Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Macarronada vegetariana com harissa

Durante a quaresma muitas pessoas não comem carne, não é o meu caso, mas quando fiz esta receita me lembrei deste fato. Macarronada é bom, porque pode ser um prato único, não consome muito de seu tempo e você ainda consegue fazer economia cozinhando em casa. Sem contar que cozinhar me faz um bem danado. Quando me sinto triste ou aborrecida com algo, é nas panelas que afogo minhas mágoas, a concentração em outra tarefa, a de cozinhar, me tira do foco de outras questões diárias.

Usamos sempre uma pimenta de outras terras, neste caso a harissa tunisiana, que consegue transformar o sabor de um prato que parece tão simples em algo sublime.

Um outro ingrediente útil na nossa cozinha é farelo de pão, pão ralado ou panko, faço e guardo no freezer, uso no lugar do queijo ralado e polvilho sobre o macarrão na hora de servir.

Esta receita vai especialmente para a Pasqua Italiana do blog Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana.
Macarronada vegetariana
500 g de macarrão de sua preferência
água, sal e óleo para cozinhar

1 cebola média picada em cubinhos
2 a 3 dentes de alho picados
1 maço de brócolis (ou aspargos frescos, champignons etc.)
1 pimentão vermelho
1 colher (chá) de harissa em pó (ou pimenta de sua preferência, chili e curry vão bem)
1 lata de tomates pelados e picados
Raspas de laranja ou limão
2 a 3 colheres de azeite extra virgem, mais 1 de óleo
Sal a gosto
Folhas de manjericão fresco

Farelo de pão tostado (panko)

1) Leve ao fogo uma panela grande ou espagueteira com água e uma colher de chá de sal. Quando ferver coloque o macarrão para cozinhar conforme o tempo indicado na embalagem. Depois de cozido escorra e acrescente azeite ou óleo para não grudar. Reserve num refratário.

2) Enquanto o macarrão cozinha tente adiantar o molho... refogue numa frigideira antiaderente com azeite e óleo: cebola, alho, brócolis e pimentão - até a cebola ficar transparente. Acrescente os tomates pelados picados com o caldo, o sal e as raspas de laranja. Cozinhe por 3 a 4 minutos para apurar, teste o sal, acrescente o manjericão fresco e misture quente ao macarrão cozido.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Outono... tempo de renascer... e criar...

Um charminho para a sua mesa de Páscoa ou um cantinho da casa, sem gastar... Apenas cascas de ovos e flores de violeta africana. Quando usar ovos, retire a clara e a gema pela extremidade, é só quebrar mais na pontinha e não no meio. Lave as cascas com detergente e reserve.

Com uma tesoura de ponta fina ou estilete, faça furo nas laterais para passar uma ráfia ou fita. Se quebrar não desanime, cole com fita adesiva (fita mágica, aquela branquinha que fica transparente ao colar). Coloque uma florzinha, fios de palha e está pronta a sua decoração de Páscoa!

Outra forma é usar um suporte para ovo quente, basta descansar a casca nele e encher com palha e flores.

Você também pode colorir as cascas, veja aqui como fazer.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Intercâmbio culinário: Galinha à Portuguesa

Esta é a minha primeira participação no Intercâmbio Culinário, um evento de troca de experiências entre Brasil e Portugal que tem aproximado pessoas e mostrado o que há de melhor nas nossas culinárias.

Minha parceira querida é a Sandra do Experiências na Cozinha, que é portuguesa e mora bem longe com sua família, lá em Macau, na China. Durante o processo de escolha das receitas conversamos bastante, trocamos fotos e segredinhos, sempre tentando conciliar a grande diferença de fuso horário!
A Sandra me enviou algumas receitas: Ade com trate (pato com flor de lotus), galinha à portuguesa e de sobremesa pudim de manga e coscorão (parecido com struffoli).

Eu fiz a Galinha à Portuguesa, que a Sandra diz que é um prato muito característico em Macau e é de influência portuguesa mas com ingredientes macaenses. Nos restaurantes portugueses de lá não há essa galinha, só nos macaenses e em Portugal também não! Uma verdadeira fusion cuisine (cozinha de fusão)!

Minha opinião sobre o prato: maravilhoso... experimente esta delícia num almoço de domingo com a família! Eu fiz com leite de coco e sem, e as duas receitas... aprovadíssimas!

A receita está com a ortografia portuguesa mas acrescentei os equivalentes em português brasileiro. :-)

Galinha à Portuguesa

1 galinha (usei 2 kg de coxas e sobrecoxas)
2 cebolas pequenas, picadas
2 dentes de alho pequenos
2 – 3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá mal cheia de caril (curry)
1 colher de chá mal cheia de açafrão (açafrão da terra)
1 colher de sopa de polpa de tomate
4 tomates
2.5 dl de leite de coco (usei 2 garrafas, achei 250 ml pouco)
Batatas q.b. (que baste)
Sal q.b
1 - 2 ovos cozidos
Coco ralado
Chouriço (sei que não é assim que se chama no Brasil será linguiça fumada?)
- Aqui se chama linguiça portuguesa, pode ser a calabresa também.

1) Refogue cebola e alho em azeite. Acrescente o caril (curry), o açafrão e a polpa de tomate. Junte a galinha em pedaços e deixe alourar.

2) Acrescente o tomate sem sementes cortado em 4 pedaços (eu retiro também a pele) e o leite de coco. Junte as batatas descascadas e cortadas em 4 pedaços. Tempere com sal e deixe cozer.

3) Deixe da galinha cozida, coloque num tabuleiro que vá ao forno, polvilhe com o coco ralado (esqueci-me desta etapa...). Decore com os ovos cozidos em rodelas e chouriço também em rodelas.

4) Leve ao forno para alourar a superfície, cerca de 30 minutos.

O que fiz de diferente:
- Temperei o frango umas duas horas antes só com sal.
- Só na hora de levar ao forno coloquei os tomates e usei apenas dois, para não desmancharem.
- Acrescentei cebolinha picada na hora de servir.


A Sandra fez um pudim de leite condensado pela primeira vez! Confiram as suas peripécias aqui.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Participações no Chá da Tarde: Tortas Salgadas

O carnaval do chá da tarde arrasou com seu desfile de cores e sabores assim como o espetáculo mais famoso do mundo. Energia e vibração não faltaram.

Todas as escolas são fortes candidatas a ganhar o título de campeã do carnaval do chá da tarde. E para quem quiser conferir uma prévia de cada escola basta dar uma olhadinha abaixo.

É hora de votar! Escolha o número de sua candidata favorita e deposite seu voto no espaço de comentários até o dia 28 de março. Lembre-se que para votar é preciso ter um blog de culinária.


1. O grito de carnaval foi dado pela Isabel do blog Paladares da Isa, que fez sua primeira aparição na avenida trazendo ao nosso chá carnavalesco uma Torta Salgada com pão de forma, própria para festas e dias quentes de verão.


2. Refletindo sobre a fugacidade do Carnaval mas de olho nas fantasias para o ano seguinte, a Zezinha na sua Cozinha da Risonha fez um Empadão de Peixe.



3. Mesmo em plena quarta-feira de cinzas a Débora colocou seu bloco na cozinha do Mirepoix para fazer uma Torta Cremosa de Frango e Ervilhas que desfila neste chá prometendo aplausos para os quesitos textura, sabor e apresentação

4. A Alcina do blog Artes, viagens e sabores abre alas e passa com uma Torta de Bacalhau que vira um delicioso rocambole que de tão fofinho parece um souflé enrolado.


5. Carnaval tem gosto de lembrança e é com alegria contagiante que a Claudia no Magia na Cozinha elege como estrela de seu bloco uma Torta de Palmito para saborear quando o estômago começar a roncar.

6. As passistas Ângela, do Ora, Pitangas, e Célia agremiaram-se para preparar uma surpresa com coisinhas bem gostosas para uma amiga que fazia aniversário e montaram uma Torta de Alho Poró e outra de frango e brócolis que se foi antes das fotos.

7. Mesmo assistindo de camarote, a Márcia do Idéias a La Carte sugere uma Torta de Escarola e Cia.

8. Depois de experimentar várias fantasias, oops receitas, a Dani do Gatinha na Cozinha botou prá quebrar com sua Torta de Frango e Repolho.



9. E para despertar todos os sentidos, a Laurinha do Pitadinhas surgiu com uma Tatin de Cebola Roxa e Gruyére, resultado de altos papos culinários com a amiga Suzana de Portugal.


10. A Luciana revela em seu blog Trocando Segredos que nunca tinha feito quiche e que sua Quiche de Cogumelos e Presunto é muito prática e saborosa.



11. De originalidade a Ameixinha do blog Canela Moída entende bem! E ela vai logo dizendo que o nome Tarte de Batata com Bacon e Queijo não é criativo, mas o resultado sim... esta torta parece um girassol.


12. E depois de um drama com o carro chefe, a geladeira, e agora feliz da vida com sua nova aquisição, a Nereime no blog Tempo de Purim desfila com sua Tortashow duplamente recheada!


13. Este desafio de Carnaval conta até com um pequeno fotógrafo, que clicou a Tarte de Atum de sua mamãe Belinha no blog Receitinhas da Belinha Gulosa.



14. Outra participação especial foi do filho da Gina, do blog Naco Zinha em sua Torta de Provolone, Salame e Rúcula, ele fez uma paródia do queijo no youtube, não deixe de assistir!


15. E para encerrar a apresentação do desfile de tortas salgadas, quem marca presença entre as passistas mulheres é o Renato com Quiche au Chévre et Tomates.

Agradecemos a sua participação!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Popcorn shrimp - camarão empanado para comemorar

Este camarão se chama popcorn shrimp porque fica parecendo uma pipoca crocante. Era um prato que gostávamos de pedir no restaurante Red Lobster nos Estados Unidos. Para unir boa lembrança à uma data especial, escolhi este prato para comemorar este dia... o aniversário de meu marido!


Camarão empanado (popcorn shrimp)
1 kg de camarões limpos
3 claras de ovos, batidas levemente até espumar
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de flocos de milho (kimilho, polentina etc)
1 colher (sopa) de amido de milho (maizena)
1 colher (sopa) de páprica ou colorau
sal e pimenta a gosto

1) Tempere os camarões com sal e pimenta.

2) Coloque os ingredientes secos, inclusive com um pouco de sal e pimenta, em um saco plástico ou pote plástico grande que tenha tampa. Passe os camarões nas claras batidas e depois coloque no saco plástico, agite para empanar. Repita o processo se necessário.

3) Leve os camarões empanados ao freezer por 10 minutos ou na geladeira por cerca de 20 minutos - esta etapa é importante, para dar a crocância, faça isso com qualquer empanado (bife à milanesa principalmente).

4) Frite em óleo quente. Sirva com rodelas de limão, molho tártaro ou vinagrete com pimenta.

Você também pode fazer esta receita da maneira tradicional, passar os camarões por ovos, farinha, ovos novamente e farinha de rosca temperada (panko/pão ralado é melhor) com sal e pimenta.

Um simples saleiro transforma-se em um adorno encantador. Tem gente que é assim, sua simplicidade e beleza trazem sabor e bênçãos ao nosso mundo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Caipirinha de manga para aplacar o calor...

E saciar sede... Este verão bateu recordes de temperaturas altas, 34ºC às 18 h, pode? Há anos eu não sentia tanto calor! Esta caipirinha foi uma pequena surpresa feita pelo marido enquanto eu preparava o almoço num domingo quente.

Você vai precisar apenas de:
1 fatia de manga
1 limão taiti, com casca, sem as extremidades, cortado em 4 e sem o miolo branco
2 colheres (sopa) de açúcar ou que baste (ou adoçante)
1 dose de cachaça ou vodka (50 ml)
cubos de gelo

Coloque a manga, o limão e o açúcar no fundo copo e macere com um amassador. Retire o limão. Junte a cachaça, mexa para diluir o açúcar, complete com gelo e cheers! Faça um brinde refrescante!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crisp Potato Bake - Torta/Cake Crocante de Batatas

Um prato saboroso preparado apenas com batatas, uma erva de sua preferência, sal, manteiga e azeite. Fiz esta torta algumas vezes no final do ano. Pode ser montada de véspera e assada uma hora antes de você servir a refeição, mais fácil impossível.

Com esta receita de batatas crocantes ao forno participo do desafio de aniversário de um blog cheio de receitas que são uma aula, o Receita Passo a Passo.

Torta crocante de batatas
Da fantástica revista: Good Food, presente da Leila

1,3 kg de batatas médias
100 g de manteiga derretida
1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco e 1 ramo inteiro (usei alecrim neste dia)
1 pitada de noz moscada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal marinho

1) Aqueça o forno a 200 ºC. Descasque as batatas e coloque-as numa panela com água fria e salgada. Leve para ferventar por 5 minutos (elas devem ficar al dente, marque o tempo quando se iniciar a fervura). Escorra a água, e quando esfriarem, fatie-as (deixei com uns 3 a 5 mm).

2) Unte o fundo de um refratário redondo com um pouco de manteiga e coloque um ramo de tomilho/alecrim no meio e cubra com uma fatia de batata. Em seguida, disponha uma camada de batatas fatiadas no fundo da forma, sobrepondo-as em um círculo concêntrico, de dentro para fora.

3) Tempere as batatas restantes com manteiga derretida, noz moscada, tomilho/alecrim fresco, sal e pimenta do reino. Arranje estas fatias sobre a primeira camada no refratário e pressione bem.

4) Leve para assar e de vez em quando retire do forno, pressione com uma colher e regue com azeite. Asse por 60 a 75 minutos, até dourar as laterais. Se preferir, inverta cuidadosamente a torta/cake sobre um prato ou tábua de servir. Polvilhe sal marinho e sirva.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS