Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Manteiga queimada - realçando um simples purê

Hora do jantar, toca o telefone, você corre para atender e esquece a manteiga no fogo... Não fique triste! A manteiga queimada (eu diria dourada) é um truque simples que os chefs amam pois confere um sabor acastanhado aos pratos e é conhecida em inglês como brown/browned butter, burnt/burned butter e no francês como noisette beurré (manteiga de avelã).

A primeira vez que ouvi falar desta manteiga foi com a Valentina em uma salada de aspargos que ela preparou. Daí para frente tenho usado para realçar o sabor de purê de batatas, legumes, saladas, peixes, aves e massas...

Como preparar a manteiga queimada - do jeitinho que aprendi com a Valentina:
- Ponha a manteiga numa panelinha antiaderente e em fogo baixo; deixe a manteiga derreter, depois espumar, e parar de espumar. A parte sólida, esbranquiçada vai virar um dourado escuro, forte, e quando a manteiga começar a fumaçar retire do fogo imediatamente.

No final, você ainda pode acrescentar suco de limão, alecrim, salsinha etc.

Um simples purê de batatas, que todo mundo sabe fazer pode ter seu sabor realçado com esta manteiga. Eu acho que fica delicioso e minha família também.

Este purê eu fiz com 1 kg batatas, 1 cenoura ralada cozida, sal, leite de soja culinário (Pura soja Mais Vita da Yoki) e a manteiga queimada. Quando a manteiga dourou, acrescentei todos os ingredientes, dei o ponto no purê em fogo médio e salpiquei salsinha. Ficou um prato saudável e bonito.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Almoce fora, literalmente, em Paraty

A arrumação deste restaurante em Paraty, RJ com as mesas do lado de fora me chamaram a atenção, assim como a moça na janela, uma peça comum do artesanato local. As toalhas de chita deram mais charme com suas flores à cidade que já é charmosa por natureza. Meus ouvidos captaram com frequência alguns idiomas como francês, inglês, alemão e português de Portugal nas ruas de calçamento típico, conhecido como pé-de-moleque (este continua com hífen?) engenhosamente projetadas para dar vazão à agua.

Presenciamos o fenômeno da lua cheia, que faz com que a maré suba, invada a cidade e alague as ruas. Com muita gratidão reconheço que somos turistas sortudos, estávamos numa cidade colonial construída na época do ciclo do ouro, com suas lendas (será que as ruas foram calçadas com pedras portuguesas usadas como lastros dos navios que levavam o ouro para Portugal?) e fechamos nossas férias de verão com chave de ouro ao realizar este passeio com a família amiga que nos recebeu com muita generosidade numa semana com muito sol em sua casa de praia em Ubatuba, a apenas 70 km de Paraty.

E acabamos não almoçando no restaurante com mesinhas na calçada... as crianças se encantaram com o restaurante Banana da Terra e tivemos um almoço inusitado! Com direito a trazer para casa mais um prato para nossa coleção da associação da Boa Lembrança.

Ao escolher as fotos para este post revivi os momentos engraçados e divertidos que agora fazem parte da nossa história e permanecerão em nossa memória para sempre.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mãe, esse doce é meu!

E esta caixa cheinha de produtos Cepêra é minha!!! Finalmente consegui vencer um concurso de culinária!!! Meu agradecimento ao italianíssimo blog das adoráveis Ragazze Brasiliane nella Cucina Italiana que promoveu o Natale Italiano e claro à Cepêra que patrocina estes concursos!!!

Vejam quanta coisa gostosa recebi quando chegamos de férias. Quer coisa melhor que chegar em casa com a despensa vazia e encontrar uma caixa destas esperando você na portaria para poder preparar uma macarronada rápida?

A receita vencedora foi: Struffoli.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS