Diberdayakan oleh Blogger.
RSS

About

Rosemary-Roasted Potatoes - Batatas Assadas com Alecrim

[RoastedPotatoesTks+005edited.JPG]
Um prato fácil e rápido! Enquanto você prepara a refeição ou realiza outras tarefas, em 30 minutos estas batatas ficam prontas no forno, não é preciso cozinhar antes! Um dos acompanhamentos servidos em nosso jantar de Ação de Graças e que sempre faço aqui em casa. A lista de receitas que fizemos neste dia é longa, tenham paciência...

Ingredientes:
1 kg de batatas com casca, cortadas em cubos grandes ou em quatro partes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (sopa) de alho ralado ou amassado
1/2 colher (chá) de manjericão fresco
1/2 colher (chá) de alecrim (só use se gostar muito)
1/2 colher (chá) de salsinha desidratada
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa em flocos
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de açafrão em pó ou cúrcuma (faz toda a diferença)
1/2 colher (chá) de páprica doce ou defumada
1/2 xícara de água (assim não precisa cozinhar antes a batata!)

1) Preaqueça o forno a 240°C.

2) Em um forma funda ou pirex, disponha as batatas cortadas. Regue-as com azeite. Junte alho, manjericão, alecrim, pimenta calabresa, açafrão, páprica, sal e água. Misture bem
.

3) Cubra a forma com papel alumínio e asse por 30 minutos. Mexa umas duas vezes para dourar por igual, teste o sal. Sirva com carnes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Sweet Potato Biscuits - Biscuits de Batata-Doce

[BiscuitSweetPotato+010+(Small).jpg]

Eu pretendo publicar algumas receitas que fizemos para nosso jantar de Ação de Graças. Caso tenha gostado de algum prato servido neste dia, faça como a Raquel do La Cuisine de Marie Amélie que me ajudou a escolher a primeira receita! Estes biscuits me lembram muito os pães de minuto, só que não têm ovos. Ficam uma delícia com geléias doces, queijo cremoso ou patês.

Ingredientes
1 3/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
6 colheres (sopa) de manteiga gelada, cortada em cubos pequenos
3/4 xícara de purê de batata doce frio
1/2 xícara de buttermilk (leia a dica abaixo)

1) Faça a massa: Em uma tigela grande misture farinha, açúcar, fermento em pó, sal e bicarbonato. Com duas facas (eu uso um amassador de batatas) ou uma espátula de silicone vá cortando e apertando a manteiga contra os ingredientes até formar uma farofa. Separadamente, misture o purê de batata e o buttermilk e acrescente-os à mistura da farinha, mexa rapidamente até incorporar sem sovar.

2) Corte os biscuits: Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada, e sove levemente por cinco ou 6 vezes, mas sem desmanchar os pedacinhos de manteiga. Abra um disco com altura aproximada de 2,5 cm. Com um cortador redondo de 5 cm, recorte os biscuits o mais próximo possível, unindo os retalhos que sobrarem para cortar mais.

3) Asse os biscuits: Preaqueça o forno a 200°C e mude a grade para a posição inferior. Unte uma forma e disponha os biscuits. Pincele com manteiga derretida, asse até dourar, de 20 a 24 minutos.




Da minha casa para a sua:
- Para obter o buttermilk: acrescente 1/2 colher (sopa) de vinagre ou limão à meia xícara de leite e deixe repousar por 10 minutos.
- Para o purê de batata-doce: descasque e cozinhe as batatas-doces e amasse bem.
- Biscuits são muito populares no café da manhã americano, de preparo rápido e fácil e você pode variar os sabores. Já publiquei outra receita aqui.

Receita adaptada da Martha Stewart.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Thanksgiving - O dia em que demos graças

Eu tinha um sonho de fazer um jantar de Thanksgiving e ontem consegui realizar! A Priscila, uma amiga querida, nos disse que ela tinha muita coisa para agradecer este ano e que gostaria de reunir os amigos no dia de Ação de Graças. Era o empurrãozinho que faltava para que Camila e eu colocássemos em prática nosso desejo de organizar um jantar americano.

No cardápio bem tradicional que elaboramos para a data teve peru assado, molho gravy e purê de batatas, vagem com manjericão, batatas assadas estilo country, biscuits de batata-doce, salada em camadas, farofa (stuffing) de pão de milho, couve-flor empanada ao molho, cheesecake de abóbora e torta de maçã! E teve até uma deliciosa leitoa assada preparada por nosso amigo Tim! Bebemos vinho, refrigerantes e no final "hot-spiced cider," um chá de suco de maçã com especiarias.

O ponto alto do jantar foi quando a Camila passou umas folhas coloridas de papel para anotarmos algumas bênçãos recebidas durante o ano e cada família teve a oportunidade de compartilhar seus agradecimentos num momento descontraído. Em seguida, todos penduraram suas graças numa árvore que ela e o marido montaram com um galho. A mesa estava lindamente decorada e quero agradecer à familia da Camila por ter nos recebido com tanto carinho.

As receitas estão a caminho em posts futuros.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Thanksgiving - Um dia para dar graças

História do Thanksgiving

Farofa americana (com pão de milho)

Torta de abóbora

Farofa americana (com pão francês ou de forma)

Esta é uma data que não é comemorada em nosso país, mas que admiro muito e vejo como um tempo para apresentarmo-nos diante de Deus com ações de graça pelas incontáveis bênçãos recebidas durante o ano. No ano passado publiquei algumas receitas para esta época e que podem ser usadas no Natal. Desejo a todos que comemoram esta data, um dia muito especial!

Para ler os posts, clique nas fotos acima.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amigo secreto virtual!

Se você comenta regularmente em algum blog culinário... chegou o momento de concretizar a amizade e de ser lembrada o ano todo! Participe do nosso amigo secreto, oculto, invisível virtual! Para participar da festa, basta ter um blog culinário ou de artesanato. Os presentes serão enviados pelo correio, visto que não é possível fazer um encontro com todas as nossas amigas de vários estados do Brasil, dos Estados Unidos e de países da Europa e da Ásia que estarão participando! E aí, vai ficar de fora? Deixe seu recado para a Laila, do Comidinhas do Bem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Presentes caseiros - Laranja cristalizada

[CascaLaranja+032+(Small).jpg]
Nesta época do ano a lista de presentes para amigos e parentes começa a tomar forma em meu caderno de anotações. E para não fugir à tradição, quero fazer alguns quitutes para dar de lembrança no Natal. Quando a Laila publicou uma receita de laranja cristalizada, e logo em seguida a Marizé, eu tirei do baú uma receita que ganhei depois de uma tarde que passei na casa de uma amiga, a Nádia Nair, mãos de fada dos bolos confeitados. Neste dia, ela serviu estas tirinhas de laranja decorando o pires, e achei o maior charme. Generosamente, ela me passou a receita e este post é em homenagem à nossa amizade.

Laranja cristalizada
A proporção é 1:2 (laranja:açúcar)

1 medida de cascas de laranja (ou limão vermelho)
2 medidas de açúcar

1) Lave bem as laranjas, seque e corte em 4 pedaços. Separe a casca da polpa. Não é necessário retirar a parte branca. Fatie a casca finamente.

2) Escalde as cascas em água fervente por 30 segundos. Enxague e deixe de molho em água fria por uma noite ou por 8 horas no mínimo.

3) Escorra a água, transfira as cascas para uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo até cristalizar. Espere esfriar e embale em saquinhos ou coloque em recipientes fechados.




E você? Tem alguma dica de presente caseiro que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário ou escreva um post a respeito!

E falando em amigos... A querida Verena do Mangia che te fa bene nomeou este blog com um prêmio de boas maneiras! E para retribuir... eu gostaria de convidar a todos para visitar seu Segredos de Alice, que tem mil e uma sugestões de presentes feitos com muito amor!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Um risoto de bacalhau regado a boa conversa

Acertados os detalhes para um jantar no sábado a noite, o qual apelidei de "Saturday Night Live," pensei: Qual o melhor prato para um jantar entre amigos? Um risotto, é claro! Mas de que? Depois que você aprende a fazer um risoto básico, começa a abusar da imaginação e adicionar novos ingredientes. Queria algo que transmitisse a idéia de acolhimento e resolvi apostar no risoto de bacalhau. A noite foi ótima, regada a vinho, risadas e ótima companhia!

Os convidados e suas contribuições especiais:
- A vizinha Sy, seu marido e a filha trouxeram uma entrada chiquérrima composta de patês, tâmaras, damascos e amêndoas;
- Camila e seu marido nos encantaram com uma salada fina com figos e lascas de parmesão, além de camarões enormes que seu pai trouxe da praia e servimos sobre o risotto;
- Sheila e seu marido arrasaram com uma sobremesa linda, o maravilhoso pavê de maracujá com chocolate, uma receita de sua infância!

Só me resta dizer que quando você abre o seu coração e a sua casa, os amigos tornam a vida muito mais doce!

Esta receita rende muito, ajuste as quantidades de acordo com o número de pessoas.
[RisottoBacalhau+011_edited.jpg]

Risoto de bacalhau
500 g de arroz italiano tipo arborio
1 cebola média picada em cubos
300 g de bacalhau dessalgado e desfiado
1/4 de xícara conhaque (ou vinho branco seco)
2 dentes de alho ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva
2 litros de caldo de legumes
1/2 colher (chá) de açafrão em pó ou 6 pistilos
1 colher (sopa) de manteiga

Para servir:
Cheiro-verde ou tomilho picado
Queijo parmesão ralado na hora

1) Ferva 2 litros de água e dissolva nele o caldo de legumes e o açafrão. Reserve.

2) Numa panela grande de fundo grosso ou antiaderente aqueça o azeite com um fio de óleo para não queimar. Frite a cebola e o alho até ficarem transparentes, junte o arroz e refogue por cerca de 3 minutos.

3) Acrescente o conhaque ou vinho branco e deixe evaporar. Neste momento, comece a acrescentar o caldo de legumes - concha a concha - sem deixar secar e mexendo constantemente, por cerca de 10 a 15 minutos (e isto depende da chama de seu fogão). Junte então o bacalhau desfiado e continue mexendo e acrescentando água por mais 10 a 15 minutos.

4) Quando estiver al dente, ou no ponto desejado, apague o fogo, acrescente a manteiga e misture bem. Salpique cheiro-verde ou tomilho, adicione o queijo diretamente no prato e sirva.

Camarões no azeite
1 1/2 kg de camarões limpos
1/2 colher (chá) de sal
Páprica doce, estragão, alho em pó ou ralado, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, tomilho e cominho a gosto (ou use um tempero para peixe)

Eu uso dois temperos, um deles contém 14 ervas aromáticas e temperos e se chama Mrs. Dash e outro é o Seasoned Salt ou sal temperado, ambos conferem um sabor especial a qualquer tipo de receita.

1) Deixe os camarões marinando por cerca de uma hora.
2) Frite em meia xícara de azeite numa frigideira grande por cerca de 2 a 3 minutos.
3) Sirva sobre arroz ou risotos.

O meu segredo...
Como dessalgar o bacalhau desfiado em uma hora
1) Lave as tiras de bacalhau e coloque-as em uma tigela com água;
2) Acrescente 1 colher de sopa de sal (este é o segredo) e deixe por 20 minutos;
3) Escorra a água e enxague bem, deixe novamente de molho na tigela com um fio de água escorrendo da torneira por 40 minutos e está pronto, totalmente dessalgado seu bacalhau!

Acompanhamentos:

A sobremesa...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

À rainha da colher, o meu muito obrigada!

Um lindo mimo recebido de uma amiga que reina com classe no mundo dos blogs. Todo aprendiz precisa de um mestre e foi assim que comecei a visitar a querida Valentina! Seu blog é um "manual de cozinha" onde ela não só inspira, como também afia nossos conhecimentos com seus segredos culinários, dicas de livros, receitas exóticas, elegantes e práticas com belas fotos, conduzindo-nos a uma viagem gastronômica ao redor do mundo. E para comprovar, me agraciou com estes cestos de bambu para cozinhar no vapor e um tempero marroquino muito especial, o Ras el hanout, que é uma coletânea de especiarias com notas florais e herbais e é um trem bom demais!!! Muito obrigada querida!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS