Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Cream Cheese Dip - Patê de Cream Cheese

Já chegou o Natal... um momento glorioso em que céu e terra se tocam, a humanidade e Deus se encontram, lembrando-nos que Deus veio até nós e se revelou em Jesus reconciliando-nos com Ele.

Uma das receitas que publiquei quando comecei a escrever este blog há quatro anos foi este patê de Natal. Em qualquer comemoração uma entrada é sempre importante para receber os convidados. Já a  boa apresentação de um prato mostra a intenção de quem preparou a receita ou organizou o evento de proporcionar um ambiente agradável ao olhar, ao paladar e ao convívio. Por isso gosto de caprichar desde o começo do jantar até o fim, mesmo que o detalhe seja um raminho de manjericão decorando o prato para demonstrar o carinho com que preparei cada receita.

Na época da primeira publicação desta receita minha amiga Walkiria tinha acabado de se tornar avó e hoje ela já tem quatro netos... Cozinheira de mão cheia, esta é a receita do patê que ela levou há alguns anos para a Ceia de Natal de nossa família. Sempre admirei o capricho e o amor com que ela prepara cada prato. Não preciso nem dizer que ela foi minha fonte de inspiração em muitas receitas. E a receita dela é a seguinte:

Cream Cheeese Dip - Patê de Cream Cheese
2 tiras de bacon (ou 1/2 xícara se usar em pedaço)
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
300 g de cream cheese em temperatura ambiente (usei 250 g)
2 xícaras de queijo ralado fino (suíço ou cheddar - eu usei ricota defumada)

1) Leve as duas tiras de bacon cobertas com papel toalha ao microondas por cerca de 3 minutos. Quebre-as em pedacinhos.

2) Numa tigela misture o cream cheese e a margarina; aqueça no microondas ou na panela por 1 minuto. Adicione o bacon. Caso necessário, leve à geladeira por meia hora antes de fazer a bota e o boneco. Se quiser parar por aqui é só botar o patê num prato bonito e está pronto...


Para montar a bota do Papai Noel:
Amêndoas em lascas ou inteiras
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica ou allspice)
Tiras de pimentão vermelho


Divida a mistura em duas partes e use uma, use a outra metade para o boneco de neve. Modele o patê no formato de bota. Decore com amêndoas na parte superior, pimenta e pimentão para o laço e cordão.

Para montar o boneco de neve:
2 palitos de pretzel (tipo Stiksy - Elma Chips)
Pimenta em grão (usei pimenta-da-jamaica - allspice, mas você pode usar até alcaparra)
Pimentão vermelho ou repolho roxo
1 azeitona verde recheada para o chapéu
1 pedacinho de cenoura para o nariz
1 biscoito salgado redondo (tipo salclic) para o chapéu

1) Com a metade reservada faça o boneco de neve. Divida em 3 partes, deixando a cabeça e o corpo ligeiramente menores que a base. Coloque um pedacinho de cenoura no nariz, insira duas metades de pretzel nas laterais para formar os braços. Use as pimentas para os botões e os olhos.

2) Faça a boca com um pedacinho de pimentão. Fatie ao meio o pimentão e recorte uma tira de quase 1 cm de largura por 20 cm de comprimento para fazer o cachecol, com a faca dê um acabamento nas pontas para imitar a lã. Prenda a azeitona à bolacha com um palito e ponha sobre a cabeça do boneco. Sirva com torradas e biscoitos salgados.

Dura 5 dias na geladeira.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Focaccia

Um pão italiano achatado e alto, com cerca de 2 cm de altura, coberto de sal grosso e algumas ervas, como alecrim, sálvia ou tomilho e um aperitivo que já me salvou muitas vezes quando tive visitas inesperadas.

Uso a massa de pão de hot rolls (clique no link para ver as variações desta massa) mas pode ser feita com massa de pizza comum. A focaccia não exige grandes acompanhamentos, ela reina sozinha em qualquer happy hour. Eu coloco azeite num prato e tempero com pimenta do reino, aí é só passar as fatias neste azeite... Ou com patês, coalhada e mesmo para acompanhar uma sopa em um dia mais frio.

Hot rolls - para focaccia
1 envelope de fermento para pão (ou 1 colher de sopa)
1/2 xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 xícaras de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte natural
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
5 xícaras de farinha de trigo

1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.

2) Coloque a massa em um recipiente untado com óleo, tampe e guarde na geladeira por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

Para montar a focaccia: Unte uma forma retangular com manteiga ou óleo e fubá (ou farinha de milho fina tipo milharina, polentina etc). Separe metade da massa e abra em uma superfície com muita farinha, deixe com +-1,5 cm de altura. Transfira para a forma untada.

Com as pontas dos dedos faça alguns furos em toda a extensão da massa. Regue com azeite e polvilhe sal grosso ou flor de sal. Espalhe alecrim e leve para assar em forno pré-aquecido a  230°C por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS