Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Celebrando os 8.0 de minha mãe

É maravilhoso comemorar aniversários, melhor ainda é celebrar uma vida de 80 anos que se passaram de uma mulher que disse sim... ao amor de sua vida, aos filhos que Deus lhe mandou, ao compromisso de educá-los na fé que ela professa. Somos agradecidos a Deus pela dedicação desta mulher que é nossa mãe, pelo investimento que ela fez na família, por não se deixar abater pelo dia exaustivo de trabalho e sentar-se aos nossos pés toda noite, contando histórias que tiveram impacto em nossa formação e em nosso caráter... Isto é fazer a diferença, deixar um legado que durará eternamente... Parabéns mamãe!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Manteiga caseira, como minha mãe fazia

Pão com manteiga, como é gostoso! É o que meu marido sempre diz, apesar de ter levado anos para ele realmente apreciar pão com manteiga, mesmo sendo mineiro. Já eu desde pequena amava pão quentinho com manteiga pura, quando ela ainda está geladinha. Meu pai trazia leite cru do curral, minha mãe fervia e guardava a nata a semana toda para fazer  manteiga. Já nesta época eu me realizava na cozinha fazendo o pão de nata que aprendi com minha prima. Nasci numa terra que produzia muito leite, Mococa, e a fábrica de mesmo nome fabricava uma manteiga deliciosa.

Manteiga fresca com pão desta receita: No-knead bread

Para fazer a manteiga em casa o ideal é usar leite cru ou leite integral. Primeiro precisamos fazer a nata que vai virar a manteiga. E ela precisa estar ácida, para soltar o soro no processo (este soro é o buttermilk!). Ou seja, não adianta ferver 10 litros de leite para ter nata fresca na hora para bater a manteiga. É preciso que a nata fique pelo menos 12 horas na geladeira. Eu deixo bem mais, durante a semana toda, quando pretendo fazer manteiga eu fervo um litro de leite todos os dias e vou guardando a nata num potinho, ou peço para a minha mãe juntar nata para mim!

Hoje não temos mais o hábito de ferver leite, mas para ter a manteiga caseira feita à moda antiga é importante que se ferva o leite para coletar a nata que se forma na superfície. Para obter 500 g de nata é preciso muito leite... mesmo assim vale a pena!

Já o creme de leite fresco que compramos em supermercados, pode ser usado imediatamente, basta colocar na batedeira ou processador, bater muito além do ponto de chantilly que ele vira manteiga!

Para obter a nata:
Leve o leite ao fogo e deixe ferver. Desligue o fogo, espere o leite esfriar, leve para a geladeira e bem mais tarde retire aquela nata que se forma na superfície. Reserve em pote separado e tampado na geladeira. Faça isso sempre que ferver leite e vá guardando na geladeira até obter cerca de 300 a 500 g de nata.

Para fazer a manteiga:
1) Em uma tigela pequena coloque a nata retirada do leite e que você guardou na geladeira durante alguns dias.

2) Comece a mexer com um garfo ou colher até que um soro branco comece a se soltar e a manteiga aparecer em forma de grumos ou bolinhas.
(Você também pode usar um pote fechado e agitar até soltar o soro, ou a batedeira, mas para a quantidade que eu faço sempre uso uma tigela).

3) Em seguida, escorra o soro, e vá enxaguando a manteiga com água fria.

4) Continue enxaguando a manteiga em água fria até que não haja nenhum ponto branco de soro. Coloque sal e sirva.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS