Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Mesa posta para o Thanksgiving!


Mesa decorada com motivos de abóbora e lugares marcados

A gratidão alegra o coração!

Tenho uma confissão a fazer, Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças mesmo sendo uma data não comemorada pela maioria dos brasileiros é meu feriado favorito! É um dia do ano escolhido para simplesmente reunir família e amigos para agradecer as bençãos recebidas. Pena que ainda não importaram este feriado...

Podemos enfrentar momentos de dificuldades mas nesta data e com o aproximar do Natal quero encorajar você a contar as bençãos uma a uma e ficará surpresa(o) com quanta coisa Ele já fez na sua vida!

Que você possa ver pequenas dádivas em seu dia, incomodar-se quando insistir em pensar negativamente e apreciar as maravilhas que Deus nos concede de graça todos os dias. 

Flor e folha de abóbora trazem a apreciação de coisas simples para dentro de casa

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Madeleines


Há muitos anos me apaixonei por estes bolinhos franceses em formato de concha e minha família também. É até engraçado ver meus filhos chegarem da escola e logo pedirem: "Mamãe, tem madeleines?" Brinco com eles que talvez sejam os únicos da sala que conheçam madeleines e me sinto feliz por poder dividir com eles sabores de outras terras. Desta forma aprendem a apreciar e valorizar a cultura de outro país começando pela comida, sem sair de nosso país. A minha cozinha é bem global neste aspecto.

Dos sabores das madeleines, de quais mais gosto? Limão! Ou será de laranja?

Embaladas para presente

Madeleines
Receita adaptada de Joy of Baking
Xícara medidora: 240 ml

100 g  de manteiga sem sal derretida
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitadinha de sal
3 ovos, temperatura ambiente
2/3 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha (pode ser suco de limão, laranja ou maracujá)
Raspas de 1 limão (ou laranja)

Antes de começar...
- Coloque a grade do forno na posição do meio e pré-aqueça o forno a 190° C.
- Unte 2 formas de madeleines com manteiga e farinha

1) Em uma tigela coloque a farinha, o fermento em pó e o sal.

2) Na tigela da batedeira: bata os ovos inteiros e o açúcar por 5 minutos até triplicar de volume. Adicione a a baunilha ou suco e misture bem. Desligue a batedeira.

3) Misture um pouco de farinha aos ovos batidos e mexa delicadamente com uma espátula. Junte o resto da farinha e misture sem bater. 

4) Misture uma colher da massa à manteiga. Junte a manteiga aos poucos à massa. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos ou por várias horas se fizer com antecedência. Se estou com pressa eu levo ao freezer por 10 minutos.

5) Coloque uma colher de sopa bem cheia de massa em cada cavidade da forma untada, deixando-a mais alta no centro.  Isto resultará no clássico "calombo" das madeleines. Asse por 11 a 13 minutos ou até dourar as bordas. Não asse por muito tempo senão ficam secas. Tire do forno e dê uma batidinha na forma na pia para soltar as madeleines.

Polvilhe açúcar de confeiteiro para servir.

Se não tiver as formas apropriadas para madeleines... tente assar em forminhas de papel. O sabor não é o mesmo, mas dá para matar a curiosidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Coalhada seca ou iogurte grego

Com apenas dois ingredientes, e olhos abertos para não derramar o leite enquanto ferve, você faz um iogurte caseiro. Deixe escorrer o soro e ele vira uma deliciosa coalhada seca ou iogurte grego.

Com a coalhada dessorada surgem motivos para voltar à cozinha! É a hora de provar a coalhada com pães e torradas, rechear sanduíches, fazer bolos, pães, frozen yogurt e muitas outras coisas gostosas e saudáveis, pois a coalhada tem grande concentração de proteína e cálcio.

Esta é a receita que sempre faço aqui em casa e rende 500 ml de coalhada sem soro.


Coalhada seca
2 litros de leite integral (de garrafa ou saquinho, tipo A ou B)
2 potes (de 170 g cada) de iogurte natural - tire da geladeira enquanto ferve o leite

1) Coloque o leite numa panela grande, leve para ferver e fique de olho até ele levantar fervura - quando ameaçar subir já desligue o fogo.
2) Deixe o leite amornar, isto pode levar quase uma hora. Para descobrir o momento exato de acrescentar o iogurte: de vez em quando coloque o dedo no leite e conte até 10. Quando suportar no 10 é porque está na temperatura certa.
3) Acrescente os dois potes de iogurte e misture com uma concha, jogando de cima, para aerar o leite. Cubra a panela com uma tampa e enrole-a com uma toalha de mesa grande dobrada (ou cobertor). Deixe no forno ou em um local que ninguém mexa por 6 a 8 horas. Quando abrir você terá um iogurte natural.

Para fazer a coalhada seca (também já ouvi nomes como: coalhada síria, iogurte grego, coalhada dessorada, dahi e labneh):
Coloque um escorredor dentro de uma tigela funda que deixe espaço para o soro escorrer - ou melhor, use uma panela para cozimento a vapor - e forre com um pano de prato separado apenas para isto. Despeje a coalhada e deixe escorrer de um dia para o outro ou por umas seis horas na geladeira.


Sugestão para servir: com uma colher pingue bolinhas de coalhada no azeite e tempere com sal e pimenta calabresa. Ou regue com azeite, sal e ervas de provence ou orégano e azeitonas picadas.

Como lavar o pano de prato para a coalhada: lave à mão um pano de prato com detergente ou sabão. Na última água de enxague coloque 1 colher (sopa) de vinagre. Deixe de molho alguns minutos para soltar todo o sabão do tecido. Seque e passe. Separe este pano apenas para fazer coalhada.

Quando minha irmãzinha mais nova nasceu eu tinha cinco anos e me lembro que minha mãe falava que o vinagre tirava o sabão e deixava as fraldas de tecido macias. Isso faz muito tempo...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS