cream cheese


Eu amo feriados. São oportunidades que tenho para sair de casa e visitar a família. Mas acho que este gosto pelo feriado vem da infância. Quando os feriados eram realmente prolongados. De quinta a domingo, ou de sábado até terça... bom demais! Nesta época, horário comercial, era horário comercial, lojas não abriam em feriado e muito menos aos domingos. Bons tempos que quando a gente realmente não tinha nada para fazer  ficava em casa, hoje a falta de opção de lazer leva muita gente a gastar em shoppings.

Doces tempos. Mas não tinha cupcake, não é mesmo?! Eles apareceram no Brasil há pouco tempo...
Então aproveitei a onda de cups e fiz no aniversário de meu filho em abril um bolo que ele me pedia há muito tempo com cupcake e muitos doces na decoração! Chama-se Candyland - na Terra dos Doces....

O tema da festa foi futebol. Então usei a mesa de futebol de botão para colocar o bolo!
Cobri a churrasqueira com uma rede. Meu filho escreveu o nome dos amigos e seus times em papeis decorados e prendemos na rede. Foi uma decoração simples mas de impacto, porque os amiguinhos ficaram felizes de saber que meu filho os conhecia tão bem que sabia até o nome de seus times!

O bolo mais fácil e divertido que já fiz! Inspirado na receita original de Taste of Home.
Faça um bolo retangular grande de sua preferência. Eu fiz dois bolos de caixinha, um de baunilha e outro de chocolate. Usei uma bandeja de acrílico transparente, coloquei o primeiro bolo de chocolate inteiro, molhei com guaraná, coloquei recheio de doce de leite diluído com creme de leite e sobrepus o bolo de baunilha, molhei novamente com guaraná.

Cobertura do bolo: glacê de cream cheese sem corante que também é a que sempre uso para cupcakes.
Usei açúcar verde e branco para formar o "gramado" e para o trajeto do jogo Candyland usei pirulitos, balas diversas (fini), jujubas, jelly beans, marshmallows coloridos, mini trakinas nas laterais e escrevi Feliz Aniversário com uma caneta de tinta comestível.
Lembrancinhas: suspiros, cupcakes e um cartão de agradecimento
Os cartões usados na festa são do site In Good Company  - usei como modelo e fiz alterações num editor de imagens, tipo Paint.
Wrappers de futebol - vendidos em lojas de festas
Cobertura para cupcakes e bolos - Glacê de cream cheese
200 g de margarina (Qualy) em temperatura ambiente
100 g de cream cheese
1/2 kg de açúcar impalpável
1 colher de chá de extrato de baunilha ou suco de limão
Corante alimentício na cor preferida

Na batedeira, misture bem a manteiga e o cream cheese. Acrescente a baunilha, o açúcar impalpável aos poucos. Bata até obter o ponto desejado, adicione algumas gotas de corante, bata novamente e se necessário coloque mais algumas gotas. Lembre-se que a cor intensifica depois... Use para confeitar cupcakes e bolos.

Esta receita é boa porque você pode adicionar alguns ingredientes como chocolate, raspas de limão ou laranja etc.
Rolhas de vinho: usadas como suporte de etiquetas de salgados


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Spätzle de espinafre e beleza põe mesa sim...

Quando alguém em casa pede algo que não preparo há muito tempo, eu logo me pergunto o que fez disparar na cabecinha da pessoa o pedido. Deve ser a memória culinária... E faço questão de atender logo ao pedido! Quando você vai para a cozinha sem reclamar e com amor, a relação de afeto que a preparação do alimento envolve dispara na família outros sentidos... Por exemplo, o apelo visual (imagine esta receita  na panela) e o cheiro bom disparam o paladar através do arranjo no recipiente e de ervas, temperos e ingredientes que você escolheu com suas próprias mãos. Na hora de sentar ao redor da mesa, os sons que chegam aos ouvidos devem ser de uma conversa agradável, pois o princípio da mesa, de sentarmos juntos para as refeições, é antigo, e deve ter um significado importante para a família,  o de experimentar algo além da comida, mas obter também o alimento para o espírito.

Estes princípios eu aprendi com minha mãe e meu pai sem saber... Minha mãe fazia todas as refeições conosco e meu pai a refeição da noite. Eu me lembro que minha mãe nos esperava chegar da escola para almoçarmos e tomávamos o café da tarde juntos todos os dias. Ultimante, o que aprendi com ela reforçou-se com a leitura de um livro que recomendo, principalmente para as mães: A experiência da mesa, da autora Devi Titus.

E vamos falar da receita agora, que é uma maneira básica de fazer um macarrão de origem alemã, o spätzle, e que meus filhos chamam de nhoquinho. Na simplicidade pode-se ter algo espetacular e diferente para um almoço ou jantar! 

Esta receita tem uma outra versão mais antiga AQUI no blog.

Spätzle - ou nhoque alemão
1 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de leite (ou água)
2 ovos
1 pitada de sal
2 colheres de espinafre cozido picado

Para cozinhar:
2 litros de água
1 fio de óleo
1 tablete/envelope de caldo de legumes (ou sal)

1) Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa.

2) Em água fervente com óleo e sal: despeje as mistura aos poucos  na água usando uma concha para pingar as gotas ou, se tiver o aparelho para spätzle, encaixe-o na panela, coloque a massa e deslize lentamente. Mexa com uma escumadeira para desgrudar as bolinhas e aguarde o cozimento, que é quando as bolinhas sobem. Retire da água com uma peneira ou escumadeira.

Modo de servir: coloque num recipiente e regue com molho de sua preferência. Sugestões: molho italiano para salada, alho e óleo, molho branco ou rosé, molho de tomates, alcaparras etc.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS